Questões de Concurso
Foram encontradas 2.099.298 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A intervenção precoce refere-se a um conjunto de estratégias e práticas que são implementadas para identificar e oferecer suporte a crianças que apresentam alguma deficiência ou transtorno do desenvolvimento. Essa abordagem é crucial nos primeiros anos de vida, porque:
I. Os primeiros anos de vida são uma fase crítica para o desenvolvimento infantil. Durante essa fase, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras. A intervenção precoce busca abordar quaisquer dificuldades antes que elas se consolidem, melhorando assim as chances de um desenvolvimento saudável.
II. A intervenção precoce envolve a detecção e o diagnóstico de possíveis dificuldades de desenvolvimento, como deficiências físicas, cognitivas, emocionais ou de aprendizagem, geralmente até os 5 anos de idade. Isso pode ser feito por meio de avaliações regulares por parte da família.
III. As intervenções podem incluir terapia ocupacional, fonoaudiologia, apoio psicológico, nutrição e programas de estimulação precoce. O objetivo é fornecer o suporte necessário para o desenvolvimento das habilidades da criança, trabalhando em suas áreas de necessidade.
IV. A participação ativa dos pais e responsáveis é fundamental na intervenção precoce. Eles são incentivados a participar das atividades e terapias, o que não apenas ajuda a criança, mas também fortalece as habilidades parentais e o vínculo familiar.
V. O fato das autoridades de saúde e educação não promoverem políticas de intervenção precoce e programas de apoio para PCD, acaba por deixar as famílias desassistidas, daí a importância da intervenção precoce para garantir que todas as crianças que precisam de suporte possam beneficiá-las.
Sobre as assertivas acima é possível inferir:
Quanto ao direito à educação das pessoas com deficiência, incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I. Sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.
II. Aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.
III. Projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.
IV. Oferta de educação bilíngue, em libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
V. Adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino.
Estão corretas as alternativas:
Com base nas informações apresentadas, qual das alternativas abaixo descreve corretamente um ato administrativo discricionário?
Nesse contexto, qual das alternativas abaixo define corretamente o poder de polícia?
Nesse contexto, de acordo com a Lei nº 14.133/2021, em qual das seguintes situações é permitida a dispensa de licitação?
Nesse contexto, conforme disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, qual das seguintes situações não configura renúncia de receita?
De acordo com Robbins (2017), o controle é um processo contínuo e dinâmico, que pode ser classificado em preventivo, concorrente e corretivo. Diante do exposto, qual das alternativas abaixo é um exemplo de controle preventivo?
Nesse contexto, qual alternativa abaixo descreve corretamente a etapa de registro de documentos no protocolo?