Questões Militares Sobre programação orçamentária e financeira em administração financeira e orçamentária

Foram encontradas 26 questões

Q2469299 Administração Financeira e Orçamentária
Assinale a alternativa que completa a frase abaixo.

     O empenho de despesa é o ato emanado de _____________ competente que cria para o Estado _____________ de pagamento pendente ou não de implemento de condições. 
Alternativas
Q2213723 Administração Financeira e Orçamentária
A programação financeira é decorrente da natureza incerta da receita. Em outras palavras, a arrecadação tributária depende do nível de atividade econômica. Nessa perspectiva, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. As leis relacionadas à programação financeira são: (i) Lei nº 4.320/1964; (ii) Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal); e (iii) Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).
II. O Órgão Central de Programação Financeira é a Coordenação-Geral de Programação Financeira (COFIN), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
III. Os Órgãos Setoriais de Programação Financeira (OSPF) são os responsáveis pelo registro, direto no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).
Alternativas
Q2213721 Administração Financeira e Orçamentária
A Lei nº 4.320/1964 estatui normas gerais de direito financeiro. Nessa perspectiva, analise as seguintes afirmações, relacionadas às receitas e despesas públicas, e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2039606 Administração Financeira e Orçamentária
A Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964 estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Esta Lei regulamenta a proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas Constituições e nas Leis Orgânicas dos Municípios.

Sobre os itens que devem compor o proposto orçamentário, analise as afirmativas a seguir.
I. Mensagem contendo: exposição circunstanciada da situação econômico-financeira, documentada com demonstração da dívida fundada e flutuante, saldos de créditos especiais, restos a pagar e outros compromissos financeiros exigíveis; exposição e justificação da política econômico-financeira do Governo; justificação da receita e despesa, particularmente no tocante ao orçamento de capital. II. Projeto de Lei de Orçamento. III. Tabelas explicativas com estimativas de receita e despesa. IV.Especificação dos programas especiais de trabalho custeados por dotações globais, em termos de metas visadas, decompostas em estimativa do custo das obras a realizar e dos serviços a prestar, acompanhadas de justificação econômica, financeira, social e administrativa; e anuência do Tribunal de Contas da União.

Estão corretas apenas as assertivas:
Alternativas
Q1821669 Administração Financeira e Orçamentária
O Princípio orçamentário estabelecido pelo caput do artigo 2o da Lei no 4.320/1964, que determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios – com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política, é o princípio da
Alternativas
Q819657 Administração Financeira e Orçamentária

Durante a elaboração do orçamento surgem situações não previstas, sendo comum a insuficiência de dotações. Para retificar tais situações, a Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, estabelece alguns mecanismos visando a continuidade da ação administrativa.

Considerando uma situação em que o orçamento de determinado órgão público contém o crédito adequado, mas a dotação respectiva apresenta saldo insuficiente para o atendimento de despesas necessárias, qual o melhor mecanismo a ser utilizado?

Alternativas
Q814232 Administração Financeira e Orçamentária
A Lei n° 4.320, de 17/03/1964, que estatui normas gerais de Direito Financeiro aplicáveis a todas as esferas da Administração, determina obediência a três princípios. Assinale a alternativa que indica corretamente esses princípios. 
Alternativas
Q664782 Administração Financeira e Orçamentária

Tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da União, movimentáveis pelas Unidades Gestoras da Administração Federal, Direta e Indireta, participantes do SIAFI, na modalidade on-line.

O texto acima se refere a

Alternativas
Q664780 Administração Financeira e Orçamentária
Não são consideradas Receitas de Capital as receitas provenientes
Alternativas
Q662591 Administração Financeira e Orçamentária
É aplicada quando o analista financeiro avalia o desempenho da empresa ao longo do tempo:
Alternativas
Q654736 Administração Financeira e Orçamentária
São consideradas Receitas Correntes, exceto:
Alternativas
Q654690 Administração Financeira e Orçamentária

Marque a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo.

A operacionalização da(s) _______________do Tesouro Nacional é efetuada por intermédio do Banco do Brasil S.A, ou excepcionalmente por outros agentes financeiros autorizados pelo Ministério da Fazenda.

Alternativas
Q589136 Administração Financeira e Orçamentária
o regime de adiantamento fixado na Lei n° 4.320/64 se caracteriza como um processamento especial da despesa pública orçamentária, no qual o numerário é colocado à disposição do funcionário ou servidor, a fim de realizar gastos. Para tal, algumas características do regime de adiantamento devem ser observadas, EXCETO:
Alternativas
Q589129 Administração Financeira e Orçamentária
Segundo o artigo 36 da Lei Federal n° 4.320/64, "consideram-se restos a pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas". Em consonância com o preconizado no artigo supracitado, o termo "processadas", aplicado aos restos a pagar, se refere às despesas públicas que, ao final do Exercício Financeiro, foram
Alternativas
Q589126 Administração Financeira e Orçamentária
a receita pública orçamentária, caracterizada pelo ingresso de recursos financeiros orçamentários nos cofres do poder público, de acordo com a Lei n° 4.320/1964, é realizada em três estágios. O estágio que consiste na ação do contribuinte de pagar os tributos devidos aos agentes arrecadadores é
Alternativas
Q572264 Administração Financeira e Orçamentária
A chamada “conta única" do Tesouro Nacional é mantida no ________________, mas o agente financeiro é o __________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas: 
Alternativas
Q572261 Administração Financeira e Orçamentária
 Em relação ao que estabelece a Lei nº 4.320/64, sobre os meios em que pode ser feita a cooperação financeira da União com entidade ou empresa pública ou privada, relacione as colunas e, a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta. 

(1) Auxílio

(2) Contribuição

(3) Subvenção social

(4) Subvenção econômica

( ) Quando se destinar à entidade sem fins lucrativos, independentemente de legislação especial.

( ) Quando se destinar a empresa agrícola, pastoril, industrial ou comercial, mediante expressa autorização em lei especial.

( ) Quando se destinar à entidade sem fins lucrativos, para atender a ônus ou encargo assumido pela União, mediante expressa autorização em lei especial.

( ) Quando se destinar à entidade de caráter assistência social, médica e educacional sem fins lucrativos, independentemente de legislação especial. 
Alternativas
Q566314 Administração Financeira e Orçamentária
Qual estágio da despesa que, segundo o disposto nos art. 63, da Lei nº 4.320/64, e 36, do Decreto nº 93.872/86, consiste na verificação do direito adquirido pelo credor ou entidade beneficiária, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito ou da habilitação ao benefício?
Alternativas
Q537124 Administração Financeira e Orçamentária
0 controle da execução orçamentária, tendo por objetivo verificar a probidade da Administração, a guarda dos dinheiros públicos, o legal emprego desses dinheiros e o cumprimento da Lei do Orçamento, segundo a Lei n° 4.320/64, é de competência:
Alternativas
Q537110 Administração Financeira e Orçamentária
A descentralização de créditos orçamentários é a transferência, feita por uma unidade orçamentária ou administrativa para outra unidade, do poder de utilizar os créditos que lhe foram dotados ou que lhe tenham sido transferidos. A descentralização realizada entre unidades, no âmbito do próprio Ministério ou órgão equivalente, é chamada de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: D
5: E
6: C
7: C
8: C
9: A
10: A
11: D
12: A
13: A
14: E
15: D
16: B
17: A
18: D
19: A
20: D