Questões Militares Sobre administração financeira e orçamentária

Foram encontradas 423 questões

Q2469299 Administração Financeira e Orçamentária
Assinale a alternativa que completa a frase abaixo.

     O empenho de despesa é o ato emanado de _____________ competente que cria para o Estado _____________ de pagamento pendente ou não de implemento de condições. 
Alternativas
Q2262858 Administração Financeira e Orçamentária
São exemplos de Transferências Correntes:
Alternativas
Q2262857 Administração Financeira e Orçamentária
Assinale a alternativa que apresenta as três modalidades de emenda à despesa no projeto de lei orçamentária.
Alternativas
Q2262856 Administração Financeira e Orçamentária
A aprovação do Orçamento é formalizada por
Alternativas
Q2262853 Administração Financeira e Orçamentária
Dois são os critérios classificatórios na natureza das receitas públicas: as categorias econômicas e as origens da receita. Em relação às categorias econômicas, as receitas podem ser correntes e de capital.
No que tange à classificação por origens de receita, é correto afirmar que essa classificação
Alternativas
Q2262852 Administração Financeira e Orçamentária
O princípio orçamentário que preconiza que cada unidade governamental deve possuir apenas um orçamento é o da 
Alternativas
Q2262390 Administração Financeira e Orçamentária
O empenho consiste na reserva de dotação orçamentária para uma finalidade específica. Para despesas de aluguéis realizadas por determinado órgão público, utiliza-se o empenho denominado
Alternativas
Q2262381 Administração Financeira e Orçamentária
Sobre a despesa pública, é correto afirmar que
Alternativas
Q2262376 Administração Financeira e Orçamentária
Com relação ao orçamento no setor público, permite-se
Alternativas
Q2213723 Administração Financeira e Orçamentária
A programação financeira é decorrente da natureza incerta da receita. Em outras palavras, a arrecadação tributária depende do nível de atividade econômica. Nessa perspectiva, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. As leis relacionadas à programação financeira são: (i) Lei nº 4.320/1964; (ii) Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal); e (iii) Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).
II. O Órgão Central de Programação Financeira é a Coordenação-Geral de Programação Financeira (COFIN), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
III. Os Órgãos Setoriais de Programação Financeira (OSPF) são os responsáveis pelo registro, direto no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).
Alternativas
Q2213722 Administração Financeira e Orçamentária
Você precisa prestar uma assessoria ao Ministério do Planejamento em relação aos procedimentos para elaboração, gestão e acompanhamento do orçamento público. Nessa perspectiva, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2213721 Administração Financeira e Orçamentária
A Lei nº 4.320/1964 estatui normas gerais de direito financeiro. Nessa perspectiva, analise as seguintes afirmações, relacionadas às receitas e despesas públicas, e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2213720 Administração Financeira e Orçamentária
Você foi convidado para participar da comissão de orçamento da Polícia Militar do Distrito Federal. Sua função primordial é colaborar na classificação e gestão das receitas e despesas públicas. Nessa perspectiva, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Você classificou as receitas oriundas dos impostos, taxas e contribuições de melhoria como receitas derivadas.
II. Você pretende aumentar o valor das receitas originárias, por meio dos recursos de privatizações, alienações ou concessões.
III. Você propôs a redução das despesas primárias, por meio da redução do pagamento das dívidas tomadas pelo governo.
Alternativas
Q2213719 Administração Financeira e Orçamentária
O orçamento público é um instrumento de planejamento do governo que destaca as despesas e as receitas da administração pública. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2213718 Administração Financeira e Orçamentária
O estabelecimento das normas de finanças públicas, voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, tem relação com a Lei Complementar nº 101/2000. Nessa perspectiva, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2130711 Administração Financeira e Orçamentária
Avalie as afirmações abaixo e coloque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A vigência dos créditos adicionais não pode ultrapassar o exercício financeiro, exceto os especiais e extraordinários, quando houver expressa disposição legal. ( ) A Constituição de 1988 autoriza a abertura de crédito suplementar e especial, sem prévia autorização legislativa como também sem indicação dos recursos correspondentes. ( ) A condição de abertura de crédito suplementar é para atendimentos de despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública. ( ) Enquanto o crédito suplementar se incorpora ao orçamento, adicionando-se a importância autorizada à dotação orçamentária a que se destinou o reforço, os créditos especial e extraordinário apresentam as respectivas despesas realizadas separadamente. 
Alternativas
Q2130705 Administração Financeira e Orçamentária
Assinale a alternativa que não constitui recurso, desde que não comprometido, para a abertura de créditos suplementares e especiais.  
Alternativas
Q2130679 Administração Financeira e Orçamentária
Avalie as informações abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O Poder Executivo é autoridade competente para conceder suprimento de fundos, fixando-lhe o valor. ( ) É autorizado conceder suprimento de fundos quando a despesa deva ser feita em caráter sigiloso, conforme se classificar em regulamento. ( ) No suprimento de fundos, a realização de saque em dinheiro não é permitida em nenhuma circunstância. ( ) Ao suprido é reconhecida a condição de preposto da autoridade que conceder o suprimento, e a esta, a de responsável pela aplicação, após sua aprovação na prestação de contas do suprimento.  
Alternativas
Q2130677 Administração Financeira e Orçamentária
“É a liberação de recursos pelos órgãos setoriais de programação financeira para as entidades da administração indireta, e entre estas, e, ainda das entidades da administração indireta para o órgão da administração direta ou entre estes, se de diferentes órgãos ou ministérios.” Essa definição refere-se a
Alternativas
Q2039606 Administração Financeira e Orçamentária
A Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964 estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Esta Lei regulamenta a proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas Constituições e nas Leis Orgânicas dos Municípios.

Sobre os itens que devem compor o proposto orçamentário, analise as afirmativas a seguir.
I. Mensagem contendo: exposição circunstanciada da situação econômico-financeira, documentada com demonstração da dívida fundada e flutuante, saldos de créditos especiais, restos a pagar e outros compromissos financeiros exigíveis; exposição e justificação da política econômico-financeira do Governo; justificação da receita e despesa, particularmente no tocante ao orçamento de capital. II. Projeto de Lei de Orçamento. III. Tabelas explicativas com estimativas de receita e despesa. IV.Especificação dos programas especiais de trabalho custeados por dotações globais, em termos de metas visadas, decompostas em estimativa do custo das obras a realizar e dos serviços a prestar, acompanhadas de justificação econômica, financeira, social e administrativa; e anuência do Tribunal de Contas da União.

Estão corretas apenas as assertivas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: A
5: A
6: B
7: D
8: E
9: B
10: B
11: A
12: C
13: B
14: A
15: C
16: B
17: C
18: D
19: C
20: D