Questões Militares
Comentadas sobre farmacodinâmica em farmácia
Foram encontradas 41 questões
Sobre a conduta do farmacêutico no caso acima e a identificação dos problemas relacionados a medicamento (PRM) conforme citado por RAMALHO DE OLIVEIRA (2011), marque a alternativa CORRETA:
I. Um paciente com bacteremia proveniente do uso de cateteres vasculares, com presença de Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina (MRSA) tem indicação de usar vancomicina. Recomendações atuais exigem a monitorização das concentrações séricas, com valores no mínimo de 10 microgramas/mL, sendo superiores em infecções graves. Em pacientes que recebem diálise intermitente de alto fluxo, a administração das doses de manutenção é realizada antes de cada sessão de diálise.
II. Quando a reanimação com líquidos é insuficiente para manter a perfusão dos tecidos, e mantém-se a hipotensão, é necessário utilizar agentes inotrópicos e fármacos vasoativos, como norepinefrina, epinefrina, dopamina e dobutamina, donde se caracteriza o choque séptico. As recomendações baseadas em evidências estabelecem uma pressão arterial média maior ou igual a 80 mmHg com o uso dos vasopressores.
III. O controle da glicemia é muito importante no choque séptico, uma vez que a norepinefrina pode promover a elevação da glicose. Recomenda-se administrar insulina endovenosa para manter o nível de glicemia menor ou inferior a 150mg/dL.
IV. Um paciente apresentou no resultado de hemocultura a presença de Acinetobacter baumanni, com multirresistência (CIM >16) a amicacina, gentamicina, ciprofloxacino e meropenem. Um dos antimicrobianos de escolha para esta infecção e este perfil de sensibilidade seria a polimixina B, cujas reações adversas de nefrotoxicidade e neurotoxicidade precisam ser monitoradas.
V Dentre as recomendações para o choque séptico está o uso de esteroides, como a hidrocortisona, na dose de 100mg de 6/6h, quando a hipotensão não responde de modo satisfatório à reanimação com líquidos e vasopressores.
CIM: Concentração Inibitória Mínima
Estão CORRETAS as assertivas:
Informação complementar: CIM: Concentração Inibitória Mínima
J.A., 78 anos, internou no hospital por uma descompensação glicêmica. É diabético, portador de doença renal crônica e arritmia cardíaca, com histórico familiar de primeiro grau com problemas cardiovasculares.
Paciente faz uso domiciliar de: sinvastatina 20mg 1 comprimido pela manhã, metformina 500mg 1 comprimido pela manhã, amiodarona 200mg, 1 comprimido pela manhã.
Exames laboratoriais recentes: Colesterol total:230mg/dL; Não-HDL:200mg/dL; HDL:30mg/dL; LDL:170mg/dL; triglicérides:150mg/dL; alanina aminotransferase:48U/L; aspartato aminotransferase:31U/L. creatinina:2,78mg/dL; taxa de filtração glomerular:23,7mL/min/1.73m2 ; ureia:120mg/L.
Com base nas informações fornecidas, é CORRETO afirmar:
( ) Devido ao aumento da massa gorda decorrente do envelhecimento, é seguro prescrever fármacos lipofílicos em idosos, porque o volume de distribuição sofre redução.
( ) As alterações do envelhecimento mais proeminentes no metabolismo ocorrem com as reações de conjugação (sulfatação e glicuronidação, metilação), por isso fármacos que atuam sob a glicoproteína P podem induzir acúmulo de fármacos em idosos.
( ) A prescrição para idosos de fármacos com excreção predominantemente renal deve ser ajustada segundo o cleareance de creatinina, porque no envelhecimento ocorre redução do fluxo sanguíneo total.
( ) A hipoalbuminemia aumenta a fração livre de fármacos, aumentando os riscos de inefetividade terapêutica de medicamentos com índice terapêutico estreito e alta ligação às proteínas.
Associe as colunas relacionando o grupo químico com o respectivo antimicrobiano.
Grupo químico
(1) Glicopeptídios (2) Lincosaminas (3) Lipopeptídios (4) Macrolídeos (5) Monobactâmico (6) Oxazolidinonas
Antimicrobiano
( ) Linezolida. ( ) Azitromicina. ( ) Daptomicina. ( ) Teicoplanina. ( ) Aztreonam. ( ) Clindamicina.
A sequência correta dessa associação é:
MECANISMOS DE AÇÃO (1) Inibidor da protease (2) Inibidor da integrase (3) Inibidor da transcriptase reversa análogo de nucleotídeo (4) Inibidor da transcriptase reversa análogo de nucleosídeo (5) Inibidores da transcriptase reversa não análogo de nucleosídeo
FÁRMACO ( ) tenofovir ( ) efavirenz ( ) atazanavir ( ) zidovudina ( ) dolutegravir
A sequência correta é
MECANISMOS DE AÇÃO (1) Diuréticos de Alça (2) Diuréticos tiazídicos (3) Diuréticos Osmóticos (4) Diuréticos poupadores de potássio (5) Inibidores da anidrase carbônica
FÁRMACOS ( ) Manitol ( ) Amilorida ( ) Furosemida ( ) Acetazolamida ( ) Hidroclorotiazida
A sequência correta é
Qual é o tipo de receptor nicotínico encontrado na junção neuromuscular esquelética?
Qual das interações relacionadas a seguir é do tipo farmacocinética?
A cimetidina potencializa as ações farmacológicas de antidepressivos tricíclicos por meio da inibição da metabolização desses antidepressivos.
I- Expectorantes são fármacos modificadores da produção e viscosidade do fluido do trato respiratório. Eles estimulam o fluxo dos fluidos das vias respiratórias, facilitando o deslocamento dos irritantes para a laringe. Como exemplo pode-se citar: ambroxol, benzoato de sódio e guaifenesina.
II- Emolientes são fármacos que promovem um revestimento na mucosa irritada, estimulando a produção de saliva e produzindo uma discreta ação anestésica local. Por exemplo, mel de abelha e extrato de alcaçuz.
III- Antitussígenos de ação local atuam diminuindo a sensibilidade do centro da tosse. Em geral, não podem ser associados com antiarlégicos, em função de efeitos adversos, como depressão respiratória.
IV- A dropropizina interrompe o reflexo da tosse na sua origem, sendo classificada como um antitussígeno de ação central. É indicada no tratamento da tosse produtiva de qualquer etiologia.
Estão CORRETAS
A dor é um componente presente virtualmente em todas as patologias clínicas e seu tratamento é um imperativo clínico fundamental. O controle eficaz da dor pode envolver, dependendo da condição dolorosa, uma ou mais classes de fármacos, sendo uma delas os opióides. Considerando o perfil de efeitos dos opióides utilizados clinicamente e os riscos que esses medicamentos oferecem ao paciente, avalie as afirmações a seguir:
I - As doses terapêuticas dos opióides semelhantes à morfina não produzem efeitos expressivos na pressão arterial ou na frequência e no ritmo cardíacos, contudo produzem vasodilatação periférica, diminuem a resistência periférica e inibem os reflexos barorreceptores, podendo ocorrer hipotensão ortostática e síncope.
II - A fentanila e a sufentanila são fármacos muitos importantes na prática anestésica em razão do intervalo relativamente curto até produzir seu efeito analgésico máximo, a interrupção rápida dos efeitos após a administração de pequenas doses intermitentes e os efeitos depressores diretos mínimos no miocárdio, embora quando utilizadas sejam necessárias doses expressivamente maiores dos anestésicos voláteis.
III - A depressão respiratória é a causa principal de morbidade secundária ao tratamento com opiáceos, desse modo os opióides devem ser utilizados com cautela em pacientes com asma, DPOC, cor pulmonale, reserva respiratória reduzida, depressão respiratória pré-existente, hipoxia ou hipercapnia, para evitar apneia secundária à redução do estímulo respiratório, que se superpõe ao aumento da resistência nas vias respiratórias.
IV - O tramadol é um análogo sintético da codeína, tão eficaz quanto à morfina no tratamento de dores brandas a moderadas, contudo menos eficaz no tratamento de dores graves ou crônicas.
Estão CORRETAS as assertivas: