Questões Militares Sobre vigilância internacional, vigilância sanitária e mapa em veterinária

Foram encontradas 13 questões

Q1883953 Veterinária
“Os produtos de uso veterinário e as matérias primas empregadas na sua fabricação, deverão atender às normas de qualidade e segurança, obedecendo aos atos específicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no que se refere à identidade, à atividade, à pureza, à inocuidade, à esterilidade, à contagem e à identificação de patógenos, à eficácia, à potência e à segurança, segundo a natureza do produto.”
(BRASIL, 2016)

De acordo com o Regulamento de Fiscalização de Produtos de Uso Veterinário e dos Estabelecimentos que os Fabriquem ou Comerciem, com relação aos parâmetros de qualidade e segurança dos produtos de uso veterinário e seus insumos, analise os itens a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa:

( ) Para produto farmacêutico, deve-se indicar os parâmetros dos limites de tolerância e dos desvios para as análises e dosagens dos princípios ativos da formulação, sempre que não existam especificações.
( ) Para produto injetável, cada partida de produto produzida deve cumprir as provas microbiológicas: teste de esterilidade, contagem de micro-organismos viáveis, pesquisa e identificação de patógenos.
( ) No rótulo do diluente para produto injetável, deverão estar especificados sua natureza, volume, nome comercial, partida, fabricação e vencimento, exceto quando se tratar de água destilada ou bidestilada.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1883944 Veterinária
Com relação às substâncias e amostras analisadas para pesquisa de resíduos e contaminantes em Produtos de Origem Animal – POA, conforme o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes – PNCRC (MAPA, 2010), assinale V para afirmativa com correspondência verdadeira e F para afirmativa com correspondência falsa.

( ) Substância: Pesticidas Organoclorados. Amostra: gordura (bovina, suína, aves e equina), urina, leite, mel e pescado (peixe e camarão).
( ) Substância: Corantes. Amostra: pescado (peixe e camarão).
( ) Substância: Micotoxinas. Amostra: carnes (bovina e aves), pescado (Peixe e Camarão) e leite.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1883942 Veterinária
Sobre os produtos de origem animal e os produtos de uso veterinário, conforme as orientações do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA e da legislação vigente, analise os itens a seguir:

 I. Os produtos de uso veterinário são toda substância química, biológica, biotecnológica ou preparação manufaturada cuja administração seja aplicada de forma individual ou coletiva, direta ou misturada com os alimentos, destinada à prevenção, ao diagnóstico, à cura ou ao tratamento das doenças dos animais, incluindo os aditivos, suprimentos promotores, melhoradores da produção animal, medicamentos, vacinas, antissépticos, desinfetantes de uso ambiental ou equipamentos, pesticidas e todos os produtos que, utilizados nos animais ou no seu habitat, protejam, restaurem ou modifiquem suas funções orgânicas e fisiológicas, bem como os produtos destinados ao embelezamento dos animais.
II. Todos os produtos de origem animal entregues ao comércio, nacional e internacional, devem estar identificados por meio de rótulos registrados, quer quando destinados ao consumo direto, quer quando se destinam a outros estabelecimentos que os vão beneficiar.
III. Os estabelecimentos que fabricam ou manipulam alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de organismos geneticamente modificados - OGM, devem informar nos rótulos desses produtos a existência de OGM, caso o percentual seja superior a 1% (um por cento).

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1883941 Veterinária
As análises do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Animal – PNCRC são executadas nos laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, que inclui os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária – LFDAs e os laboratórios credenciados pelo MAPA, sendo que todos os laboratórios devem ser acreditados na ISO/IEC 17.025, que no Brasil é concedido pelo Instituto Brasileiro de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO (MAPA, 2019). Sobre o controle de resíduos e contaminantes em produtos de origem animal, relacione as substâncias listadas abaixo com sua permissão/proibição em matérias-primas e produtos de origem animal: 

1. Substância permitida
2. Substância proibida
( ) Tilosina, Lincomicina e Tiamulina (como aditivo melhorador de desempenho).
( ) Tetraciclinas e B-Lactâmicos (penicilinas e cefalosporinas).
( ) Quinolonas e Sulfonamidas sistêmicas.
( ) Violeta de Genciana.
( ) Cloranfenicol e Nitrofuranos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1883938 Veterinária
O Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes - PNCRC, possui diretrizes técnicas baseadas nas recomendações do Codex Alimentarius, consensuadas no âmbito do Comitê de Resíduos de Drogas Veterinárias em Alimentos – CCRVDF, utilizando modelo estatístico de distribuição binomial para determinar a aleatoriedade na coleta de amostras (MAPA, 2010). Sobre o PNCRC, as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1883921 Veterinária
No Brasil, diversos órgãos e legislações estão relacionados com a inspeção e fiscalização de alimentos, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), e preconizam a necessidade de realização de análises microbiológicas para garantir que o alimento possa ser considerado seguro para o consumo humano. Sobre os parâmetros microbiológicos que devem ser avaliados em produtos lácteos, analise os itens a seguir:

I. Os parâmetros microbiológicos que devem ser avaliados não variam em função do tipo de produto lácteo (ex. leite, iogurte, queijo, requeijão, ricota, doce de leite), comtemplado análises para Enterobacteriaceae, Salmonella, Escherichia coli, Coliformes, Estafilococos coagulase positiva, enterotoxinas estafilocócicas, bolores e leveduras, aeróbios mesófilos, Bacillus cereus presuntivo e Listeria monocytogenes.
II. Os parâmetros microbiológicos básicos que devem ser avaliados irão variar com o tipo de derivados lácteos amostrados e com legislação adotada como base de avaliação.
III. O controle de patógenos em produtos lácteos, principalmente em queijos, está relacionado com a umidade do produto, com variação da atividade de água disponível para o crescimento microbiano, com alterações do pH e da temperatura de armazenamento.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Veterinária |
Q1777206 Veterinária
O Manual de Alimentação das Forças Armadas estabelece que um bife porcionado na segunda-feira poderá ser armazenado a 4 ºC e consumido até a(o) próxima(o)
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Veterinária |
Q1777202 Veterinária
De acordo com as especificações dos gêneros alimentícios (artigos de classe I) adquiridos pela logística de subsistência do Exército Brasileiro, assinale a alternativa que indica um microrganismo pesquisado em que a expressão dos resultados é relatada por presença ou ausência.
Alternativas
Q1006834 Veterinária

De acordo com a Portaria Normativa n° 753/MD, de 30 de março de 2015, no ato do recebimento de matérias-primas, ingredientes e alimentos industrializados ou prontos para consumo, deve ser conferida a temperatura dos produtos que necessitam de condições especiais de conservação e registrada em planilhas próprias, conforme as seguintes indicações:


    Tipos de alimentos

1. Pescados refrigerados. 

2. Carnes refrigeradas. 

3. Demais alimentos refrigerados.

4. Congelados.  


      Faixa de Temperatura

( ) De 04 a 07°C

( ) De -12°C ou temperatura menor

( ) De 02 a 03°C

( ) De 04 a 10º C

Alternativas
Q1006833 Veterinária

Considerando as normas de orientação dos responsáveis pela administração das unidades de alimentação e saúde das organizações militares (OM) brasileiras, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra ”F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O conhecimento médico veterinário é requerido para promover a saúde do efetivo militar, tanto na orientação acerca das patologias alimentares, quanto na gestão de alimentação, recebimento, manipulação, armazenamento, transporte, distribuição, conservação de alimentos e tratamento das sobras.

( ) Aos oficiais administradores de unidades de saúde e alimentação cabe assegurar uma alimentação segura e adequada às diferentes fases e situações operacionais inerentes à vida militar, por meio do conhecimento e aplicação de uniformização de métodos aplicados às diversas etapas envolvendo alimentos nas OM.

( ) Entende-se por alimentos funcionais aqueles de origem estritamente vegetal e cuja função só é acessível ao organismo humano após procedimentos físicos, como a cocção, a fervura ou maceração.

Alternativas
Q1006816 Veterinária

De acordo com a Instrução Normativa n° 62 de 29 de dezembro de 2011 do MAPA, alguns cuidados e algumas especificações devem ser tomados no ambiente de ordenha. Associe então a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.


I. A ordenha, obrigatoriamente, deve ser feita em dependência apropriada, destinada exclusivamente a esta finalidade, e localizada próxima da dependência de abrigo arraçoamento para minimizar o stress dos animais.

II. O piso deve ser impermeável, antiderrapante, revestido de cimento ou outro material de qualidade superior, provido de canaletas de fundo côncavo.

III. Deve-se possuir, obrigatoriamente, equipamento para a ordenha mecânica, pré-filtragem e bombeamento até o tanque de depósito (este localizado na dependência de beneficiamento e envase) em circuito fechado, sendo permitida também a ordenha em sistema mecânico semi-fechado.

IV. O teto deve possuir forro em material impermeável de fácil limpeza. Em se tratando de cobertura em estrutura metálica com telhas de alumínio ou tipo "calhetão", é dispensado o forro.

Alternativas
Q1006815 Veterinária

Analise as afirmativas sobre segurança dos alimentos em unidades de serviços de alimentação em organizações militares, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Militares manipuladores de alimentos que apresentarem sinais como lesões de pele, mucosas e unhas, feridas ou cortes nas mãos e braços, infecções oculares, pulmonares ou orofaríngeas e infecções/infestações gastrointestinais devem ser afastados da sua atividade até que a condição seja tratada e curada.

( ) Salmonella é um gênero de bactéria que pode facilmente ser transmitida pela via oral, tanto pela casca quanto pelo conteúdo dos ovos, razão pela qual é vedado o oferecimento de alimentos em cuja preparação ovos permaneçam crus.

( ) O oficial veterinário, profissional capacitado à vigilância sanitária, assegura requisitos higiênico-sanitários das edificações, dos equipamentos e utensílios destinados a alimentos; a qualidade da água de abastecimento; o controle de vetores e pragas urbanas; a capacitação profissional incluindo a higiene e saúde da equipe de manipulação de alimentos e o manejo dos resíduos.

Alternativas
Q1006813 Veterinária

Analise as afirmativas sobre as funções dos oficiais Médicos Veterinários dos Laboratórios de Inspeção de Alimentos e Bromatologia (LIAB) regionais e de guarnições, responsáveis pelo recebimento de forragens e víveres pelos órgãos de suprimento, adquiridos para o consumo no Exército Brasileiro. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


I. São funções do oficial médico veterinário, acompanhar e orientar as condições higiênicas e sanitárias de estocagem dos produtos, além de proceder à colheita de amostras por ocasião do recebimento.

II. A carga de gêneros de frigoríficos deve chegar lacrada e a temperatura interna da câmara frigorífica aferida antes da abertura do lacre, que deve ser feita na presença do oficial veterinário.

III. Sinais residuais de inseticidas, pragas, sinais de fermentação e rupturas no revestimento ou sacaria dos víveres secos são elementos que podem determinar rejeição e Análise Especial pelo LIAB, a ser feita na presença do fornecedor.


IV. Devido ao alto padrão de exigências do Exército Brasileiro, os gêneros considerados impróprios para o consumo humano e animal dentro das guarnições poderão ser encaminhados para redistribuição no varejo comum, de acordo com a orientação dos órgãos de fiscalização oficiais.

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: E
5: D
6: D
7: B
8: B
9: B
10: C
11: D
12: B
13: D