Questões Militares Comentadas sobre as tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas em pedagogia

Foram encontradas 51 questões

Q2038655 Pedagogia
A Pandemia decorrente da Covid-19 trouxe como desafio para a Educação a ampliação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a continuidade do processo de escolarização, exigindo do professor capacidade de se reinventar e buscar alternativas pedagógicas possíveis para mediar o processo de aprendizagem.
Analise as afirmativas abaixo sobre Mediação Pedagógica.
I. A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza estratégias didático-pedagógicas tradicionais. II. A mediação pedagógica é um processo de interação e diálogo, fundamentado em experiências culturais. III. Na mediação pedagógica o professor passa a ser transmissor unilateral da informação. IV. O uso das TIC por si só não garantem uma prática docente mediadora, pelo contrário, podem até mesmo prejudicar sua realização.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q1995317 Pedagogia
“Qual a função social da escola em um contexto de pandemia e isolamento social? Como garantir o direito à educação de todos, considerando as pessoas com deficiência? Como garantir o direito à educação de todos, considerando as pessoas em maior vulnerabilidade social e econômica, em um modelo que se vale das TIC’S, às quais nem todos têm acesso? O modelo escolar que temos já se esgotou e a pandemia só deixou isso mais evidente? Quais e como têm sido utilizadas as TIC’S?”. Discutindo o modelo e o funcionamento da escola durante e pós pandemia, Alcântara (2022) compreende que a resposta às indagações anteriores exige uma reflexão sobre
Alternativas
Q1989841 Pedagogia
“Qual a função social da escola em um contexto de pandemia e isolamento social? Como garantir o direito à educação de todos, considerando as pessoas com deficiência? Como garantir o direito à educação de todos, considerando as pessoas em maior vulnerabilidade social e econômica, em um modelo que se vale das TIC’S, às quais nem todos têm acesso? O modelo escolar que temos já se esgotou e a pandemia só deixou isso mais evidente? Quais e como têm sido utilizadas as TIC’S?”. Discutindo o modelo e o funcionamento da escola durante e pós pandemia, Alcântara (2022) compreende que a resposta às indagações anteriores exige uma reflexão sobre
Alternativas
Q1969497 Pedagogia
Segundo Kenski (2012), quais são as três características que garantem o diferencial dos ambientes virtuais para a aprendizagem individual e grupal? 
Alternativas
Q1969493 Pedagogia
De acordo com Behar (2009), o Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED) utiliza a metodologia proposta por Amante e Morgado (2001) para a construção dos objetos de aprendizagem, baseada em quatro grandes etapas. De acordo com as autoras, qual etapa de desenvolvimento diz respeito à pesquisa de conteúdo e à estruturação inicial da aplicação? 
Alternativas
Q1969471 Pedagogia
Leite (2012) agrupa as tecnologias em dois blocos. As tecnologias independentes são as que não dependem de recursos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou utilização. Já as tecnologias dependentes são as que dependem de um ou vários recursos elétricos ou eletrônicos para serem produzidas e/ou utilizadas. Em relação as diversas tecnologias apresentadas por Leite (2012), assinale a opção correta.  
Alternativas
Q1969470 Pedagogia
Behar (2009) aponta que a Computação Afetiva aplicada à educação tem contribuído para o desenvolvimento de “tutores virtuais”, "companheiros virtuais de aprendizagem” ou outros assistentes virtuais que percebem as reações afetivas do aluno e alteram o seu próprio comportamento para apoiar o aprendizado. Esses agentes artificiais integram os sistemas tutores inteligentes (STI) apresentando-se visíveis, por meio de um personagem, ou invisíveis, sendo somente sua atuação observada. Os STis, desenvolvidos para um determinado domínio educacional, baseiam-se nos modelos de conteúdo instrucional (“o que ensinar”) e nas estratégias de ensino de acordo com o modelo de aluno (“como ensinar”. Em AVAs, as pesquisas da aplicabilidade da afetividade encontram-se em estágio exploratório. Nesse contexto, Behar (2009) afirma que o termo “computação afetiva” foi criado por  
Alternativas
Q1969462 Pedagogia
Segundo Jacquinot (1993), citado por Kenski (2012), a questão da distância em educação pode ser analisada com base em cinco diferentes aspectos. Sendo assim, existe uma “distância” que, em seu contexto geral, indica, dentre outros fatores, que a inclusão digital também deve ser pensada como forma de diminuir os problemas de acesso à educação para aqueles que têm problemas físicos que dificultam a participação plena em atividades escolares tradicionais. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta o aspecto a que a distância descrita acima se refere. 
Alternativas
Q1969390 Pedagogia
De acordo com a OCDE (2021), quando questionados sobre as prioridades nos gastos com Educação, 95% dos professores no Brasil (ao contrário de muitos outros países) identificaram o desenvolvimento profissional como uma delas. Quando questionados sobre necessidades específicas de desenvolvimento profissional, os professores brasileiros respondem de forma semelhante aos de outros países da Latam e da OCDE, mas existem algumas diferenças. Os professores brasileiros dão mais importância para: 
Alternativas
Q1969381 Pedagogia
Para Garrison et al. (2000 apud SILVA, PESCE e ZUIN, 2010), a educação online possibilita níveis de interação elevados entre os participantes (entre professor e estudante, entre estudantes e entre estudantes e conteúdos), possuindo, por isso, potencialidades para expressar modelos de aprendizagem baseados em uma forte interação social. Estes investigadores conceituaram um conjunto de princípios pedagógicos que configuram uma “comunidade de inquirição”. De acordo com este modelo, a aprendizagem tem lugar em uma comunidade e passa pela articulação entre três pilares básicos que constituem uma espécie de arquitetura básica da experiência educacional online e que são a:  
Alternativas
Q1969344 Pedagogia
Em consonância com Henry Jenkins (apud TAPSCOTT, 2010), a imersão digital pode ter estimulado uma nova forma de inteligência. Desse modo, segundo o autor, o ato de jogar videogames pode ajudar as pessoas a usar uma forma de inteligência coletiva, denominada: 
Alternativas
Q1968881 Pedagogia
Tornar o professor proficiente no uso das tecnologias digitais de forma integrada ao currículo é importante para uma modificação de abordagem que se traduza em melhores resultados na aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, compreende-se que a utilização de tecnologias digitais em situação de ensino e aprendizagem não é uma ação que ocorre de um dia para o outro. Estudos demonstram que se trata de um movimento gradativo que ocorre em etapas até que seja possível alcançar uma ação crítica e criativa por parte do professor na integração das tecnologias digitais em sua prática. A pesquisa Apple Classrooms of Tomorrow - ACOT (APPLE COMPUTER, 1991 apud BACICH; MORAN, 2018) identificou cinco etapas nesse processo. Segundo Bacich e Moran (2018), quais são essas etapas de integração das tecnologias digitais às práticas pedagógicas?  
Alternativas
Q1968850 Pedagogia
De acordo com Goulart (2015), o modelo tecnológico de ensino inspirado no comportamentismo inclui: 
Alternativas
Q1968846 Pedagogia
A construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) é possibilitada pelas relações interdisciplinares, que ocorrem por meio das interações entre os projetistas com formações acadêmicas diferentes. Tal proposta tem como ponto de partida a complexidade do objeto de estudo desses projetos (os AVA), pois sua execução requer trocas entre diferentes disciplinas. Assim, buscou-se nas falas de educadores, designers e programadores que participaram da construção desses AVA, evidências que possibilitem uma reflexão sobre a constituição dessas relações interdisciplinares. A partir das reflexões teóricas apontadas nesse trabalho e da análise das evidências coletadas, conforme Leite, Behar e Becker (BEHAR, 2009), foram definidas duas categorias de análise, que são denominadas: 
Alternativas
Q1818593 Pedagogia
Para José Manuel Moran, há três campos importantes de atividades virtuais:
Alternativas
Q1818258 Pedagogia
A tecnologia não é a salvação da educação nem lhe dará todos os respaldos para buscá-la, mas é um novo instrumento que abre possibilidades para novos direcionamentos pedagógicos. Nesse sentido, a escola tem à sua disposição vários tipos de tecnologia.
Associe as colunas relacionando cada tipo de tecnologia ao seu conceito.
TIPOS CONCEITOS (1) Físicas ( ) Estão relacionadas com a forma de comunicação entre as pessoas. (2) Simbólicas ( ) Dizem respeito às formas como nos relacionamos com o mundo. (3) Organizadoras ( ) Tratam das inovações de equipamentos.
A sequência correta dessa associação é
Alternativas
Q1818256 Pedagogia
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no espaço escolar, podem facilitar a personalização dos processos de acesso ao conhecimento. Para tanto, faz-se necessário repensar as dimensões individual e coletiva dos processos de ensino-aprendizagem, os ritmos ou tempos de aprendizagem, as novas formas de estruturar a informação para a construção do conhecimento, dentre outros aspectos.
Nesse sentido, em relação ao uso das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem, às tecnologias e às ferramentas interativas é correto afirmar que
Alternativas
Q1778056 Pedagogia
No mundo atual, globalizado, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm se incorporado a diversas áreas do desenvolvimento humano, entre elas a da educação. Nesse contexto, segundo Moran (2004), o professor, do ponto de vista metodológico, necessita aprender a contrabalançar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. Para o referido autor, uma das dimensões fundamentais do educar consiste em auxiliar os alunos a descobrirem uma lógica dentro do caos de informações que possuímos, organizar numa síntese coerente (ainda que momentânea) das informações dentro de um campo de conhecimento. Moran afirma que compreender consiste em organizar, sistematizar, comparar, avaliar e contextualizar. Uma segunda dimensão pedagógica busca questionar essa compreensão, criando uma tensão para ultrapassá-la, transformá-la, caminhando em direção a novas sínteses, novas formas de compreensão.
Para isso, Moran afirma, nesse texto, que o professor precisa
Alternativas
Q1668661 Pedagogia

Em um sentido amplo, toda aprendizagem é ativa em algum grau, porque exigem do aprendiz e do docente formas diferentes de movimentação interna e externa, de motivação, de seleção, interpretação, comparação, avaliação e aplicação. [...] Os processos de aprendizagem são múltiplos, contínuos, híbridos, formais e informais, organizados e abertos, intencionais e não intencionais (BACICH e MORAN, 2018.p.03).


Sobre metodologias ativas, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.

( ) Expressam-se por meio de modelos híbridos com inúmeras possibilidades de combinações.

( ) Favorece a flexibilidade cognitiva permitindo o uso de modelos mentais rígidos e automatizantes.

( ) O sentido dessa expressão está relacionado ao protagonismo do aluno na construção do conhecimento.

( ) São estratégias de ensino centradas na participação efetiva do professor na construção do processo de aprendizagem

( ) Volta-se para processos de pesquisa, de questionamento, de criação, de experimentação e de compartilhamento.


A sequência correta é

Alternativas
Q1668639 Pedagogia

O dinamismo, caracterizado também pela crescente evolução da informação e da tecnologia, provoca profundas mudanças no mundo do trabalho e no âmbito da educação. São perplexidades e desafios que exigem a produção de novos conhecimentos e, além disso, uma busca de proposições educacionais que atendam às necessidades dos novos tempos e cenários. (OLIVEIRA, 2012. p. 33). A educação a distância se anuncia como uma resposta a esse desafio.

Sobre a educação a distância (EaD), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.


( ) As tecnologias da comunicação se assentam na interatividade e têm a potencialidade de buscar, no outro e com o outro, novas experiências e saberes, reduzindo a ênfase frequentemente posta em atividades individuais.

( ) As atividades cooperativas, realizadas nas comunidades virtuais de aprendizagem, são homogeneizantes, pois contribuições que nelas circulam expressam o somatório do individualismo, percepções e racionalidades.

( ) A ruptura do espaço e do tempo é o principal desafio, ao mesmo tempo que é o grande trunfo da EaD, entendida como um processo educativo que envolve diferentes meios de comunicação, tornando-a acessível, flexível e interativa.

( ) O potencial de ruptura da EaD, frente ao ensino presencial/convencional, não está restrito ao uso das sofisticadas tecnologias de informação e de comunicação, mas relaciona-se à maneira pela qual os atores apropriam-se desses instrumentos.


A sequência correta é

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: A
5: B
6: D
7: E
8: E
9: B
10: A
11: E
12: E
13: D
14: D
15: B
16: B
17: B
18: A
19: B
20: B