Questões Militares Sobre saúde no trabalho em psicologia

Foram encontradas 29 questões

Q2194870 Psicologia
Sobre Satisfação no Trabalho, analise as afirmativas abaixo.

I. A vertente humanista e social constatou a ineficiência da aferição da satisfação no trabalho para promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores.
II. Características pessoais do trabalhador (sexo, estado civil, e nível de escolaridade) e estrutura organizacional (funcional, matricial ou híbrida) são essenciais para explicar variações em níveis de satisfação.
III. Desde os primeiros estudos havia o entendimento de que Satisfação no Trabalho é um conceito integrado por várias dimensões, sendo que aquelas que conseguiram se manter ao longo de décadas foram: satisfação com o salário, com os colegas, com a chefia, com as promoções e com o próprio trabalho.
IV.Nos anos de 1980, o conceito de satisfação sofreu mutações em sua concepção, ora entendido como um aspecto motivacional, ora como atitude e, no início do Século XXI, como um conceito que abarcava afetividade.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2194869 Psicologia
Em 1984, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentou uma definição para a expressão “fatores psicossociais no trabalho” advertindo, também, que delimitar os fatores psicossociais no trabalho é uma tarefa complexa, visto que representa percepções e experiências que são únicas para cada trabalhador, devendo-se considerar, também, influências sociais e econômicas que estão fora do trabalho, mas que repercutem dentro dele.
Sobre o tema, marque a opção correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172769 Psicologia
De acordo com Jacinto et al. (In: TOLFO, 2020), os fatores psicossociais relacionados ao trabalho podem tanto ser protetivos e promotores de saúde, quanto apresentar riscos aos trabalhadores. Sobre os riscos psicossociais relacionados ao trabalho, marque a alternativa INCORRETA
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172768 Psicologia
“Um importante tema de pesquisa e intervenção das clínicas do trabalho são as diversas formas de mal-estar relacionadas ao trabalho.” (BENDASSOLLI; SOBOLL, 2011). Sobre as patologias investigadas pelas clínicas do trabalho, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso):
( ) As “Patologias da Atividade” surgem quando o sujeito é impedido de exercer o controle sobre seu trabalho.
( ) Encontramos focos de sofrimento nos diversos processos de ruptura das trajetórias profissionais como, por exemplo, na situação de desemprego.
( ) A organização do trabalho não se apresenta como elemento a ser investigado nos processos de adoecimento do trabalhador.
( ) O stress, o burnout e a fadiga são exemplos de sofrimento categorizados como “Patologias da Solidão”.
( ) O sofrimento psíquico associado às situações de violência no trabalho surge quando os sujeitos, sem a mediação coletiva, são expostos a relações assimétricas de poder.
Assinale a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172766 Psicologia
Em relação às Clínicas do Trabalho (BENDASSOLLI; SOBOLL, 2011), correlacione as teorias às suas características:
1) Psicodinâmica do Trabalho 2) Clínica da Atividade 3) Psicossociologia 4) Ergologia
( ) Busca investigar as reciprocidades entre o individual e o coletivo, o psíquico e o social, assim como a compreensão dos processos grupais.
( ) Reconhece que o coletivo regula a ação individual e que o trabalho permeia, simultaneamente, a dimensão da história singular e a história de um ofício.
( ) Considera que os jogos de reconhecimento são capazes de transformar o sofrimento em prazer nas atividades de trabalho.
( ) Entende a atividade como direcionada por um universo instável de valores e normas, constantemente reformulados e transgredidos.
A sequência CORRETA na ordem de cima para baixo é:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172765 Psicologia
De acordo com o texto, na “compensação aparentemente natural das violências do trabalho, o tempo fora do trabalho não traz para todas as vantagens que poderíamos esperar” (DEJOURS, 2018), considere o uso do “tempo fora do trabalho” e analise as afirmativas abaixo.
Marque como verdadeiro (V) ou falso (F) e, a seguir, responda o que se pede.
( ) Os médicos do trabalho, na prática da fábrica, encontram às vezes este fenômeno se traduz pela recusa de certos operários em aceitar as paralisações de trabalho prescritas pelo médico que o está tratando. Este "presenteísmo" pode ter outras origens (de ordem salarial), mas há casos em que a causa é a luta individual para preservar um condicionamento produtivo arduamente adquirido.
( ) Se levarmos em conta o custo financeiro das atividades fora do trabalho (esporte, cultura, formação profissional) e do tempo absorvido pelas atividades inelásticas (tarefas domésticas, deslocamentos), poucos são os trabalhadores e as trabalhadoras que podem organizar o lazer de acordo com seus desejos e suas necessidades fisiológicas.
( ) O tempo fora do trabalho é desagregado do tempo despendido no trabalho, ao se deslocar para suas vidas pessoais os trabalhadores são, novamente livres e, enquanto artesãos de suas atividades alguns desenvolvem estereótipos comportamentais como resíduos anedóticos desenvolvidos ativamente nos ambientes de trabalho, mostrando o desenvolvimento de um vínculo psíquico com sofrimento.
( ) Assim, o ritmo ativo e cronometrado do tempo fora do trabalho não é somente uma contaminação, mas antes uma estratégia, destinada a manter eficazmente a repressão dos comportamentos espontâneos que marcariam uma brecha no condicionamento produtivo.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172763 Psicologia
“Contra este medo e a impressão dolorosa de que deve ser, bem ou mal, assumida individualmente, os trabalhadores elaboram defesas específicas. Quando são muito eficazes, praticamente não se encontra mais nenhum traço de medo no discurso do trabalhador. Assim, para estudá-la, é preciso procurar pelos sinais indiretos que são justamente estes sistemas defensivos.” (DEJOURS, 2018)
Considerando os mecanismos de defesa em relação ao medo no ambiente de trabalho, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Psicologia |
Q1994489 Psicologia
Estudos variados sobre o estado de esgotamento característico do burnout indicam que esse transtorno é mais comum em indivíduos que exercem profissões que envolvem
Alternativas
Q1845234 Psicologia

O estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos, que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras, e pode tomar diferentes formas, contribuindo para sintomas de doenças.


Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.


Em relação ao estresse, é correto afirmar que: 

Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Psicologia |
Q1777295 Psicologia
Na área de estudos e pesquisas que relacionam trabalho, saúde e adoecimento no contexto das organizações, existem diferentes abordagens, tais como a da medicina do trabalho, da psicologia social, do trabalho e organizacional, da ergonomia e da psicodinâmica. Assinale a alternativa que, tomando essas abordagens em geral, apresenta os termos que se destacam como indicadores do processo saúde-adoecimento no trabalho.
Alternativas
Q1619825 Psicologia
Na área de estudos e pesquisas que relacionam trabalho, saúde e adoecimento no contexto das organizações, existem diferentes abordagens, tais como a da medicina do trabalho, da psicologia social, do trabalho e organizacional, da ergonomia e da psicodinâmica. Assinale a alternativa que, tomando essas abordagens em geral, apresenta os termos que se destacam como indicadores do processo saúde-adoecimento no trabalho.
Alternativas
Q994725 Psicologia
Considerando as repercussões de condições de trabalho sobre a afetividade, sob uma perspectiva do adoecimento e do sofrimento imputados ao trabalhador, é correto afirmar que o/a
Alternativas
Q821886 Psicologia

De acordo com Lacaz (2007) o assistencialismo nas ações da rede de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e a fragilidade do movimento sindical presentes na atual conjuntura da sociedade brasileira demonstram uma situação nas relações trabalho-saúde.

Qual situação é essa?

Alternativas
Q821880 Psicologia

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre programas de preparação para aposentadoria dos trabalhadores.

( ) Uma das pressuposições desses programas é que aqueles que participam deles precisam ser educados para enfrentar a aposentadoria.

( ) A maior parte das empresas brasileiras conta com um programa de preparação da aposentadoria.

( ) Um dos objetivos desses programas é buscar novas áreas de interesse dos participantes.

( ) Um dos objetivos desses programas é prevenir conflitos emergentes com a vivência da aposentadoria.

De acordo com as afirmações, qual é a sequência correta?

Alternativas
Q821879 Psicologia
Sobre a preparação para a aposentadoria, é correto afirmar que
Alternativas
Q797696 Psicologia
Em relação ao acompanhamento e adaptação do trabalhador e sua saúde mental em relação ao estresse, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q797695 Psicologia

A psicologia organizacional está interessada em algo mais do que a eficácia e a produtividade. A saúde dos empregados, a redução do estresse e a qualidade da vida no trabalho estão se tornando cada vez mais importantes. Sobre as “forças críticas” do local de trabalho do futuro que continuarão a influenciar o campo da psicologia I/O, analise.


I. A crescente diversidade da força do trabalho.

II. A reintegração da vida profissional com a vida doméstica.

III. A globalização.

IV. A individualidade subjetiva do ser humano.

V. A expansão do planejamento dos recursos humanos.

VI. A transferência para uma força de trabalho baseada no conhecimento.

VII. O aumento das expectativas dos empregados.

VIII. A renovação da responsabilidade social e de opções de trabalho.


Estão corretas as alternativas

Alternativas
Q797693 Psicologia

“À medida que a importância da saúde pessoal e do gerenciamento do estresse foi sendo reconhecida, os psicólogos organizacionais começaram a estudar a contribuição do trabalho para a higidez e para as doenças individuais.”

(Ilgen, 1990.)  

Com uma força de trabalho mais afluente e com nível de instrução mais alto e os crescentes custos da substituição de empregados licenciados ou demitidos, a satisfação e a motivação no trabalho se tornaram mais importantes. Os psicólogos I/O agora estudam a vida dos trabalhadores fora do trabalho (Zedeck & Mosier, 1990) e de que maneira esse aspecto afeta sua vida no trabalho. Reduções da lealdade organizacional entre os empregados deram origem a pesquisas sobre o compromisso organizacional. Analise os principais tópicos de estudo da psicologia I/O atual.


I. Questões legais e sociais, tais como decisões judiciais, padrões de segurança e emprego justo.

II. Recrutamento e retenção de empregados, juntamente com o estudo das necessidades futuras de recursos humanos.

III. Análise das necessidades de treinamento e avaliação dos programas de treinamento.

IV. Cultura organizacional (a “personalidade” da organização).

V. Forma física, saúde e estresse.

VI. Efeito de novas tecnologias sobre o local de trabalho e sobre os empregados.

VII. Necessidades futuras e desafios enfrentados pelas organizações.

VIII.Internacionalização e crescente diversidade do local de trabalho.


Estão corretas as alternativas

Alternativas
Q688873 Psicologia

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, sobre a história da relação entre trabalho e saúde no Brasil. Em seguida, marque a opção com a sequência correta.

( ) A consolidação da proposta de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 1986, trouxe significativa mudança de rumos na política de saúde brasileira, e, consequentemente, de saúde do trabalhador.

( ) No início dos anos de 1980, setores do movimento sindical, como bancários, metalúrgicos químicos, exigiram dos serviços de saúde pública maior envolvimento com as questões de saúde relacionadas ao trabalho.

( ) Os Programas de Saúde do Trabalhador (PST) foram criados e implantados em todas as regiões do país em 1985, em resposta à demanda do movimento sindical.

( ) A 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador visou incorporar a proposta do SUS, o qual teve que englobar ações e órgãos de Saúde do Trabalhador, na perspectiva da saúde como direito.

Alternativas
Q676360 Psicologia

A higiene do trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que assegurem a saúde física e mental e com as condições de saúde e bem estar das pessoas. Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis. Neste contexto, preencha as lacunas abaixo com as palavras mais apropriadas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“Relacionamentos humanos agradáveis, estilo de gerencia democrático e participativo remetem-se à/ao __________; já as instalações bem como máquinas e mesas que reduzam a necessidade de esforço físico correspondem à/ao _____________; iluminação, ventilação, temperatura e ruídos remetem à/ao _____________; já a saúde ocupacional esta atrelada a lei que exige o exame médico pré admissional dentre outros diretamente ligados à proteção da saúde dos funcionários. Neste contexto, uma definição mais ampla de saúde é _________.”

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: D
6: A
7: B
8: E
9: E
10: B
11: B
12: B
13: A
14: B
15: A
16: C
17: D
18: C
19: C
20: B