Questões Militares Sobre termoquímica: energia calorífica, calor de reação, entalpia, equações e lei de hess. em química

Foram encontradas 102 questões

Q2280189 Química
As energias de ligação do H2, do Cl2 e do HCl nas condições padrão e a 25 °C, em kJ mol-1, são 434, 243 e 431, respectivamente. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a entalpia padrão de formação do HCl, em kJ mol-1.  
Alternativas
Q2280187 Química
Uma solução foi preparada a partir da dissolução de 1,00 mol de uma substância A em 1,0 kg de um solvente. Essa substância se dissocia de acordo com a reação química: A ⇌ B + C. Assinale a opção que apresenta a diferença de temperatura de ebulição, em °C, dessa solução após atingir o equilíbrio químico, em relação à temperatura de ebulição de um sistema contendo apenas uma substância D, produzido nas mesmas condições (1,00 mol dissolvido em 1,0 kg do mesmo solvente). Considere que a substância D não se dissocia. Dados: constante ebuliométrica molal do solvente: Ke = 1,0 °C kg mol-1; constante de equilíbrio (K) da dissociação de A: K = 2.  
Alternativas
Q2280180 Química
Dados os processos químicos abaixo, assinale aquele que representa uma reação endotérmica. 
Alternativas
Q2280178 Química
Considere as afirmações a respeito da reação de combustão completa de misturas estequiométricas, nas condições ambientes. I. Em uma mistura de hidrogênio e oxigênio, o combustível representa aproximadamente 11% da massa total.
II. Em uma mistura de octano e oxigênio, o combustível representa aproximadamente 78% da massa total.
III. A variação de temperatura da reação de combustível e oxigênio (por mol de combustível) é igual à variação de temperatura da reação de combustível e ar atmosférico (por mol de combustível).
IV. A entalpia molar de combustão de uma mistura de combustível e oxigênio é igual à entalpia molar de combustão de uma mistura de combustível e ar atmosférico.  Assinale a opção que contém as afirmações CORRETAS.
Alternativas
Q2260538 Química
O sulfeto de hidrogênio é naturalmente oxidado pelo oxigênio do ar, conforme a reação representada a seguir:
2 H2 S(g) + 3 O2 (g) → 2 SO2 (g) + 2 H2 O(g)
A tabela reúne as entalpias de formação dos componentes da reação. 
Imagem associada para resolução da questão

Portanto, a entalpia da reação, em kJ.mol–1 de H2 S(g), é, aproximadamente,
Alternativas
Q2260526 Química
A reação do sódio metálico com etanol é uma forma mais segura de eliminação de resíduos do metal, quando comparada sua reação com a água, e pode ser representada pela equação não balanceada:
Na + CH3 CH2 OH → CH3 CH2 ONa + H2

Considerando que nas CATP (Condições Ambientais de Temperatura e Pressão) 1 mol de qualquer gás ocupa 25 L, o volume de H2 produzido, quando reagem 1 g de sódio e 1 g etanol, e a massa do excesso de reagente são, respectivamente,
Alternativas
Q2098798 Química
    Na escala atômica, a transferência de energia na forma de calor pode ser representada como um processo no qual os movimentos térmicos vigorosos dos átomos do sistema empurram os átomos do sistema que se movem menos vigorosamente e transferem a ele uma parte de sua energia.
P. Atkins e L. Jones. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7.ª ed. Bookman Companhia, 2018, p. 654.
No contexto a que se refere o fragmento de texto anterior, a energia vibracional é 
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UNIFAP Órgão: PM-AP Prova: UNIFAP - 2008 - PM-AP - Soldado |
Q2029711 Química
Em uma reação química classificada como exotérmica, é correto afirmar que os produtos:  
Alternativas
Q1995345 Química

A reação da amônia com oxigênio pode ocorrer sob condições adequadas, de acordo com a equação a seguir.


Equação 1

2 NH3(g) + 3/2 O2(g)  →  N2(g) + 3 H2O(g)


Considere as seguintes equações termoquímicas envolvendo a amônia:


2 NH3(g) + 7/2 O2(g) → 2 NO2(g) + 3 H2O(g)      ΔHo = –566 kJ

3 NO2(g) + 4 NH3(g) → 7/2 N2(g) + 6 H2O(g)  ΔHo = –1370 kJ


A entalpia da reação da combustão de um mol de amônia representada na equação 1 é igual a, aproximadamente

Alternativas
Q1995326 Química
Assinale a alternativa que se refere a uma propriedade extensiva da matéria relacionada à composição e ao funcionamento de veículos automotivos.
Alternativas
Q1893096 Química
Os acidentes com produtos inflamáveis resultam de forma imediata em danos graves à vida das pessoas e em contaminação ambiental. Por esse motivo, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais vem realizando constantes treinamentos e simulações de acidentes com combustíveis. Nesse contexto, é importante, também, que se faça um estudo prévio da capacidade energética dos combustíveis e seus impactos.
O quadro a seguir apresenta alguns combustíveis com suas respectivas entalpias molares de combustão:

Imagem associada para resolução da questão
A partir desses dados, qual combustível pode liberar mais energia se, isoladamente, 100 g de cada substância for completamente queimada?
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2021 - PM-SP - Aluno - Oficial PM |
Q1795574 Química
A propagação do fogo em um incêndio depende da existência de três fatores: uma substância que possa ser queimada (combustível); uma substância que alimentará a combustão, chamada comburente (usualmente, o gás oxigênio); e um elemento deflagrador (chama, fagulha, descarga elétrica etc.). Na combustão completa de combustíveis orgânicos, como metano, propano, butano, etanol e metanol, há produção apenas de gás carbônico e água.
Dados: fórmulas moleculares: metano: CH4; propano: C3H8; butano: C4H10; etanol: C2H6O; e metanol: CH4O.
Considerando a reação de combustão completa desses combustíveis, o que necessitará de maior quantidade de gás oxigênio por molécula de combustível é o
Alternativas
Q1783041 Química

O gás propano, um dos componentes do gás de cozinha, pode ser preparado pela reação entre carvão — C(s) — e hidrogênio gasoso — H2(g).


C3H8(g) + 5 O2(g) → 3 CO2(g) + 4 H2O(l)          ΔH° = −2.220 kJ

C(s) + O2(g) → CO2(g)                                        ΔH° = −394 kJ

H2(g) + ½ O2(g) → H2O(l)                                  ΔH° = −286 kJ


Com base nos calores de formação fornecidos, e sabendo-se que M(H) = 1 g/mol, M(C) = 12 g/mol e M(O) = 16 g/mol, é correto concluir que o módulo da variação de entalpia (ΔH1g) obtida na preparação de 1 g de propano pelo processo citado, nas condições padrão, é tal que 

Alternativas
Q1778958 Química
Com base nos dados da tabela e no conjunto de reações a seguir, pode-se prever que a entalpia da reação de combustão completa do metano é:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1675689 Química

Com os problemas de natureza sanitária causados pela pandemia gerada pela Covid-19, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais tem realizado ações que visam orientar a população quanto ao uso do álcool em gel 70 ºINPM (grau INPM – Instituto Nacional de Pesos e Medidas) ou (70% p/p). O fato é que o álcool em gel se tornou um poderoso combatente no processo de higienização das mãos e proteção contra o novo coronavírus. Entretanto, não se deve nos esquecer de que, além de um eficiente desinfetante, o álcool é uma substância inflamável. Ele também tem sido a causa de muitos acidentes domésticos devido ao seu uso inadequado.


A equação a seguir representa a combustão de um mol de molécula do etanol: 


CH3CH2OH + 3O2 → 2 CO2 + 3 H2O

ΔH° = - 1373kJ


O etanol é o tipo de álcool utilizado no álcool em gel. Se considerar apenas o álcool 70 ºINPM como constituinte do álcool em gel e que 460 g desse composto foram completamente queimados, qual a energia, em kJ, mais próxima liberada nesse processo?

Alternativas
Q1664793 Química

O etanol, utilizado como combustível em carros flex, é produzido pelo processo de fermentação, do caldo de cana, “garapa”, onde leveduras transformam a sacarose em álcool, segundo a reação simplificada: 


C12H22O11 + H2 2C6 H12O6

C6H12O6  CH3CH2OH + 2CO2

∆H = -23,5kcal


A fermentação da sacarose trata-se de um processo:

Alternativas
Q1664113 Química
Na manhã de 15 de fevereiro de 2013, um meteoro atravessou o céu da Rússia, causando estragos materiais ao passar. O evento é relativamente raro devido ao tamanho do meteoro, sendo que a maioria dos meteoros que atinge a Terra é tão pequena que se despedaça na atmosfera antes de alcançar o solo. Análises posteriores demonstraram que sua composição química é formada principalmente de silicatos com 10% de ferro, um condrito comum.
Sobre o incidente do meteoro russo, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1664112 Química
No conclave, terminado no último dia 13 de março, foi escolhido um novo papa para governar a Igreja Católica. A notícia chegou primeiro a todo o mundo através de uma fumaça branca expelida pela chaminé no alto da Basílica de São Pedro. O novo papa, que estudou Química, talvez compreenda um pouco do que está envolvido na formação da fumaça que anunciou sua eleição. A fumaça que anuncia o fim de uma rodada de votações é produzida por meio da queima das cédulas misturadas à palha. Na ausência de maioria nos votos, a fumaça é preta; se houver um eleito, a fumaça é branca. Antigamente usava-se palha úmida ou seca para dar cor preta ou branca, respectivamente, à fumaça. Hoje se usa uma resina inflamável, derivada da seiva de um pinheiro, para fazer a fumaça branca.
Sobre a fumaça que anuncia a escolha do papa, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1662031 Química

O etanol, utilizado como combustível em carros flex, é produzido pelo processo de fermentação, do caldo de cana, “garapa”, onde leveduras transformam a sacarose em álcool, segundo a reação simplificada: 


C12H22O11 + H2O → 2C6H12O6                                

C6H12O6 → CH3CH2OH + 2CO2         ∆H = -23,5kcal


A fermentação da sacarose trata-se de um processo: 

Alternativas
Q1616813 Química
Com base nos dados da tabela e no conjunto de reações a seguir, pode-se prever que a entalpia da reação de combustão completa do metano é:
Imagem associada para resolução da questão


Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: C
5: D
6: A
7: D
8: D
9: B
10: A
11: C
12: C
13: A
14: E
15: A
16: B
17: B
18: A
19: B
20: E