Questões Militares Sobre código de ética de 1993 - lei de regulamentação da profissão – lei nº 8.662 de 1993 em serviço social

Foram encontradas 104 questões

Q2194714 Serviço Social
A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, dispõe sobre a profissão do assistente social e dá outras providências. Com base na referida Lei, analise as assertivas abaixo.

I. Ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional é uma atribuição privativa do assistente social.
II. Estabelecer os sistemas de registro dos profissionais habilitados é uma competência dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
III. Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social, com participação da sociedade civil é uma atribuição privativa do assistente social.
IV. Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos, no atendimento e na defesa de seus direitos, é uma competência do assistente social.

Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2194709 Serviço Social
São princípios do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, exceto:
Alternativas
Q2194708 Serviço Social
Uma assistente social do CREAS na cidade de Cascavel atende e acompanha uma família há mais de um ano, em um caso de negligência contra os filhos. Recentemente, os filhos foram abrigados por denúncia de maus-tratos e abuso físico. O Juiz da comarca de Cascavel intimou a assistente a prestar depoimento na condição de testemunha desse caso. De acordo com o previsto no Código de Ética Profissional (CEP) dos Assistentes Sociais é correto afirmar que a testemunha:
Alternativas
Q2194691 Serviço Social
Os assistentes sociais são profissionais que atuam em diferentes políticas sociais. Neste sentido, a atuação profissional é orientada por diferentes instrumentos normativos da profissão que vão desde o Código de Ética Profissional, a Lei de Regulamentação da profissão, bem como nas diretrizes curriculares da ABEPSS (1996). Para uma ação profissional qualificada, são necessárias competências gerais que são fundamentais para a compreensão da totalidade concreta em que o trabalho profissional se insere.
São competências do assistente social, exceto:
Alternativas
Q2043060 Serviço Social
A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de Assistente Social estabelece exigências para a realização da inscrição nos quadros dos Conselhos Regionais de Serviço Social, nesse sentido, é incorreto afirmar que o assistente social deve realizar após sua inscrição, de forma compulsória, o pagamento de: 
Alternativas
Q2043059 Serviço Social
No que se refere à Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta profissão de Assistente Social, é incorreto afirmar que é atribuição privativa do assistente social:
Alternativas
Q2043058 Serviço Social
Tendo como referência o Código de Ética dos Assistentes Sociais, o que não se configura como dever do assistente social em sua atuação profissional:
Alternativas
Q2043057 Serviço Social
O Código de Ética dos assistentes sociais, em seu artigo primeiro, alínea ‘C’, define que em casos de julgamento de processos e procedimentos de cunho ético, o órgão responsável para firmar jurisprudência nos casos omissos e atuar como tribunal superior de segunda instância nessas demandas, será o: 
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1207583 Serviço Social
Acerca da violência contra a criança e o adolescente, julgue o item que se segue.
Ao notificar a um conselho tutelar um caso de abuso sexual, é eticamente aconselhável ao assistente social não informar a família para evitar a interferência nos desdobramentos.
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1207530 Serviço Social
Acerca da violência contra a criança e o adolescente, julgue o item que se segue.

O assistente social não deve registrar no prontuário os relatos referentes a episódios de maus-tratos para manter o sigilo e evitar o constrangimento da criança ou adolescente.
Alternativas
Q1002751 Serviço Social
Os/As assistentes sociais na Marinha planejam, gerenciam e executam programas, projetos, benefícios, serviços e ações socioassistenciais oferecidos pela instituição ao seu pessoal. Com base nos Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, qual competência geral é requisitada dos/das profissionais, a fim de que compreendam o contexto sócio-histórico em que se situa sua intervenção?
Alternativas
Q1002737 Serviço Social
Com base no Código de Ética Profissional do Assistente Social, em relação ao sigilo profissional, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1002734 Serviço Social
Segundo Graeber (2016, p. 492), “estamos há muito tempo atrasados para um tipo de jubileu ao estilo bíblico: um jubileu que afetaria tanto a divida internacional quanto a dívida do consumidor". Qual o argumento que o autor utiliza para fazer tal afirmação?
Alternativas
Q1002724 Serviço Social
Paiva e Sales (in Bonetti, 2016), ao refletirem sobre os princípios presentes no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, instituído no ano 1993, falam sobre a Garantia do Pluralismo. De acordo com as idéias dos autores, pode-se afirmar que o pluralismo:
Alternativas
Q1002715 Serviço Social
Segundo Barroco (2010), no campo da moral, a alienação da vida cotidiana se expressa, especialmente, pelo moralismo, movido por preconceitos. Tendo como base as reflexões da autora sobre moralismo e preconceito, é correto afirmar que:
Alternativas
Q994681 Serviço Social

O Serviço Social Brasileiro passou por um profundo processo de renovação, apresentando-se como profissão reconhecida academicamente e legitimada socialmente. Neste viés de consolidação do projeto profissional, em 1993 é instituído o Código de Ética do/a Assistente Social, Lei nº 8.662, que possui caráter normativo e jurídico, representando a dimensão ética da profissão. O referido Código, em seu artigo 13, cita sobre a inscrição nos Conselhos Regionais.

No tocante à inscrição nos Conselhos Regionais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.

( ) Sujeita os Assistentes Sociais ao pagamento de taxas.

( ) Sujeita os Assistentes Sociais ao pagamento de tarifas.

( ) Sujeita os Assistentes Sociais ao pagamento de resilição.

( ) Sujeita os Assistentes Sociais ao pagamento das contribuições compulsórias (anuidades).

( ) Sujeita os Assistentes Sociais ao pagamento de demais emolumentos que forem estabelecidos em regulamentação baixada pelo Conselho Federal, em deliberação conjunta com os Conselhos Regionais.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Q912002 Serviço Social
A lei N° 8.662/93, que dispõe sobre a profissão de assistente social, no que se refere às competências do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), prevê que:
Alternativas
Q911991 Serviço Social
Segundo Barroco (2010), é um fundamento que deve pautar a compreensão da ética profissional do assistente social:
Alternativas
Q911969 Serviço Social
O Código de Ética Profissional do Serviço Social em vigor prevê como direito do assistente social na realização de estudos e pesquisas:
Alternativas
Q911966 Serviço Social
Para Paiva e Sales (2005), a aprovação do Código de Ética Profissional do Assistente Social (1993) representou um esforço coletivo que visava redimensionar o significado dos valores e compromissos ético-profissionais, na perspectiva de assegurar um respaldo efetivo na operacionalização cotidiana do Código, enquanto referência e instrumento normativo para o exercício profissional. Sobre a revisão de 1993 do Código de Ética Profissional do Assistente Social, segundo os autores, é certo dizer que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: B
5: A
6: D
7: B
8: B
9: E
10: E
11: E
12: D
13: D
14: E
15: D
16: C
17: D
18: E
19: D
20: D