Questões de Concurso Militar CIAAR 2016 para Primeiro Tenente - Pneumologia
Foram encontradas 30 questões
( ) Os esquemas recomendados para pacientes HIV positivos são os mesmos dos pacientes HIV negativos com a possibilidade de substituição da Rifampicina pela Rifabutina em paciente utilizando terapia antirretroviral incompatível. ( ) A ocorrência de síndrome da Reconstituição Imune indica a suspensão tanto do tratamento da tuberculose quanto da terapia antirretroviral. Seu manejo inclui o uso de corticosteroides nos casos mais graves. ( ) Em indivíduos com insuficiência renal, o tratamento somente é modificado em casos de clearance de creatinina 30mL/min ou em diálise. ( ) A hepatotoxidade é causada pela dupla Rifampicina e Isoniazida. Assim, teoricamente, a alternativa no tratamento hepatopatas pode ser também o esquema de dois meses de Rifampicina, Estreptomicina e Etambutol e sete meses de Rifampicina e Etambutol.
I. O uso da nicotina em longo prazo pode desorganizar o sistema endocanabinoide cerebral, que regula a ingestão alimentar e a energia. Fármacos antagonistas canabinoides tipo 1 podem ajudar na cessação através do reequilíbrio do sistema, reduzindo o desejo por alimento e nicotina. II. O uso da terapia de reposição de nicotina em cardiopatas crônicos não eleva o risco de eventos agudos. Estudos sugerem que a terapia é bem tolerada nesses pacientes, não aumentando a severidade da doença cardiovascular (DCV). III. O Cloridrato de Bupropiona é um agonista parcial dos receptores nicotínicos. Promove liberação de dopamina no SNC ao ativar seletivamente receptores α4β2, porém em quantidades menores que as liberadas pela nicotina. IV. O Tartarato de Vareniclina sofre metabolização mínima; não há necessidade de ajuste de doses em casos de insuficiência hepática. A biodisponibilidade não é afetada por alimentos nem pelo horário da administração.
Estão corretas as afirmativas
I. Recentes estudos têm sugerido que mesmo uma exposição à poluição tabagística ambiental de 30 minutos, já seria suficiente para afetar as células endoteliais das artérias coronárias de não fumantes. II. A exposição do feto ao fumo materno pode causar redução da função pulmonar no neonato e predisposição à DPOC na vida adulta. III. É recomendado como medida preventiva, que cardiopatas se mantenham afastados de ambientes com poluição tabágica. No entanto, não existem evidências de que a exposição aumente o risco de infarto agudo do miocárdio. IV. De acordo com evidências atuais disponíveis, a Bupropiona e a Vareniclina são recomendadas para o tratamento do tabagismo na gestante fumante. No caso de uso da terapia de reposição de nicotina, preferir as formas de liberação lenta (adesivos transdérmicos).
Estão corretas apenas as afirmativas
( ) Efeitos adversos graves são frequentes na utilização de cromoglicato de sódio. A Síndrome de Churg-Strauss, inicialmente associada ao uso de cromonas, parece estar mais relacionada à suspensão do corticosteroide oral. ( ) Vários efeitos colaterais estão relacionados com a utilização da Teofilina: sintomas gastrintestinais, manifestações neurológicas, arritmias cardíacas e parada cardiorrespiratória, em geral com doses abaixo de 10mg/kg/dia. ( ) Alguns efeitos colaterais sistêmicos dos corticosteroides inalatórios são: perda de massa óssea, inibição do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e déficit de crescimento, sem alteração da maturação da cartilagem de crescimento. ( ) Os efeitos adversos dos beta-agonistas de ação prolongada não são comuns e restringem-se aos efeitos causados pelo estímulo cardiovascular, tremores de extremidades e hipocalemia.
I. Na crise de asma do adulto, se após a utilização de até três doses de beta-2-agonista a cada 10 a 30 minutos e oxigênio 3L/min houver resposta parcial, com redução dos sinais de gravidade, pico de fluxo expiratório (PFE) de 50% a 70% do predito, a conduta adequada é dar alta para o paciente. II. Na crise de asma da criança, o tratamento inicial consiste em administração de oxigênio para saturação de oxigênio no sangue arterial (SatO2) < 95%. Nebulização com beta-2-agonista (0,15 mg/kg/dose – máx. 5 mg / dose – fluxo mínimo de O2 de 6 L/min) ou spray com espaçador (50mcg/kg/dose = 1 jato / 2kg, máximo de 10 jatos) a cada 20 minutos, até uma hora (três doses). III. Na crise de asma da criança, se após tratamento inicial, com nova reavaliação, o paciente apresentar resposta incompleta com PFE entre 40% e 70% do predito, aumento da Frequência Respiratória (FR) e Frequência Cardíaca (FC), dispneia moderada com SatO2 entre 91% e 95% em ar ambiente, a conduta mais adequada é manter nebulização a cada 20 minutos com beta-2-agonista. Adicionar/manter sulfato de magnésio IV (25-75mg/kg, máximo de 2 g., infundido em 20-30 minutos). IV. Apesar de algumas medicações potencialmente usadas para indicações obstétricas, como prostaglandina F2-alfa, ergonovina e agentes anti-inflamatórios não esteroides (pacientes sensíveis), devem ser evitadas na gestante com asma, devido a possibilidade de broncoespasmo, as crises de asma em gestantes durante o parto devem ser tratadas de maneira usual.
Estão corretas as afirmativas
I. Hipoxemia refratária, hipercapnia com acidose. II. Paciente com idade maior que 65 anos e ureia maior que 50mg/dL. III. Insuficiência cardíaca descompensada ou descompensação de outra condição associada, como diabetes. IV. Impossibilidade de realizar corretamente o tratamento ambulatorial, por falta de condição socioeconômica.
Estão corretas as indicações
( ) O Iloprost é considerado como medicamento de segunda linha no manejo de pacientes com hipertensão pulmonar, ou como primeira opção para o manuseio de pacientes em que a administração oral não é possível. ( ) O Sildenafil, um inibidor da fosfodiesterase 5, atua aumentando o GMP cíclico, prolongando o efeito vasodilatador do óxido nítrico. Deve ser usado em paciente com HAP com classe funcional III ou IV. ( ) O Epoprostenol é um derivado da prostaciclina, possuí meia vida curta (3 a 5 minutos), necessita de cateter venoso central de longa permanência e está indicado em pacientes com HAP classe funcional IV que não respondem ao teste de vasorreatividade. ( ) Consideramos o uso dos inibidores da endotelina, como primeira droga a ser utilizada nos pacientes sem contraindicação ao seu uso.
I. A linfangioleiomiomatose (esporádica ou associada à esclerose tuberosa) ocorre em homens e em mulheres, apenas em idade fértil. II. As DPIs associadas às doenças do tecido conjuntivo predominam em homens, enquanto a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) predomina no sexo feminino. III. As FPIs são raras abaixo de 50 anos e a sarcoidose incide em qualquer idade, não apenas em jovens. IV. Devido à exposição ocupacional, os homens têm maior risco para o desenvolvimento de pneumoconioses.
Estão corretas apenas as afirmativas