Questões de Concurso Militar CIAAR 2024 para Médico da Aeronáutica - Oftalmologia

Foram encontradas 30 questões

Q3035961 Medicina
Idosa em uso de polifarmácia procura atendimento oftalmológico com queixas de “embaçamento da visão” e “luzes de arco-íris”. À gonioscopia, observa-se redução no ângulo iridocorneano. Qual das medicações abaixo usadas pela paciente tem menor risco de precipitar uma crise aguda de glaucoma?
Alternativas
Q3035962 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre o retinoblastoma.
I. É o tumor intraocular maligno mais frequente após o melanoma da úvea.
II. A disseminação metastática do tumor é mais comum para fígado, cérebro e rins.
III. O retinoblastoma hereditário é a forma mais comum do tumor, contribuindo com mais de 60% dos casos.
IV. A mutação do gene supressor do tumor RB1 foi encontrada em até cerca de 95% dos pacientes com retinoblastoma hereditário.
V. O diagnóstico dos tumores unilaterais costuma ocorrer precocemente aos bilaterais.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3035963 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
Paciente, sexo feminino, 10 anos, com queixa de fotofobia, cefaleia, epífora, ardor e hiperemia ocular. Seus sintomas equivalem ao diagnóstico clínico de ____________, associada à(ao) ____________ e possui necessidade de utilização de lentes ____________.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q3035964 Medicina
Trabalhador de uma indústria sofre acidente no qual cai álcali em seus olhos. Ele procura atendimento com médico generalista com queixa de dor intensa, visão embaçada e hiperemia conjuntival. Qual medida imediata deve ser tomada pelo médico?
Alternativas
Q3035965 Medicina
As arteríolas retinianas sofrem diversas alterações em resposta ao aumento da pressão sistêmica de forma persistente. Preencha os parênteses abaixo na ordem sequencial em que ocorrem as etapas na retinopatia hipertensiva.
( ) Edema do disco óptico. ( ) Pinçamento arteriovenoso. ( ) Estreitamento arteriolar retiniano. ( ) Manchas algodonosas e hemorragias em chama de vela.

A sequência correta em que ocorre o processo é: 
Alternativas
Q3035966 Medicina
Marque a opção que apresenta a causa metabólica mais frequente de catarata congênita.
Alternativas
Q3035967 Medicina
Sobre o rabdomiossarcoma, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Comumente observa-se proptose bilateral progressiva.
( ) O subtipo alveolar constitui a maioria das lesões orbitais.
( ) O tumor está associado a predisposições genéticas no gene RB1 assim como o retinoblastoma.
( ) Apesar de ser uma condição rara, o rabdomiossarcoma é o sarcoma de tecidos moles mais comum da infância e o tumor maligno orbital mais comum nessa faixa etária.
Alternativas
Q3035968 Medicina
Ao realizar o exame oftalmológico de um recém-nascido do sexo masculino, o oftalmologista percebe que ele apresenta buftalmo bilateralmente, epífora, e ausência do reflexo vermelho. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q3035969 Medicina
Associe as colunas relacionando os tipos de conjuntivites com as respectivas características clínicas frequentemente encontradas.
Tipo de conjuntivite (1) Conjuntivite por N. gonorrhoeae (2) Conjuntivite por Chlamydiatrachomatis (3) Conjuntivite alérgica crônica (4) Conjuntivite viral 

Características clínicas frequentemente encontradas  ( ) Acometimento importante da conjuntiva tarsal. ( ) Quadro hiperagudo com quemose e secreção purulenta copiosa. ( ) Reação folicular na conjuntiva inferior. ( ) Secreção mucosa e papilas hipertrofiadas.

A sequência correta dessa associação é: 
Alternativas
Q3035970 Medicina
Paciente, sexo feminino, 4 anos, comparece à consulta de puericultura. A mãe da crianca queixa que ela “está um pouco vesga”, fazendo a médica suspeitar de um estrabismo. Ao exame clínico, é colocado um feixe de luz nos olhos da paciente, encontrando a imagem da figura abaixo.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Kanski, 2016.
Qual o provável diagnóstico?
Alternativas
Q3035971 Medicina
Uma criança chega ao atendimento oftalmológico com queixa de proptose ocular, diplopia, dor à movimentação ocular, quemose, oftalmoplegia e febre há 4 dias. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Alternativas
Q3035972 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a obstrução do ducto nasolacrimal na população pediátrica.
I. Cerca de 20% dos recém-nascidos apresentam epífora. II. A resolução espontânea até 1 ano de idade ocorre em cerca de 50% dos pacientes. III. A ocorrência de refluxo mucopurulento sugere conjuntivite bacteriana. IV. Na maior parte das vezes em que ocorre o lacrimejamento é bilateral. V. O teste do desaparecimento da fluoresceína é altamente específico para esse quadro.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3035973 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
Criança de 8 anos comparece ao ambulatório com sua mãe, que relata febre baixa, hiperemia e edema ocular. Ao exame, observa-se a presença de conjuntivite granulomatosa unilateral com folículos à volta e linfadenopatia pré-auricular ipslateral.
O quadro clinico é sugestivo de ___________ e o agente etiológico mais comumente associado é ___________ .

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q3035974 Medicina
Paciente, 65 anos, hipertenso e diabético, comparece ao pronto atendimento referindo perda súbita da visão no olho esquerdo ao acordar. Ao exame de fundo de olho, observa-se disco óptico com presença de edema e hiperemia difusa, associado à presença de hemorragias em farpa peripapilares. Qual o diagnóstico clínico mais provável?
Alternativas
Q3035975 Medicina
A cirurgia de facoemulsificação para extração da catarata consiste em uma série de etapas que devem ser realizadas após preparação inicial com técnicas de paramentação, antissepsia e anestesia. Com base na indicação dos termos a seguir, preencha os parênteses na ordem sequencial em que ocorrem as etapas abaixo.
( ) Fracionamento do núcleo. ( ) Incisão da córnea. ( ) Hidrodissecção. ( ) Capsulorrexe.

A sequência correta em que ocorrem as etapas acima é:
Alternativas
Q3035976 Medicina
Marque a opção que apresenta uma patologia que não deve ser considerada no diagnóstico diferencial de um lactente com leucocoria.
Alternativas
Q3035977 Medicina
Sobre o glaucoma, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O aumento da pressão intraocular acima de 21 mmHg define essa condição.
( ) O glaucoma primário de ângulo fechado é a forma clínica mais comum dessa doença.
( ) Pelo fato de a maioria dos pacientes serem assintomáticos inicialmente, estes demoram a procurar atendimento oftalmológico.
( ) A miopia constitui-se como um fator de risco para o glaucoma primário de ângulo aberto, ao passo que no glaucoma de ângulo fechado, a hipermetropia contribui para o aparecimento da doença.
Alternativas
Q3035978 Medicina
Criança, 6 anos de idade, apresenta queixa de baixa acuidade visual, vermelhidão e fotofobia. Mãe relata atraso no desenvolvimento, baixa audição e dentes pequenos. Não sabe informar bem sobre o passado obstétrico, pois a criança é adotada. Ao exame ocular, observa-se mancha salmão, uveíte anterior granulomatosa e “vasos fantasmas”. Qual o provável diagnóstico?
Alternativas
Q3035979 Medicina
Associe as colunas relacionando as malformações congênitas das pálpebras com suas respectivas características.
Malformações congênitas (1) Coloboma (2) Euribléfaro (3) Epibléfaro (4) Telecanto

Características  ( ) É uma dobra horizontal extra de pele que se estende ao longo da margem palpebral anterior, gerando verticalização dos cílios. ( ) Consiste no aumento da distância entre os cantos mediais dos olhos. ( ) Desenvolvimento incompleto das pálpebras devido à falha na migração do ectoderma da pálpebra. ( ) Alargamento horizontal da fissura palpebral com mau posicionamento do canto lateral, geralmente associado a ectrópio.

A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Q3035980 Medicina
Paciente, sexo masculino, 20 anos, comparece ao servico de oftalmologia com queixa de baixa acuidade visual no olho esquerdo, com 3 dias de evolução. Nega sintomas associados. Paciente desconhece comorbidades prévias e nega uso de medicamentos. Ao exame, apresenta acuidade visual no OE 20/100 e presença de lesões sub-retinianas amarelo-pálidas. OD sem alterações ao exame. Imagens do OCT do paciente abaixo.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Banca Examinadora, 2024.
Durante propedêutica laboratorial, o paciente mostrou-se reagente à sorologia específica para uma doença. Qual doença sistêmica provavelmente o paciente apresenta que poderia levar a esse acometimento oftalmológico? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: B
6: D
7: A
8: B
9: B
10: D
11: A
12: B
13: D
14: D
15: C
16: C
17: A
18: A
19: A
20: A