Questões de Concurso Militar CSM 2017 para Primeiro Tenente - Fisioterapia

Foram encontradas 50 questões

Q831343 Fisioterapia
Assinale a opção que apresenta uma contraindicação para o uso do suporte ventilatório não invasivo (VNI).
Alternativas
Q831344 Fisioterapia
A Organização Mundial da Saúde reconhece que há indícios consistentes do aumento de casos da síndrome de Guillain-Barré em regiões afetadas pelo Vírus Zica. A relação entre a síndrome e a infecção por Zica foi primeiramente detectada no surto na Polinésia Francesa em 2013-2014. São características da síndrome de Guillain-Barré
Alternativas
Q831345 Fisioterapia
A sarcopenia nos idosos está associada a mudanças intrínsecas do tecido muscular caracterizadas por
Alternativas
Q831346 Fisioterapia
Quanto aos transtornos do controle motor, o quadro clínico que apresenta massa muscular normal, contração muscular involuntária (coreia), tônus muscular variável e controle postural anormal é compatível com 
Alternativas
Q831347 Fisioterapia

Coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

( ) As principais causas de hipoxemia são hipoventilação, comprometimento da difusão, shunt, desigualdade da ventilação / perfusão.

( ) A acidose respiratória é causada por retenção de CO2, a qual reduz o denominador da equação Henderson-Hasselback e deprime o pH.

( ) A alcalose respiratória é vista na hiperventilação aguda, na qual o pH eleva-se. Em grandes altitudes, a compensação ocorre à medida que o rim excreta bicarbonato.

( ) A alcalose metabólica pode ocorrer quando um paciente com doença pulmonar de longa duração e acidose respiratória compensada é ventilado demasiadamente.

( ) A acidose lática é uma outra forma de acidose metabólica e isso pode complicar a insuficiência respiratória ou cardíaca aguda severa por hipóxia tecidual. Se esse paciente for ventilado artificialmente, o pH permanecerá abaixo de 7.4 quando a PCO2 retornar ao normal. 

Alternativas
Q831348 Fisioterapia
A avaliação da força muscular em pacientes sedados pode ser mensurada por meio de sua habilidade de levantar o membro contra a gravidade em resposta a um estimulo doloroso. Porém , quando o paciente é cooperativo, o Medical Research Council (MRC) faz pontuação sobre a força muscular periférica. Com relação ao MRC , assinale a opção correta.
Alternativas
Q831349 Fisioterapia
A avaliação do status funcional do paciente idoso é o contraponto do bom atendimento geriátrico. A escala que leva em consideração a comunicação, a interação social, as atividades domésticas, o trabalho, o lazer e as atividades cotidianas do idoso, ou seja, as atividades instrumentais da vida diária, denomina-se Escala de
Alternativas
Q831350 Fisioterapia

Os ritmos cardíacos anormais podem ser detectados e descritos pelos traçados que produzem. Sendo assim, correlacione os ritmos cardíacos às suas definições e assinale a opção correta.


RITMOS CARDÍACO

I- Taquicardia Ventricular

II- Flutter

III- Bloqueio atrioventricular de 1°grau

IV- Fibrilação

V- Bloqueio A-V de 3°grau 


DEFINIÇÕES

( ) Marcapassos ectópicos ventriculares fazem com que os ventrículos batam rápida e independentemente. A frequência é superior a 100bpm.

( ) A lesão do nó AV provoca alentecimento da condução do impulso e é refletida por alterações do intervalo P-R. A velocidade de condução é superior a 20 segundos.

( ) Causada pela reciclagem contínua das ondas elétricas, conhecida como ritmo circular.

( ) Frequências extremamente rápidas (200 - 300 bpm), mas coordenadas.

( ) Nenhuma onda atrial consegue passar através do nó AV até os ventrículos. Os átrios são ritmados pelo nó SA e os ventrículos pelo marcapasso ectópico. 

Alternativas
Q831351 Fisioterapia
Na transição da vida intrauterina para uma vida extrauterina, ocorrem várias alterações fisiológicas complexas. Com relação à circulação sanguínea do recém-nascido a termo, sabe-se que o canal arterial se fecha em consequência de alguns fatores. Assinale a opção que apresenta um desses fatores.
Alternativas
Q831352 Fisioterapia
Com relação à polineuropatia simétrica distal, forma mais comum de neuropatia na infecção por SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida), assinale a opção correta.
Alternativas
Q831353 Fisioterapia
Com relação à fratura por estresse na perna, assinale a opção que apresenta corretamente o quadro clínico e exames de imagens utilizados para diagnóstico.
Alternativas
Q831354 Fisioterapia
A partir de estimulações nervosas periféricas especializadas, os nociceptores tornam-se excitados com a estimulação mecânica, elétrica e química, além da constrição e dilatação dos vasos. Sendo assim, assinale a opção correta com relação à anatomia da dor. 
Alternativas
Q831355 Fisioterapia
As articulações tarsometatarsais são compostas pelas bases dos cinco ossos metatarsais, além dos ossos
Alternativas
Q831356 Fisioterapia
No Brasil, a ataxia espinocerebelar é o tipo 3, também conhecida como doença de Machado-Joseh, cujos sinais neurológicos são:
Alternativas
Q831357 Fisioterapia
Sobre a utilização da PEEP e seus efeitos sistêmicos, pode-se afirmar que ocorre
Alternativas
Q831358 Fisioterapia
O fator natriurético atrial atua
Alternativas
Q831359 Fisioterapia
De acordo com as diretrizes brasileiras de ventilação mecânica 2013, assinale a opção correta referente à estratégia ventilatória no paciente DPOC.
Alternativas
Q831360 Fisioterapia
A neoglicogênese é a formação de glicose, a partir de moléculas não carboidratos, que ocorre quando em jejum prolongado associado ao baixo nível de secreção de insulina, juntamente com a secreção elevada de glucagon. Portanto, qual é a enzima responsável pela utilização do glicogênio hepático como fonte adicional de glicose sanguínea?
Alternativas
Q831361 Fisioterapia
A Medida de Independência Funcional (FIM) avalia a eficácia da terapia sobre a independência funcional do paciente. A respeito da FIM, é correto afirmar que
Alternativas
Q831362 Fisioterapia
Como é denominado o nervo que é essencialmente motor, mas contém fibras proprioceptivas dos músculos que ele inerva, que é formado por uma raiz craniana (bulbar) e uma raiz espinhal a qual inerva os músculos esternocleidomastoideo e trapézio? 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: D
4: A
5: E
6: B
7: A
8: D
9: C
10: E
11: C
12: A
13: C
14: C
15: C
16: A
17: A
18: B
19: D
20: C