No ano de 2010, o Rio de Janeiro foi o primeiro estado da f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: PM-RJ Prova: FGV - 2024 - PM-RJ - Soldado |
Q2447721 Direitos Humanos
No ano de 2010, o Rio de Janeiro foi o primeiro estado da federação a instituir um sistema estadual de prevenção e combate à tortura no âmbito do Poder Legislativo, com a constituição de um comitê estadual e um mecanismo estadual de prevenção e combate à tortura.


Sobre o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (SNPCT), é correto afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lei n° 12.847/2013

LETRA E - Art. 2º O SNPCT será integrado por órgãos e entidades públicas e privadas com atribuições legais ou estatutárias de realizar o monitoramento, a supervisão e o controle de estabelecimentos e unidades onde se encontrem pessoas privadas de liberdade, ou de promover a defesa dos direitos e interesses dessas pessoas.

§ 1º O SNPCT será composto pelo Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura - CNPCT, pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura - MNPCT, pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária - CNPCP e pelo órgão do Ministério da Justiça responsável pelo sistema penitenciário nacional.

➔ Não Se Admite A Tortura, Nem Mesmo Em Caso De:

◆ Estado de guerra;

◆ Ameaça de guerra;

◆ Estado de sítio ou de emergência;

◆ Comoção ou conflito interno;

◆ Suspensão das garantias constitucionais;

◆ Instabilidade política interna;

◆ Outras emergências ou calamidades públicas.

➔ Medidas Que Devem Ser Adotadas Pelos Estados A Fim De Evitar A

Tortura:

◆ Tipificação penal da tortura, com penas severas;

◆ Treinamento de servidores das instituições penitenciárias;

◆ Viabilizar o acesso da vítima a formas e meios de denúncia dos atos praticados;

◆ Promover adequada compensação às vítimas de tortura; e

◆ Vedar a utilização de provas obtidas mediante tortura em processos.

@locomotiva_resumos

A) Art. 2º O SNPCT será integrado por órgãos e entidades públicas e privadas com atribuições legais ou estatutárias de realizar o monitoramento, a supervisão e o controle de estabelecimentos e unidades onde se encontrem pessoas privadas de liberdade, ou de promover a defesa dos direitos e interesses dessas pessoas.

§ 2º O SNPCT poderá ser integrado, ainda, pelos seguintes órgãos e entidades, dentre outros: [...]

VII - corregedorias e ouvidorias de polícia, dos sistemas penitenciários federal, estaduais e distrital e demais ouvidorias com atuação relacionada à prevenção e combate à tortura, incluídas as agrárias;

Dessa forma, INCORRETA a afirmativa.

B) Na verdade, uma das diretrizes do SNPCT é o respeito aos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade.

Art. 5º São diretrizes do SNPCT:

I - respeito integral aos direitos humanos, em especial aos direitos das pessoas privadas de liberdade;

II - articulação com as demais esferas de governo e de poder e com os órgãos responsáveis pela segurança pública, pela custódia de pessoas privadas de liberdade, por locais de internação de longa permanência e pela proteção de direitos humanos; e

III - adoção das medidas necessárias, no âmbito de suas competências, para a prevenção e o combate à tortura e a outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes.

Assim, INCORRETA a afirmativa.

C) Na realidade, o SNPCT atuará de forma articulada com as demais esferas de governo e de poder.

Art. 1º Fica instituído o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura- SNPCT, com o objetivo de fortalecer a prevenção e o combate à tortura, por meio de articulação e atuação cooperativa de seus integrantes, dentre outras formas, permitindo as trocas de informações e o intercâmbio de boas práticas.

Portanto, INCORRETA a afirmativa.

D) Ao contrário do afirmado, o SNPCT está em acordo com o Protocolo Facultativo à Convenção das Nações Unidas contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes, promulgado pelo Decreto nº 6.085, de 19 de abril de 2007. Observe o que dispõe a Lei 12847/13:

Art. 13. A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República fomentará a criação de mecanismos preventivos de combate à tortura no âmbito dos Estados ou do Distrito Federal, em consonância com o Protocolo Facultativo à Convenção das Nações Unidas contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes, promulgado pelo Decreto nº 6.085, de 19 de abril de 2007.

ADEMAIS, não há exceções para a prática de tortura!!!!

Dessa maneira, a afirmativa também está INCORRETA.

E) CORRETA. De fato, é o que prevê a Lei 12847/13:

Art. 2º, § 1º O SNPCT será composto pelo Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura - CNPCT, pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura - MNPCT, pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária - CNPCP e pelo órgão do Ministério da Justiça responsável pelo sistema penitenciário nacional.

-

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo