Questões de Concurso
Comentadas sobre mensuração e avaliação de itens patrimoniais em contabilidade pública
Foram encontradas 42 questões
O estoque final será no valor de
O aumento no valor contábil da classe do ativo decorrente de uma reavaliação terá como contrapartida uma conta de variação patrimonial aumentativa no resultado do exercício.
Para evitar que apenas alguns ativos sejam reavaliados, os itens de uma classe de ativos intangíveis devem ser reavaliados simultaneamente.
O valor justo de terrenos e edifícios é normalmente determinado com base no custo histórico.
Se o Município optar por adotar o tratamento padrão para os custos dos empréstimos, deverá:
I. propriedade legal; II. capacidade de realizar transações sem contraprestação; III. existência de obrigação legal ou legalmente vinculada; IV. acesso ao recurso ou à capacidade de negar ou restringir o acesso.
São indicadores que podem subsidiar a análise quanto à existência de controle de um recurso somente os apontados em:
As receitas podem ter como origem tanto transações com contraprestação como transações sem contraprestação.
Para atender ao disposto no inciso III do Art. 106 da Lei no 4.320/1964, o saldo contábil que reflete a correta mensuração dos bens em almoxarifado deve ser de:
Considerando essa informação, o contador do ente deverá realizar o seguinte registro contábil no sistema patrimonial:
Sabendo-se que o resultado apurado pelas investidas se refere ao primeiro exercício financeiro após a aquisição e considerando as normas do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) para aplicação do Método da Equivalência Patrimonial (MEP), o resultado da equivalência patrimonial na Cia. Alfa:
Essa contratação deve ser tratada como:
O custo histórico é uma base que pode ser usada tanto para a mensuração de um ativo imobilizado quanto para a mensuração de uma provisão.
Pode ser estabelecido um novo prazo de vida útil para um bem que já tenha sido usado anteriormente à sua posse pela administração pública.
Assinale a opção que indica, respectivamente, a contabilização e a mensuração do terreno na data da aquisição.
Para esses casos, o MCASP dispõe sobre o critério do valor do conjunto, o qual:
O custo de um ativo imobilizado adquirido por meio de uma transação sem contraprestação deve ser mensurado pelo seu valor em uso na data da aquisição.