Questões de Concurso Comentadas sobre direito empresarial (comercial)

Foram encontradas 5.148 questões

Q3170298 Direito Empresarial (Comercial)
O direito empresarial é um ramo do direito privado que regula as atividades econômicas de empresas e empresários. Ele abrange um conjunto de normas e princípios que disciplinam a criação, organização, funcionamento, dissolução e responsabilidades das empresas. Dentre os aspectos tratados pelo direito empresarial, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3167896 Direito Empresarial (Comercial)

Endosso é um termo que pode ter diferentes significados, dependendo do contexto. Na assinatura de documentos ele possui elevada significância. Assinale a alternativa correspondente ao tipo de endosso que corresponde a um ato jurídico que transfere o crédito de um título de crédito a outra pessoa, tornando-a o titular do crédito. 

Alternativas
Q3160184 Direito Empresarial (Comercial)
Uma das incumbências do profissional contábil envolve o domínio das diferentes estruturas jurídicas possíveis para a criação de entidades empresariais. Qual tipo de sociedade caracteriza-se pela divisão de seu capital em ações, responsabilizando cada acionista apenas pelo valor das ações que subscreve ou adquire:
Alternativas
Q3153884 Direito Empresarial (Comercial)
Julgue os próximos itens, referentes às operações societárias.

I O ato de transformação está condicionado à liquidação ou dissolução da sociedade transformada.
II Uma vez aprovada a incorporação, a incorporada será extinta, devendo a incorporadora promover a respectiva averbação no registro próprio.
III A fusão pressupõe extinção das sociedades que se unem, para dar origem a uma sociedade nova.


Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q3151572 Direito Empresarial (Comercial)
O ato unilateral que, realizado no próprio título, opera a transferência dos títulos à ordem é denominado
Alternativas
Q3151563 Direito Empresarial (Comercial)
A respeito do direito de empresa, assinale a opção correta.
Alternativas
Q3150392 Direito Empresarial (Comercial)
Com base nas disposições do Código Civil em vigor referentes à empresa e às sociedades empresárias, assinale a opção correta.
Alternativas
Q3131709 Direito Empresarial (Comercial)
É considerada microempresa a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário a que se refere o art. 966 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desde que:
Alternativas
Q3129291 Direito Empresarial (Comercial)
A fictícia empresa Capital Bom Negócio S/A adquiriu à vista, mediante taxas e juros, duplicatas a vencer sacadas em favor da, também fictícia, Empresa Primavera Ltda., emitidas em razão de vendas realizadas a prazo pela empresa em questão.

Na hipótese, o contrato celebrado entre o banco e a empresa denomina-se
Alternativas
Q3129290 Direito Empresarial (Comercial)
A fictícia empresa Metalúrgica Alvorada S/A teve deferido seu pedido de processamento de recuperação judicial, sendo certo que uma das consequências desse deferimento foi a suspensão das execuções contra ela ajuizadas, bem como daquelas dos credores particulares do sócio solidário, relativas aos créditos sujeitos à recuperação judicial. Referida suspensão perdurará pelo prazo, que poderá ser prorrogado uma única vez por igual período desde que o devedor não concorra com a superação do lapso temporal, de 
Alternativas
Q3113962 Direito Empresarial (Comercial)
O plano de recuperação judicial da sociedade empresária Paiaguá & Nobres Ltda. foi rejeitado pelos credores na assembleia-geral convocada para deliberar sobre ele. Das três classes de credores presentes, o plano obteve a aprovação por 88% (oitenta e oito) por cento dos credores trabalhistas, mas foi rejeitado pelos credores das demais classes, ou seja, da classe III (credores quirografários) e da classe IV (credores enquadrados como microempresa e empresa de pequeno porte). Considerando-se este cenário, é correto afirmar que
Alternativas
Q3113376 Direito Empresarial (Comercial)

Acerca das sociedades nacional e estrangeira, bem como da desconsideração da personalidade jurídica, julgue o item seguinte. 


A sociedade nacional, organizada em conformidade com a lei brasileira, cuja sede de administração seja localizada no Brasil não poderá ser objeto de mudança de nacionalidade sem o consentimento unânime dos sócios ou acionistas.

Alternativas
Q3113375 Direito Empresarial (Comercial)

Acerca das sociedades nacional e estrangeira, bem como da desconsideração da personalidade jurídica, julgue o item seguinte. 


A sociedade estrangeira autorizada a funcionar no Brasil é obrigada a ter, permanentemente, representante neste país, com poderes para resolver quaisquer questões e receber citação judicial em nome da sociedade. 

Alternativas
Q3113373 Direito Empresarial (Comercial)

A respeito da transformação e da fusão de sociedades, julgue o item subsecutivo. 


O ato de transformação acarreta a dissolução ou liquidação da sociedade transformada e deve obedecer aos preceitos reguladores da constituição própria do tipo de sociedade em que ela irá converter-se. 

Alternativas
Q3113372 Direito Empresarial (Comercial)

A respeito da transformação e da fusão de sociedades, julgue o item subsecutivo. 


A fusão acarreta a extinção das sociedades que se unem, criando-se uma sociedade nova, que as sucederá nos direitos e nas obrigações assumidas. 

Alternativas
Q3113371 Direito Empresarial (Comercial)

Julgue o item que se segue, de acordo com a Lei n.º 6.404/1976 (Lei das Sociedades Anônimas). 


Ações de fruição podem ser emitidas em substituição às ações ordinárias integralmente amortizadas desde que tenha sido distribuído ao acionista, a título de antecipação, valor que este teria direito a receber em caso de liquidação da companhia, mantendo, porém, a sua prerrogativa de usufruir dos direitos e das vantagens da ação amortizada. 



Alternativas
Q3113369 Direito Empresarial (Comercial)

Julgue o seguinte item, referente às sociedades coligadas e às cooperativas. 


Sociedade coligada ou filiada é aquela de cujo capital outra sociedade participa com percentual superior a 10% e detém o controle sobre a primeira, controlando-a. 

Alternativas
Q3113368 Direito Empresarial (Comercial)

Julgue o seguinte item, referente às sociedades coligadas e às cooperativas. 


Na sociedade cooperativa, as quotas de capital podem, em razão de herança, ser transferidas a terceiros estranhos à sociedade. 

Alternativas
Q3113367 Direito Empresarial (Comercial)

No que concerne às sociedades personificadas e não personificadas, julgue o item a seguir. 


Podem compor o quadro societário das sociedades em nome coletivo pessoas físicas e jurídicas, as quais, na condição de sócias, respondem subsidiariamente pelas obrigações sociais.

Alternativas
Q3113366 Direito Empresarial (Comercial)

No que concerne às sociedades personificadas e não personificadas, julgue o item a seguir. 


Na sociedade em comandita simples, os sócios comanditários são pessoas físicas, que respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: D
5: C
6: B
7: C
8: A
9: B
10: D
11: C
12: C
13: C
14: E
15: C
16: C
17: E
18: E
19: E
20: E