Questões de Concurso Sobre lei nº 9.782-1999 em direito sanitário

Foram encontradas 237 questões

Q3084765 Direito Sanitário
A Lei 9.782, de 26 de janeiro de 1999 definiu o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Segundo esse dispositivo legal, é competência da União no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária
Alternativas
Q3075979 Direito Sanitário
A Lei Federal 9.782/1999 estabelece que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável por: 
Alternativas
Q3075978 Direito Sanitário
De acordo com a Lei Federal n° 9.782/1999, o conceito de vigilância sanitária inclui: 
Alternativas
Q3054705 Direito Sanitário

A Lei n°. 9.782/99, define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde. A lei estabelece que a Agência poderá delegar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a execução de atribuições que lhe são próprias, excetuada: 

Alternativas
Q3054681 Direito Sanitário
As opções a seguir apresentam bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de acordo com a Lei nº 9.782/1999, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3038631 Direito Sanitário
Considerando que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos a ela, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados. É de Competência da Anvisa, de acordo com a Lei 9.782/99, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) exceto a alternativa: 
Alternativas
Q3037212 Direito Sanitário

De acordo com o art. 8º, § 1º da Lei 9782/1999, § 1º Consideram-se bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência, entre outros:


Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q3037211 Direito Sanitário

De acordo com o art. 2º, § 1º da Lei 9782/1999 A competência da União será exercida:


I. Pelo Ministério da Saúde, no que se refere à formulação, ao acompanhamento e à avaliação da política nacional de vigilância sanitária e das diretrizes gerais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.


II. Pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVS, em conformidade com as atribuições que lhe são conferidas por esta Lei.


III. Pelos demais órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, cujas áreas de atuação se relacionem com o sistema.


Está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Ano: 2006 Banca: CONSULPLAN Órgão: CEAGESP Prova: CONSULPLAN - 2006 - CEAGESP - Fiscal |
Q2949795 Direito Sanitário

De acordo com a Instrução Normativa SARC/ANVISA/INMETRO nº 009 de 12 de novembro de 2002 as embalagens destinadas ao acondicionamento de produtos hortícolas "in natura" devem atender, sem prejuízo das exigências dispostas nas demais legislações específicas, a alguns requisitos. Marque alternativa que NÂO corresponde a esses requisitos:

Alternativas
Q2946384 Direito Sanitário

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a ascaridíase, causada por um verme denominado Ascaris lumbricoides, é uma das infecções mais prevalentes no mundo, atingindo mais de um bilhão de pessoas. Uma medida profi lática contra essa verminose é o(a)

Alternativas
Q2946380 Direito Sanitário

Um dos elementos fundamentais da cadeia epidemiológica das doenças infecciosas é o reservatório do agente infeccioso. No caso das doenças respiratórias transmissíveis, o tipo de reservatório predominante é o(a)

Alternativas
Q2946356 Direito Sanitário

Assinale a opção que indica a medida de prevenção da transmissão da raiva.

Alternativas
Q2946350 Direito Sanitário

O agente etiológico da doença de Chagas, Trypanossoma cruzi, é classifi cado como protozoário por ser um

Alternativas
Q2946340 Direito Sanitário

Assinale a opção que apresenta uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Alternativas
Q2926902 Direito Sanitário

A fiscalização e a inspeção são as atividades mais tradicionais da Vigilância Sanitária em serviços de saúde.

Com base na afirmação acima, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Ano: 2006 Banca: IPAD Órgão: HEMOPE Prova: IPAD - 2006 - HEMOPE - Farmacêutico industrial |
Q2912498 Direito Sanitário

A Resolução - RDC nº 46, de 18 de maio de 2000, aplica o Regulamento Técnico para a Produção e Controle de Qualidade de Hemoderivados de Origem Plasmática. Nesta RDC, o plasma obtido de uma unidade de sangue total, separado em sistema fechado, cujo processo de congelamento se completou em mais de 8 horas após a coleta, devendo ser estocado a temperatura não superior a -20ºC (vinte graus Celsius negativos) corresponde ao:

Alternativas
Ano: 2006 Banca: IPAD Órgão: HEMOPE Prova: IPAD - 2006 - HEMOPE - Farmacêutico industrial |
Q2912493 Direito Sanitário

A Resolução - RDC Nº 210, de 04 de agosto de 2003, em suas CONSIDERAÇÕES GERAIS estabelece que os medicamentos registrados somente devem ser produzidos por fabricantes licenciados, detentores de Autorização para Fabricação e que tenham suas atividades regularmente inspecionadas pelas Autoridades Sanitárias Nacionais competentes. Neste sentido, analise as seguintes afirmativas:

1. O Regulamento de Boas Práticas de Fabricação (BPF) deve ser tomado como referência na inspeção de instalações da fábrica, dos processos de produção e controle de qualidade e como material de treinamento dos inspetores na área de medicamentos, assim como, no treinamento de profissionais responsáveis pelo processo de produção e de Controle de qualidade nas indústrias.

2. As BPF são aplicáveis a todas as operações envolvidas na fabricação de medicamentos, incluindo aqueles medicamentos em desenvolvimento destinados a ensaios clínicos.

3. As BPF não abrangem aspectos ligados à segurança do pessoal envolvido no processo de fabricação, pois tais aspectos são regulamentados por legislação especifica. 4. As áreas de produção devem ser regularmente monitoradas durante o período de produção e em repouso, a fim de assegurar o cumprimento das especificações da área.

5. As áreas de produção devem ser iluminadas, de acordo com a necessidade de cada operação, especialmente nos locais onde for realizado o controle visual na linha de produção

São verdadeiras as afirmativas

Alternativas
Q2910640 Direito Sanitário

A respeito aos programas de sanitização e higiene, analise as seguintes afirmativas:

I - O aspecto mais importante em sanitização é o comprometimento em eliminar as fontes potenciais de contaminação.

II - O alto nível de sanitização e higiene exigido para a produção de medicamentos deve ser observado obrigatoriamente em todos os procedimentos de fabricação de produtos estéreis e opcionalmente para produtos não estéreis.

III - O alto nível de sanitização e higiene exigido para a produção de medicamentos deve ser observado em todos os procedimentos de fabricação.

IV - As atividades de sanitização e higiene devem abranger pessoal, instalações, equipamentos e aparelhos, materiais de produção e recipientes, produtos para limpeza e desinfecção e qualquer outro aspecto que possa constituir fonte de contaminação para o produto.

É (são) correta(s) apenas

Alternativas
Q2910612 Direito Sanitário

O laboratório de microbiologia exerce importante papel no controle da infecção hospitalar, orientando os procedimentos corretos quanto à coleta e transporte de amostras biológicas destinadas às culturas no laboratório. Quanto ao material biológico e seu modo, apropriado, de coleta e tempo crítico para entrega ao laboratório, podemos afirmar, corretamente.

Alternativas
Q2910602 Direito Sanitário

Marque a opção verdadeira.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: A
5: C
6: D
7: C
8: D
9: B
10: A
11: A
12: D
13: B
14: A
15: C
16: D
17: D
18: C
19: B
20: D