Questões de Concurso Comentadas sobre microbiologia em veterinária em veterinária

Foram encontradas 407 questões

Q3036543 Veterinária
Um cão é levado a uma clínica veterinária devido a comportamento agressivo, salivação excessiva e dificuldade de deglutição. Considerando a suspeita de raiva, o veterinário opta por realizar exames moleculares para confirmar o diagnóstico.
Nesse contexto, qual técnica molecular seria mais apropriada para detectar o vírus da raiva?
Alternativas
Q3035554 Veterinária
A microbiologia e a inspeção de produtos lácteos, como creme e manteiga, são essenciais para garantir a qualidade e a segurança alimentar. O controle microbiológico desses produtos visa identificar e controlar microrganismos patogênicos e indicadores de deterioração que podem comprometer a saúde pública e a qualidade do produto. A inspeção inclui a realização de testes laboratoriais para verificar a presença de bactérias patogênicas, como *Salmonella spp.* e *Listeria monocytogenes*, bem como a avaliação de indicadores de qualidade, como contagem de bactérias lácticas e de coliformes.

Sobre a microbiologia e a inspeção de creme e manteiga, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3016851 Veterinária
Em uma análise microbiológica de carne bovina, foi detectada a presença de Escherichia coli em um nível superior ao limite legal. A interpretação mais adequada para este resultado é:
Alternativas
Q3016849 Veterinária
Em um frigorífico de bovinos, é o método de amostragem mais adequado para coletar amostras de carne moída para análise microbiológica:
Alternativas
Q2946186 Veterinária

O carbúnculo hemático é uma zoonose que acomete profissionais que lidam com carne. O agente etiológico denomina-se

Alternativas
Ano: 2009 Banca: COSEAC Órgão: MDA Prova: COSEAC - 2009 - MDA - Médico veterinário |
Q2926809 Veterinária
Embora a salga esteja relacionada entre um dos métodos de conservação mais antigos e utilizados em larga escala no Brasil em produtos de origem animal, o peixe salgado pode deteriorar-se devido à possibilidade de proliferação de:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CEFET-BA Órgão: UFRB Prova: CEFET-BA - 2013 - UFRB - Médico veterinário |
Q2923946 Veterinária

Biosseguridade é a denominação da ciência que estuda o conjunto integrado de medidas e procedimentos que previnem ou restringem ao mínimo a introdução, nos rebanhos, dos agentes patogênicos infecciosos.

Sobre essa temática, é correto afirmar:

Alternativas
Q2901841 Veterinária

A variabilidade do período de incubação da raiva depende de fatores como capacidade invasiva, patogenicidade, carga viral do inóculo inicial, ponto de inoculação, idade e imunocompetência do animal, entre outros. Em cães, o período médio de incubação é de

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: IDARON Prova: FUNCAB - 2009 - IDARON - Médico veterinário |
Q2881291 Veterinária

O tratamento térmico necessário para destruir os microrganismos ou seus esporos varia com o tipo de microrganismo, a forma em que o microrganismo se encontra e o ambiente durante o tratamento. Alguns conceitos são essenciais para o entendimento da ação térmica sobre a carga microbiana presente. Sobre esses conceitos, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2802460 Veterinária

Muitas drogas são classificadas como anti-sépticos e desinfetantes, possuindo cada uma delas vantagens e desvantagens características. As características de um anti-séptico ideal incluem as listadas nas alternativas a seguir, EXCETO:

Alternativas
Q2791228 Veterinária

A Raiva dos Herbívoros é uma zoonose, que atinge o sistema nervoso e é causada pelo vírus do gênero:

Alternativas
Q2785971 Veterinária

O desenvolvimento e a vida do microrganismo, além de outros fatores, somente são possíveis em suas faixas preferenciais de temperatura. Cada grupo de microrganismos tem sua temperatura ótima de crescimento.


Assinale (V) verdadeira ou (F) falsa levando-se em consideração a sua classificação, segundo a sua seletividade para os diferentes graus calóricos:


( ) Psicrófilos - crescem bem, abaixo de 20ºC, com temperatura ótima entre 14 e 20ºC.

( ) Faixa de letalidade do organismo: É o limite da faixa de crescimento, abaixo do qual o microrganismo não cresce.

( ) Mesófilos - crescem entre 20 e 45ºC, com temperatura ótima: 30 a 36ºC.

( ) Termófilos - crescem acima de 45ºC, com temperatura ótima: 50 a 60ºC.

( ) Termodúricos - crescem acima de 60 a 80ºC, são muito resistentes ao calor.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Q2785969 Veterinária

Infecta primariamente herbívoros domésticos como bovinos, ovinos, caprinos e equinos. A infecção costuma ocorrer pelo contato com produtos animais infectados ou poeiras contaminadas por esporos, que são inoculadas por abrasões da pele ou inaladas. Os esporos são altamente resistentes a agentes físicos ou químicos e podem permanecer viáveis por muitos anos em pastagens contaminadas ou materiais animais. Produz duas exotoxinas codificadas por plasmídeos: o fator de edema e o fator letal. São gram-positivos, organismos aeróbicos facultativos ou estritos. Estas características correspondem ao:

Alternativas
Q2785967 Veterinária

Scrapie pertence ao grupo das encefalopatias espongiformes que ocorre em animais e humanos. Cursa com perda neuronal progressiva, crônica, sem natureza inflamatória. A enfermidade ocorre principalmente em ovinos mas os caprinos podem ser afetados. O prurido é o sinal clínico dominante quando a doença está evidente, além de ranger de dentes ou ataxia e incordenação com hipermetria. Esta doença tem como agente etiológico:

Alternativas
Ano: 2010 Banca: FADESP Órgão: PM-PA Prova: FADESP - 2010 - PM-PA - Médico veterinário |
Q2775757 Veterinária

A capacidade de um agente infeccioso uma vez instalado no organismo do homem e de outros animais produzir sintomas em maior ou menor proporção entre os hospedeiros infectados refere-se à

Alternativas
Ano: 2010 Banca: FADESP Órgão: PM-PA Prova: FADESP - 2010 - PM-PA - Médico veterinário |
Q2775746 Veterinária

A pasteurização visa destruir microrganismos patogênicos não esporulados e reduzir significativamente a microbiota banal, de modo a oferecer ao consumidor um produto seguro, com vida útil aceitável, para ser consumido em pouco tempo. Na HTST são empregadas temperaturas e tempo de respectivamente

Alternativas
Q2775334 Veterinária

Trata-se de uma doença infectocontagiosa que causa grandes impactos econômicos, que acomete primariamente equídeos. Manifesta-se de forma aguda ou crônica, e caracteriza-se pelo aparecimento de nódulos e ulcerações no trato respiratório e/ou na pele. O período de incubação pode variar de alguns dias até vários meses. Sinais como claudicação e secreções nasais auxiliam o diagnóstico. A transmissão se dá, principalmente, por via digestiva, e os principais achados patológicos são áreas de pneumonia, circulares ou não, abcessos pulmonares múltiplos, de tamanhos variados, formando cavidades. Assinale a alternativa que apresenta a doença de notificação obrigatória que melhor pode ser diagnosticada com o quadro clínico apresentado.

Alternativas
Q2775321 Veterinária

As infecções provocadas pelas bactérias do gênero Salmonella são universalmente consideradas uma das principais causas de doenças transmitidas por alimentos. Analise as características apresentadas a seguir e assinale quais são características das bactérias causadas de salmoneloses.

I – Bacilos Gram-negativos;

II – São capazes de formar esporos;

III – Aeróbios estritos;

IV – catalase positivos.

Alternativas
Q2775303 Veterinária

A Febre Aftosa é uma enfermidade vesicular, infectocontagiosa, e o seu controle é de grande importância para a agropecuária nacional. Utilizando de seus conhecimentos sobre os métodos de controle e erradicação, e tendo como base o cenário atual, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2775278 Veterinária

Os microrganismos capazes de formar esporos são grandes preocupações da indústria alimentícia. Quando estes encontram condições favoráveis, pode ocorrer a reversão da forma de esporo para a forma vegetativa da bactéria, e resultar na multiplicação destes microrganismos em alimentos. Assinale a opção que apresenta apenas bactérias capazes de formar esporos.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: A
5: A
6: C
7: B
8: A
9: B
10: C
11: A
12: B
13: D
14: B
15: D
16: B
17: B
18: D
19: D
20: D