Questões de Concurso
Sobre microrganismos de importância nos alimentos em nutrição
Foram encontradas 99 questões
( ) A contaminação dos alimentos pode ocorrer não só por microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, mas também por parasitas e substâncias químicas.
( ) A salmonela é uma bactéria comumente associada a alimentos malcozidos, especialmente carnes, ovos e laticínios, podendo causar intoxicação alimentar.
( ) Alimentos enlatados com a embalagem amassada ou estufada não representam risco de contaminação, podendo ser consumidos sem nenhum receio.
( ) O resfriamento e o congelamento dos alimentos eliminam por completo todos os microrganismos causadores de doenças.
A sequência do correto julgamento é:
Considerando que as perdas pós-colheita de frutas e hortaliças representam um desafio significativo na cadeia produtiva, impactando a disponibilidade de alimentos e a rentabilidade dos produtores, julgue o item a seguir, acerca de aspectos fisiológicos e tecnologias pós-colheita.
A temperatura de refrigeração é um fator crítico no controle do crescimento microbiano em produtos minimamente processados, mas microrganismos psicrotróficos, como Listeria monocytogenes, podem crescer nessas condições; caso ocorra abuso de temperatura, microrganismos mesofílicos, como Salmonella sp. e Escherichia coli O157:H7, podem se proliferar, o que representa risco à saúde.
Os micro-organismos que deterioram alimentos acarretam alterações sensoriais, impedindo o consumo do alimento contaminado. Se tratando de fungos, o crescimento dos mesmos se dá, principalmente, na presença de condições específicas. Avalie as afirmações a seguir, atribuindo “V” para afirmativas verdadeiras e “F” para afirmativas falsas:
( ) Fungos se desenvolvem melhor em pH básico.
( ) A temperatura ideal para crescimento fúngico é entre 25 e 28°C.
( ) Fungos tem melhor desenvolvimento em substratos ricos em carboidratos.
A alternativa que preenche adequadamente as lacunas, na ordem de cima para baixo, é:
( ) O método de contagem de microrganismos em placas (MCP) pode ser utilizado tanto para contagem de grandes grupos microbianos, como os aeróbios mesófilos, os aeróbios, psicrófilos, os fungos e leveduras.
( ) No MCP, variando o tipo (meio de enriquecimento, meio seletivo, meio seletivo-diferencial) e as condições de incubação (temperatura a atmosfera), é possível selecionar o grupo, gênero e espécie que se deseja contar.
( ) No MCP, o binômio tempo/temperatura de referência para a contagem total de aeróbios psicrotróficos é 10ºC/20 dias, porém há outras condições aceitas em situações particulares, como em amostras de leite (padrão de 30ºC/5 dias).
As afirmativas acima são, respectivamente:
I.As bactérias Gram-negativas adquirem coloração azul quando a coloração de Gram é aplicada a elas.
II.As bactérias Gram-positivas e Gram-negativas têm a coloração diferente após coloração de Gram porque suas paredes celulares são diferentes.
III.As bactérias Gram-positivas adquirem uma coloração róseo-avermelhada após aplicação da coloração de Gram.
É correto o que se afirma em:
• A Doença Transmitida por Alimento (DTA), causada por esse microrganismo, é uma intoxicação gerada pela ingestão de toxinas.
• O microrganismo é anaeróbico.
• Os sintomas da DTA causada por esse microrganismo podem ser neurológicos.
• Produz esporos que podem sobreviver em condições mais desfavoráveis do que a grande maioria dos microrganismos.
As características acima definem o:
Coluna 1 1. Acidulante. 2. Aromatizante. 3. Conservante ou conservador. 4. Edulcorante. 5. Estabilizante.
Coluna 2 ( ) Substância que impede ou retarda a alteração dos alimentos provocada por microrganismos ou enzimas. ( ) Substância que torna possível a manutenção de uma dispersão uniforme de duas ou mais substâncias imiscíveis em um alimento. ( ) Substância ou mistura de substâncias com propriedades aromáticas ou sápidas, capazes de conferir ou reforçar o aroma ou sabor dos alimentos. ( ) Substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos. ( ) Substância diferente dos açúcares que confere sabor doce ao alimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I - Bactérias Gram-positivas são mais exigentes quanto a Atividade de água (Aa) necessária para permitir o crescimento no alimento, exigindo maiores quantidades de Aa para o crescimento do que as bactérias Gram-negativas.
II - O valor de pH em torno da neutralidade (entre 6,5 e 7,5) é considerado ótimo para a maioria dos micro-organismos.
III - Micro-organismos aeróbios requerem valores de potencial de oxirredução positivos para a multiplicação.
É correto afirmar que:
I) Alimentos com valores de pH em torno do neutro (entre 6 e 7) são mais favoráveis para o crescimento da maioria dos microrganismos;
II) Quando maior a atividade água, menor o crescimento microbiano;
III) Os bolores e as leveduras possuem maior tolerância a pH mais baixo, sendo que as leveduras podem se multiplicar em Ph mais baixo que os bolores;
IV) A acidez é um fator intrínseco e a maioria das bactérias preferem ambientes com o pH mais próximo a neutralidade, com algumas exceções como é o caso das bactérias lácteas que já são mais favorecidas no meio ácido;
V) São considerados fatores intrínsecos a umidade, a acidez (PH), o potencial de oxi-redução (Eh) e a composição química.
São verdadeiras as afirmativas: