Questões de Pedagogia - Henri Wallon para Concurso
Foram encontradas 207 questões
( ) Jean Piaget defendeu que o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios universais e sequenciais, nos quais a criança constrói ativamente seu conhecimento a partir de interações com o meio ambiente.
( ) Lev Vygotsky enfatizou a importância do papel social e cultural no desenvolvimento cognitivo, sugerindo que o aprendizado é mediado por instrumentos culturais, como a linguagem, e ocorre através da interação com outros indivíduos.
( ) Henri Wallon destacou a importância das emoções no desenvolvimento humano, argumentando que o desenvolvimento afetivo precede e influencia o desenvolvimento cognitivo, considerando a afetividade e a motricidade como inseparáveis.
( ) Piaget, Vygotsky e Wallon compartilham a ideia de que o desenvolvimento é um processo passivo, no qual a criança absorve informações do ambiente sem interagir ativamente com ele.
( ) Enquanto Piaget focou nas estruturas internas do pensamento da criança, Vygotsky e Wallon deram ênfase às interações sociais e ao contexto cultural como fundamentais para o desenvolvimento.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Henri Wallon, estudioso francês se dedicou ao entendimento do psiquismo humano. Em seus estudos desenvolveu a psicogênese da Pessoa Completa, teoria através da qual explica o desenvolvimento como uma progressiva construção estruturada em cinco estágios sucessivos. Em relação aos estágios de desenvolvimento, é correto afirmar que:
Wallon acreditava que o ser humano é organicamente social. Em seus estudos propôs três eixos que se entrelaçam diferentemente ao longo do desenvolvimento da criança: São eles:
Considerando-se os “estádios” de desenvolvimento cognitivo, associe-os corretamente às suas respectivas características.
ESTÁDIOS
1 - Inteligência sensório-motora (0 a 2 anos)
2 - Pré-operatório ou simbólico (2 a 6-7 anos)
3 - Operatório concreto (7 a 11-12 anos)
4 - Operações formais (11 a 15-16 anos)
CARACTERÍSTICAS
( ) Tanto as operações como as estruturas que se constroem até aproximadamente esta idade são de natureza concreta; permanecem ligadas indissoluvelmente à ação da criança sobre os objetos.
( ) Realiza a transição entre a inteligência propriamente sensório-motora e a inteligência representativa, ocorrendo com transformações lentas e sucessivas.
( ) É de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo; suas realizações formam a base de todos os processos cognitivos do indivíduo.
( ) Por volta dos sete anos a atividade cognitiva da criança torna-se operatória, com a aquisição da reversibilidade lógica. A reversibilidade aparece como uma propriedade das ações da criança, suscetíveis de se exercerem em pensamento ou interiormente.
A sequência correta da associação é