Questões de Concurso
Comentadas sobre henri wallon em pedagogia
Foram encontradas 251 questões
I - Para Vygotsky (1991), o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois os processos de simbolização e de representação a levam ao pensamento abstrato.
II - Freire diz que o jogo e a brincadeira são condições para o aprendizado da criança que desde cedo aprende a ler o mundo, condição esta, para a produção do conhecimento e que, isso se impõe como necessidade.
III - Os resultados revelam que a brincadeira de faz de conta de papéis sociais não possibilita efeitos educativos que exercem influência sobre o desenvolvimento da personalidade das crianças que, ao brincarem, não necessariamente representam as regras, conteúdos e temas advindos das relações sociais.
IV - Segundo Piaget, é no brincar que a criança desenvolve o cognitivo. Já Wallon, aborda a importância da afetividade no desenvolvimento da criança. E por fim Kishimoto, que aborda o brincar contribui para a aprendizagem espontânea da criança.
Segundo a teoria walloniana, o desenvolvimento se dá de forma descontínua e, a cada estágio de desenvolvimento infantil, há uma reformulação dos estágios. A respeito das principais características do estágio sensório-motor, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Trata-se de uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva.
( ) A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar.
( ) Período de intensa exploração do mundo físico em que predominam as relações cognitivas com o meio.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Uma das contribuições centrais de Wallon está em dispor de uma conceituação diferencial sobre emoção, sentimentos e paixão, incluindo todas essas manifestações como um desdobramento de um domínio funcional mais abrangente: a afetividade, sem, contudo, reduzi-los uns aos outros. Assim podemos definir a afetividade como o domínio funcional que apresenta diferentes manifestações que irão se complexificando ao longo do desenvolvimento e que emergem de uma base eminentemente orgânica até alcançarem relações dinâmicas com a cognição, como pode ser visto nos sentimentos.
https://www.scielo.br/j/er/a/9jbsbrcX4GygcRr3BDF98GL
Ao apontar a base orgânica da afetividade, a teoria walloniana resgata o orgânico na formação da pessoa, ao mesmo tempo em que indica que ela vai, gradativamente, sendo transformada pelo(a)
Conforme o trecho acima, podemos compreender que:
Quando o autor diz que o desenvolvimento biológico e o desenvolvimento social são “condições um do outro”, ele quer dizer que:
Uma interpretação correta do trecho acima é a seguinte:
Assinale a alternativa CORRETA sobre as teorias da aprendizagem e o desenvolvimento infantil.
I.Observa o conflito e o desafio como propulsores do desenvolvimento.
II.Desenvolvimento é um processo assistemático e descontínuo.
III.Valorização do ato de brincar pelo adulto.
Fonte: Bernadete Porto. Este Poema Aconteceu: Henri Wallon e a Importância de uma Educação Integral na Formação dos Professores (modificado).
É CORRETO afirmar que:
Acerca do desenvolvimento emocional e social da criança e do adolescente, julgue o item que se segue.
Na perspectiva walloniana, o desenvolvimento é um processo dinâmico, com oscilações e conflitos.
I.Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo precede a aprendizagem, sendo o resultado
II.Vygotsky defende que a aprendizagem é mediada pela interação social e que o desenvolvimento ocorre por meio da internalização de práticas culturais.
III.Wallon enfatizou a integração entre emoção e cognição, afirmando que o desenvolvimento emocional não interfere significativamente no aprendizado.
Está correto o que se afirma em:
Acerca das formulações teóricas de Piaget, Vigotski e Wallon e de suas respectivas contribuições para a pedagogia, julgue o item a seguir.
A concepção de Vigostki sobre a noção de desenvolvimento vai de encontro à de Wallon, uma vez que apenas este considera que tanto as condições orgânicas quanto as condições sociais são aspectos importantes, propulsores ou inibidores do desenvolvimento do indivíduo.