Questões de Concurso
Sobre teorias e práticas para o ensino de história em pedagogia
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Assinale a alternativa INCORRETA sobre a história e a geografia no ensino fundamental.
I – A organização dos conteúdos deve obedecer o princípio da linearidade.
II – É preciso que os conteúdos sejam analisados e abordados de modo a formarem uma rede de significados.
III - Um desenho curricular pode ser, portanto, composto de uma pluralidade de pontos, ligados entre si por uma pluralidade de ramificações ou caminhos, em que nenhum ponto (ou caminho) é privilegiado em relação a um outro, nem subordinado, de forma única, a qualquer um.
Dentro desse contexto, essa realidade deve ser encarada de acordo com os predicativos abaixo, EXCETO:
I – As estratégias traçadas tem por base uma trajetória estratégico-tática que contribui para que o professor que não é pesquisador nem especialista possa compreender certas técnicas e procedimentos que poderão ser empregados no dia a dia docente.
II – De forma prática, são analisadas mais de uma centena de obras cinematográficas.
III – Na obra, há preferência pelo cinema ficcional, cujo conteúdo e cuja utilização em sala de aula têm sido menos discutidos do ponto de vista didático-pedagógico.
São verdadeiras as afirmativas, em consonância com a perspectiva do autor supracitado:
I - Do ponto de vista historiográfico, os trabalhos sobre as disciplinas escolares dedicaram-se, sobretudo até a década de 70, ao estudo da instituição escolar, das políticas educacionais e do pensamento pedagógico como contextos explicativos para os conteúdos ensinados nas escolas e para as metodologias aplicadas a este ensino.
II - Essa forma de abordagem da história das disciplinas e do ensino mostrava, de fato, sua vinculação com uma tradição historiográfica que via o Estado como o centro do processo histórico e, evidentemente, privilegiava fontes que a ele estivessem ligadas.
Leia as asserções abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correta.
I - Nas recentes produções didáticas de história, destinadas aos anos iniciais, há uma expressiva variedade de sugestões, indicações, textos, imagens e exercícios que favorecem o acesso de alunos e professores às leituras e compreensão de múltiplas linguagens.
II - Em geral, as metodologias propostas para o ensino de história, nos livros didáticos, na bibliografia para o professor e nos currículos não exigem que o professor se atualize, pois são metodologias prontas.
Analise as assertivas abaixo, marque, posteriormente, a alternativa correspondente:
I- As metodologias do ensino de história devem partir do contexto da vida do discente, oportunizando a compreensão sobre o mundo.
II - O aluno deve entender o seu posicionamento enquanto sujeito histórico, e, para que isso ocorra, é essencial que ele se enxergue inserido na sociedade, compreendendo que faz parte desse processo.
III - A história deve ser vista como uma oportunidade de reconstruirmos nossas raízes por meio da memória e conhecermos nossa verdadeira identidade e herança cultural.
IV - A proposta curricular sugerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de História apresenta o trabalho com eixos temáticos/conceituais para que a aprendizagem da História seja encaminhada principalmente a partir das experiências cotidianas de alunos e professores.
I – sujeitos escolares (alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos)
II – cultura escolar
III – métricas
IV – padrões de conformidade
É verdadeiro o que se afirma em:
Agora, esse termo indígena no Brasil, eu acho que é só uma apropriação política. Nunca existiu índio no Brasil e vai continuar não existindo índio no Brasil. Ele foi trazido pelo colonizador, pelos portugueses que passaram a chamar todo mundo aqui de índio. Essas pessoas até hoje não se autoafirmam indígenas, a não ser usam a categoria que foi criada pelo colonizador. E que foi usada por esses povos para garantir direitos. Então nós somos índios, temos direitos, vamos garantir os nossos direitos a partir dessa categoria. Mas continua no Brasil existindo os Mendonças do Amarelão, os Potiguara do Catu, os Potiguara do Sagi, os Potiguara da Baía da Traição, os Fulniô de Pernambuco, os Pankararu de Pernambuco, os Xavante, os Tuxá da Bahia, os Caiapó lá na região Norte, os Guarani-Kaiowá que perderam suas terras e estão espalhados em vários Estados. Esses povos continuaram preservando sua etnia, seu povo. Porque todos nós éramos povos de etnias diferentes, de culturas diferentes. A grande maioria não se conhecia, porque para nós, a gente não conhecia quem morava no Norte, lá em 1500, a gente não tinha esse contato. Agora, eu acho que esse termo indígena, fortaleceu muito a partir da década de 70, a partir de toda aquela mobilização indígena que houve contra a ditadura militar e a favor da constituição federal de 88, de militância, de luta, para garantir, assegurar os direitos dentro constituição federal.
Adaptado de: CAMPOS. Tayse. Entrevista concedida para pesquisa de doutoramento (setembro de 2021). Entrevistadora: Andreza de Oliveira Andrade. Comunidade do Amarelão, João Câmara – RN, 2021. Entrevista realizada em 21/09/2022
A respeito da atividade descrita, assinale a afirmativa que descreve corretamente os objetivos alcançados alinhados ao Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar.