Questões de Concurso
Sobre teorias e práticas para o ensino de história em pedagogia
Foram encontradas 721 questões
Destarte, e sobre o ensino de história, é possível compreender que:
Ao final do terceiro ciclo do Ensino Fundamental, os alunos devem demonstrar domínio de diversos conteúdos históricos. Para avaliar essas aprendizagens, relacione cada habilidade descrita na Coluna 1 com o seu respectivo critério de avaliação na Coluna 2:
Coluna 1: Habilidades
1. Compreensão da dinâmica entre sociedade, cultura e natureza ao longo do tempo: Analisar as interações entre esses elementos em diferentes épocas e contextos.
2. Comparação de relações de trabalho: Identificar semelhanças e diferenças entre as relações de trabalho em diferentes períodos históricos.
3. Identificação de laços de identidade e diferenças em relações de trabalho: Reconhecer as transformações e permanências nas formas de trabalho ao longo do tempo.
4. Análise da relação entre sociedade, cultura e natureza em diferentes épocas: Comparar a forma como essas relações se estabeleceram em diferentes momentos históricos.
Coluna 2: Critérios de Avaliação
( ) O aluno consegue comparar diferentes formas de trabalho, identificando suas características, mudanças e permanências ao longo do tempo.
( ) O aluno demonstra capacidade de analisar as interações entre sociedade, cultura e natureza em diferentes épocas históricas, identificando semelhanças e diferenças.
( ) O aluno consegue identificar e comparar as relações entre sociedade, cultura e natureza no presente e no passado, demonstrando compreensão das transformações ocorridas.
( ) O aluno consegue comparar as relações de trabalho atuais com as de outros períodos históricos, identificando semelhanças e diferenças.
Marque a sequência CORRETA:
O uso de música é importante por situar os jovens diante de um meio de comunicação próximo de sua vivência, mediante o qual o professor pode identificar o gosto, a estética da nova geração. Apesar de todas essas vantagens, o uso da música gera algumas questões.
Se existe certa facilidade em usar a música para despertar interesse, um problema se apresenta.
(Circe Maria Fernandes Bittencourt.
Ensino de História: fundamentos e métodos. Adaptado)
Bittencourt, no artigo em análise, refere-se ao problema de
Com raras exceções, mapas, cartas, plantas e atlas geográficos tiveram, ao longo dos séculos XIX e XX, um papel secundário dentre os campos de reflexão do historiador, principalmente do professor de história dos ensinos fundamental e médio.
(Maria Eliza Linhares Borges. Cartografia, poder e imaginário: cartográfica portuguesa e terras além-mar. Em: Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org.). Inaugurando a História e construindo a nação – discursos e imagens no ensino de História)
No artigo citado, Borges aponta que, em geral, no tratamento dado à cartografia histórica,
Uma questão que tem sido debatida é a possibilidade de introdução do método dialético no ensino de História e das demais disciplinas escolares.
(Circe Maria Fernandes Bittencourt.
Ensino de História: fundamentos e métodos)
O método dialético
É comum encontrarmos nos livros das séries iniciais do ensino fundamental capítulos introdutórios sobre as medidas usadas para a localização do tempo, e estas, ao que tudo indica, são ensinadas no início do ano letivo por intermédio de alguns exercícios sobre a contagem dos séculos, com destaque à aprendizagem de algarismos romanos.
(Circe Maria Fernandes Bittencourt.
Ensino de História: fundamentos e métodos. Adaptado)
Segundo Bittencourt, a periodização mencionada pelo excerto
A História cronológica, criada no fim do século XIX, tem sido objeto de críticas pela forma linear com que organiza o tempo, de acordo com a ideologia do progresso.
(Circe Maria Fernandes Bittencourt,
Ensino de História: fundamentos e métodos. Adaptado)
Bittencourt destaca que a citada História cronológica, entre outras críticas,
Um dos elementos considerados hoje imprescindíveis ao procedimento histórico em sala de aula é, sem dúvida, o trabalho com as fontes ou documentos. A ampliação da noção de documento e as transformações na sua própria concepção atingiram diretamente o trabalho pedagógico.
A partir das renovações teóricos-metodológicas da História, como das novas concepções pedagógicas, o uso escolar do documento foi ressignificado.
(Maria Auxiliadora Schmidt. A formação do professor de
História e o cotidiano da sala de aula. Em: Circe Maria Fernandes
Bittencourt (org.). O saber histórico na sala de aula. Adaptado)
Segundo Schmidt, o uso escolar do documento
Mesmo defendendo a liberdade de escolha no processo didático e nele reconhecendo uma área importante de embates políticos, devemos admitir que um sentido maior deve orientar nossa prática no rumo da sociedade democrática [...]
(Maria de Lourdes Monaco Janotti. História, política e ensino. Em: Circe
Maria Fernandes Bittencourt (org.). 6O saber histórico na sala de aula)
Para Janotti, a escola pode contribuir com a construção de uma sociedade democrática ao
O processo de ensino e aprendizagem da História no Ensino Fundamental – Anos Finais está pautado por três procedimentos básicos:
I. Pela identificação dos eventos considerados importantes na história do Ocidente [...], ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.
II. Pelo desenvolvimento das condições necessárias para que os alunos selecionem, compreendam e reflitam sobre os significados da produção, circulação e utilização de documentos [...].
(BRASIL/Ministério da Educação.
BNCC – Base Nacional Comum Curricular:
Ensino Fundamental – História)
O terceiro procedimento básico está relacionado
A busca de autonomia também exige reconhecimento das bases da epistemologia da História, a saber: a natureza compartilhada do ______ e do ___________ o, o conceito de ________ em seus diferentes ritmos e durações, a concepção de documento como suporte das relações sociais, as várias linguagens por meio das quais o ser humano se apropria do mundo.
Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:
De acordo com o PCN ao final do terceiro ciclo, depois de terem vivenciado inúmeras situações de aprendizagem, os alunos dominam conteúdos. Para avaliar tais conteúdos, destacam-se de modo amplo os seguintes critérios:
Marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Reconhecer relações entre a sociedade, a cultura e a natureza, no presente e no passado.
( ) Dimensionar, em diferentes temporalidades, as relações entre a sociedade, a cultura e a natureza.
( ) Reconhecer a diversidade de documentos históricos.
( ) Reconhecer laços de identidade e/ou diferenças entre relações de trabalho do presente e do passado.
Marque a sequência CORRETA:
As Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias apontam conceitos estruturantes do ensino de História, bem como a articulação entre o conceito e as habilidades decorrentes da prática do conhecimento histórico. Em relação ao conceito cidadania, as habilidades para o trabalho com a história são:
Marque a alternativa que NÃO corresponde há uma dessas habilidades:
I. Pela identificação dos eventos considerados importantes na história do Oriente (África, Europa e América, especialmente o Brasil), ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.
II. Pelo desenvolvimento das condições necessárias para que os alunos selecionem, compreendam e reflitam sobre os significados da produção, circulação e utilização de documentos (materiais ou imateriais), elaborando críticas sobre formas já consolidadas de registro e de memória, por meio de uma ou várias linguagens.
III. Pelo reconhecimento e pela interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno, reconhecendo as hipóteses e avaliando os argumentos apresentados com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias.
Analise as assertivas e marque alternativa CORRETA: