Questões de Concurso Público Prefeitura de Morungaba - SP 2025 para Diretor de Escola
Foram encontradas 24 questões
Analise as atribuições abaixo e assinale a única que não corresponde ao “Perfil de Diretor”.
I – Ser um profissional competentemente técnico, mas também sensível à subjetividade discente e com compromisso político em relação à educação.
II – Cumprir criteriosamente o Projeto Político-Pedagógico da escola.
III - Clarificar aspectos e contradições que são refletidos na escola e que caracterizam a comunidade escolar.
IV- Trabalhar com a comunidade, buscando abrir caminhos para sua participação efetiva na escola.
Ele desdobra-se em cinco etapas. Como é definida a terceira etapa?
I - A democracia, como valor universal e prática de colaboração recíproca entre grupos e pessoas, é um processo globalizante que, tendencialmente, deve envolver cada indivíduo, na plenitude de sua personalidade. Não pode haver democracia plena sem pessoas democráticas para exercê-la.
II - Os avanços da Pedagogia demonstram a vinculação entre a aprendizagem significativa e a adoção de relações que afirmem o aluno como sujeito do ato de aprender, em que se observa o fim das práticas de dominação no contexto educacional, que em nada contribuem para o desenvolvimento da autonomia do educando.
I - Com o crescimento da autonomia escolar, vai ganhando importância cada vez maior a avaliação da escola no seu conjunto, feita por ela mesma, na medida em que está buscando se aperfeiçoar; trata-se de uma espécie de autoavaliação da escola.
II – No passado, a avaliação da escola era menos formal e burocrática.
III – O diagnóstico do Projeto Político-Pedagógico corresponde à avaliação institucional.
IV – A avaliação da escola, dentro de um contexto mais recente, apresenta maior efeito formativo do que a implementada no passado.
I - É imprescindível a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.
II – Logo, a exigência de diagnóstico clínico dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, para declará-lo, no Censo Escolar, público alvo da educação especial é uma das maneiras de romper com as barreiras ao seu acesso aos sistemas de ensino.
I - Os gestores escolares são os profissionais responsáveis pela organização e orientação administrativa e pedagógica da escola, da qual resulta a formação da cultura e ambiente escolar, que devem ser mobilizadores e estimuladores do desenvolvimento, da construção do conhecimento e da aprendizagem orientada para a cidadania competente.
II - Para tanto, cabe-lhes promover a abertura da escola e de seus profissionais para os bens culturais da sociedade e para sua comunidade.
“A ________________ não pretende dizer para o aluno que ele pode fazer o que quer, na hora que achar necessário... como ele acha que deve ser; ela pretende dar responsabilidade ao aluno tanto no aspecto pessoal quanto no seu pertencimento a um grupo, a um contexto”.
I - Criar na escola uma visão de conjunto, que estabelece o sentido de unidade e orienta o sentido de cooperação e ação articulada.
II - Promover a integração de esforços e a articulação de áreas de atuação.
III - Criar cultura de valorização das capacidades, realizações e competências das pessoas pela celebração dos seus resultados, como um valor coletivo da escola e da educação.
IV - Promover clima de confiança e reciprocidade na construção de um ambiente colaborativo.
I - O conflito é a manifestação da ordem em que ele próprio se produz e da qual se derivam suas consequências principais.
II - O conflito é a manifestação da ordem democrática, que o garante e o sustenta.
III - A ordem e o conflito são resultado da interação entre os seres humanos.
IV- O conflito está regulado de tal modo que nem sempre nos damos conta sequer de sua existência.
[...] A BNCC estabelece três competências gerais voltadas para a afirmação dos valores capazes de contribuir para a transformação da sociedade.
[...] As competências estabelecidas pela BNCC representam um chamamento à responsabilidade que envolve a ciência e a ética.
[...] O conjunto das competências definido pela BNCC explicita o compromisso da educação brasileira com a formação pedagógica do indivíduo.
[...] A partir das competências definidas, esperase prover meios que permitam a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.