Questões de Concurso Público MPU 2013 para Analista - Enfermagem
Foram encontradas 70 questões
A North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) descreve os diagnósticos potenciais de enfermagem usando o título, a definição e as características definidoras da doença, ou seja, os sinais, sintomas e fatores relacionados com a causa da doença observados na fase de coleta de dados.
A elaboração do diagnóstico, segunda etapa do processo de enfermagem, é realizada por meio da análise, do agrupamento e da síntese dos dados coletados na primeira fase.
O exame físico e a entrevista fazem parte da primeira etapa do processo de enfermagem e são classificados, respectivamente, como dados objetivos e dados subjetivos.
Prevê-se a instalação dos centros de atenção psicossocial álcool e outras drogas (CAPS-ad) em cidades com mais de 200 mil habitantes localizadas em regiões usadas como rotas de tráfico de drogas.
Com a reforma psiquiátrica no Brasil, passou a ser recomendado que o indivíduo com transtorno psiquiátrico em fase aguda ou crônica recebesse atendimento em hospitais especializados de psiquiatria, o que implicou a abertura de novas unidades especializadas nesse tipo de serviço, bem como o aumento do número de leitos para atender a essa demanda.
As estratégias para comunicação terapêutica entre o profissional de enfermagem e o paciente com transtorno mental incluem o aconselhamento, que deve ser realizado de forma detalhada e direcionada à execução de atividades gerais e resolução de problemas, uma vez que a doença mental é considerada incapacitante.
A assistência de enfermagem ao indivíduo com depressão deve visar à proteção da sua vida, uma vez que o quadro gerado pela depressão pode resultar em suicídio.
Idosos com incontinência urinária de esforço, que perdem urina ao tossir, rir ou espirrar, devem realizar exercícios direcionados ao fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico.
A realização regular de exercícios, a adequada exposição ao sol e o consumo de chás sem cafeína antes de dormir, orientações conhecidas como higiene do sono, podem favorecer a qualidade do sono de pessoas idosas.
É importante a função do profissional de enfermagem no monitoramento do dreno pós-cirúrgico, uma vez que as características da secreção podem indicar melhora ou piora do processo de recuperação do paciente.
Fricção e cisalhamento, problemas que frequentemente acometem indivíduos com disfunções cardiocirculatórias, podem ser prevenidas posicionando-se o paciente em decúbito dorsal, com a cabeceira elevada a 90°.
O uso de cobertura do tipo hidrocoloide é recomendado para feridas exsudativas e lesões com tecido de esfacelo, pois, dada a característica absortiva dessa cobertura, impede a maceração de tecidos na área perilesional.
Na assistência ao paciente com queimaduras na pele, principalmente o denominado grande queimado, recomenda-se a remoção de flictenas, pois o conteúdo armazenado nessas estruturas pode favorecer a ocorrência de infecções no tecido subjacente.
A meta no cuidado de enfermagem ao paciente com úlceras por pressão é identificar a úlcera de pele ainda em estágio I, fase em que não ocorre embranquecimento na área de eritema e é possível prevenir a abertura da pele.
É possível, por meio da realização de manobras vagais como, por exemplo, a manobra de Valsalva, diminuir a frequência cardíaca de indivíduos com taquicardia.
Ocorrendo dobras em sondas enterais para alimentação, fato que dificulta ou impossibilita a instilação de alimentos ou drogas, recomenda-se a manutenção da sonda no paciente, na mesma posição, e a reintrodução do fio guia no interior da sonda para a remoção da dobra.
As orientações para o cuidado com os pés de pacientes com diabetes melito incluem a realização de inspeção diária dos pés, com auxílio de um espelho, bem como a utilização de sapatos confortáveis e meias de algodão sem costuras.
O enfermeiro deve orientar as pessoas que necessitam realizar autocateterismo urinário no domicílio a lavar devidamente o cateter e guardá-lo em recipiente aberto e ventilado, a fim de evitar o crescimento de fungos.
Após artroplastia total de quadril, recomenda-se a manutenção das pernas em adução, a fim de evitar atrito entre o fêmur e o acetábulo, sendo preferida a posição de decúbito contralateral à região da cirurgia, o que diminuirá a chance de ocorrência de contraturas musculares e dores.
Em relação a pacientes que sofreram acidente vascular periférico, o enfermeiro deve ficar atento a situações que podem aumentar a pressão intracraniana, como o processo de eliminação fecal. Para reduzir o esforço do paciente durante a evacuação, podem utilizar recursos como a administração de emolientes fecais.