Questões de Concurso Público STF 2013 para Analista Judiciário - Área Administrativa
Foram encontradas 10 questões
No século XX, a evolução da administração foi marcada pela transição do enfoque relacional — que prioriza aspectos da organização informal e elementos comportamentais — para o enfoque estrutural, com ênfase na organização formal, nas regras e nas estruturas organizacionais
O setor de atuação, os objetivos, os propósitos e a razão de existência de uma organização devem estar esclarecidos em sua missão.
As estratégias genéricas de estabilidade são recomendadas não só para organizações que se encontram em ambientes com ameaças críticas e têm competências distintivas, mas também para organizações que operam em ambientes com oportunidades abundantes e limitações críticas.
Na elaboração de um planejamento, o objetivo principal deve ser garantir que os objetivos iniciais sejam preservados, apesar das adversidades do ambiente.
Planejamentos estratégicos envolvem metas de longo prazo, e planejamentos táticos e operacionais, metas de médio e de curto prazo
A premissa da gestão de processos é a manutenção dos limites das áreas funcionais como parâmetro para a delimitação de cada processo proposto, o que garante que o escopo de cada processo se atenha à sua área de origem.
Organizações que adotam técnicas de gestão por processos são denominadas verticalizadas, visto que os processos a serem seguidos são definidos sob a perspectiva top down.
Entre as ferramentas mais utilizadas para a gestão da qualidade em organizações, destacam-se o controle estatístico de qualidade — que se destina a localizar erros ou desvios no processo produtivo, em comparação com o processo idealizado — e a qualidade total — instrumento de análise de toda a organização, de fornecedores a clientes.
Os modelos de gestão de projetos mais utilizados atualmente focam a própria organização, privilegiando aspectos como estrutura organizacional, competências e alinhamento estratégico.
As teorias de liderança que reforçam o papel do líder como motivador de pessoas e gestor de desempenhos individuais e de equipes fundamentam-se em princípios atitudinais e comportamentais dos repertórios dos líderes nas interações com seus liderados.