Questões de Concurso Público DATAPREV 2023 para Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Gestão de Serviços de TIC
Foram encontradas 9 questões
Apesar de, nos termos da Lei de Acesso à Informação, o serviço de busca e fornecimento de informação ser gratuito, o órgão ou a entidade consultada poderá cobrar do solicitante o valor necessário ao ressarcimento de custos quando esse serviço demandar a reprodução de documentos.
Para autorização de adesão à ata de registro de preço exarada pelo órgão gerenciador, é obrigatório que o órgão interessado publique e compartilhe seu termo de referência ou projeto básico, não sendo necessária a publicação do estudo técnico preliminar da contratação por se tratar de documento inicial da fase de planejamento da contratação.
É vedado prever em edital a adoção da métrica homem-hora e(ou) a contratação de postos de trabalho alocados, ainda que haja justificativa vinculada à entrega de produtos ou comprovação obrigatória de resultados.
O documento de oficialização da demanda deve conter a necessidade da contratação bem como a explicitação da motivação e dos resultados a serem alcançados, com informações suficientes para ser aprovado pela autoridade competente da área administrativa, que deve decidir motivadamente sobre o prosseguimento da contratação, após o encaminhamento do documento de oficialização da demanda pela área de TIC.
Julgue o próximo item, relativos à Instrução Normativa SGD n.º 5/2021.
É exigido do provedor de serviço de nuvem, para prestar
serviços de computação em nuvem para os órgãos da
administração pública federal, que ele seja capaz de validar a
integridade das operações de gerenciamento de chaves
criptográficas bem como de suportar tecnologia
single sign-on para autenticação.
Com relação à segregação de dados e à separação lógica em ambientes de computação em nuvem, um órgão, em conjunto com o provedor de serviço de nuvem, deverá garantir a separação de todos os recursos utilizados pelo provedor de serviço de nuvem daqueles recursos utilizados pela administração interna do órgão.
Para que haja o correto tratamento de informação classificada em grau de sigilo em ambiente de computação em nuvem, tal informação, ao ser transferida para o provedor de serviço de nuvem, deve estar hospedada em território brasileiro.
A respeito da Instrução Normativa SGD n.º 94/2022, julgue o item que se segue.
Cabe ao gestor do contrato e ao integrante administrativo o
desenvolvimento do estudo técnico preliminar da
contratação, que deve conter a especificação das
necessidades tecnológicas bem como dos requisitos
necessários e suficientes à escolha da solução de TIC.
Um fiscal setorial de contrato faz parte da equipe de fiscalização do contrato, podendo ser servidor representante de um dos diversos setores do órgão, indicado para o acompanhamento da execução do contrato nos aspectos técnicos.