Questões de Concurso Público DATAPREV 2023 para Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Gestão Econômico-Financeira
Foram encontradas 10 questões
A reunião de todas as receitas do Estado de um lado e de todas as despesas de outro, envolvendo todas as unidades orçamentárias do ente estatal em um orçamento único, evidencia a aplicação do princípio da unidade de caixa ou de tesouraria e do princípio do equilíbrio.
O princípio cuja definição está relacionada a evitar o déficit público é o princípio da não afetação das receitas.
A elaboração da proposta orçamentária de empresa estatal deve ser realizada de forma transparente, seguindo-se os princípios da publicidade e da legalidade, além dos princípios orçamentários próprios das entidades da administração direta.
Na execução orçamentária, os créditos orçamentários representam autorizações para realização de despesas, enquanto a dotação orçamentária consiste na quantia de recursos destinada a determinada despesa.
A lei de diretrizes orçamentárias (LDO) é acompanhada do anexo de metas fiscais, que deve incluir a evolução do patrimônio líquido das entidades.
A respeito do orçamento público e de seus indicadores, julgue o seguinte item.
Na classificação orçamentária por programas, a meta é uma
estimativa dos recursos necessários para atingir um objetivo,
e o indicador é uma medida de alcance da meta.
Na classificação segundo a natureza da despesa, as categorias econômicas são divididas em alocativas, distributivas e estabilizadoras.
A respeito do orçamento público e de seus indicadores, julgue o seguinte item.
No orçamento público, as categorias econômicas das receitas
orçamentárias recebem as mesmas nomenclaturas das
categorias econômicas das despesas.
As dotações de despesas para as quais não corresponda contraprestação direta de bens ou serviços podem representar despesas correntes, se destinadas à aquisição de bens de consumo, ou despesas de capital, se destinadas à aquisição de capital.
A amortização de empréstimos representa uma receita de capital relativa a ingressos de recursos provenientes da amortização, pelo devedor, de empréstimos concedidos pela entidade pública.