Questões de Concurso Público Prefeitura de Soledade - PB 2024 para Médico Psiquiatra

Foram encontradas 5 questões

Q2540356 Psiquiatria
As vias dopaminérgicas são importantes na gênese do que se compreende como fisiopatologia do adoecimento na esquizofrenia, doença crônica e debilitante. Sobre essas vias, a que está ligada ao desenvolvimento dos sintomas positivos (delírios e alucinações) na agudização do quadro de esquizofrenia é a via:
Alternativas
Q2540363 Psiquiatria
Eugen Bleuler foi um importante teórico do inicio do século XX no desenvolvimento do entendimento moderno do que chamamos hoje de esquizofrenia, tendo sido inclusive o primeiro a cunhar esse termo. Tornaram-se-se famosos, em sua descrição da doença, os sintomas que ficaram conhecidos como os “4As da esquizofrenia”. Assinale a alternativa que contém CORRETAMENTE estes 4As:
Alternativas
Q2540364 Psiquiatria
Paciente masculino, 30 anos, com diagnóstico de esquizofrenia há cinco anos, em uso de Clozapina em dose máxima (900mg/dia), ainda apresentando sintomas como desorganização do pensamento e do discurso, mussitação e aparentes alucinações auditivas, além de ser suspicaz sempre que na presença de outras pessoas, mesmo da família. Antes do tratamento com a Clozapina já havia sido tentado tratamento com Risperidona e depois com Olanzapina. Sobre este paciente, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2540366 Psiquiatria
Dentro dos quadros depressivos, é muito comum que ocorram alterações do ciclo circadiano, principalmente insônia. Visando melhora deste sintoma, podemos usar antidepressivos cujo mecanismo de ação também trate a modulação do sono, objetivando manter sempre a monoterapia. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa que contém uma opção CORRETA para o tratamento antidepressivo com ação na insônia e sua dose inicial:
Alternativas
Q2540370 Psiquiatria
Paciente masculino, 30 anos, com quadro de delírio persecutório (seus vizinhos estariam tramando contra sua vida) além de alucinações auditivas (escuta seus vizinhos falando através da parede, mesmo que a parede do seu quarto dê para um terreno baldio) e com desorganização e apragmatismo comportamental. Passou a se isolar em seu quarto e nega sair até para comer. Os primeiros sintomas negativos de isolamento começaram há quase 10 meses, enquanto o discurso delirante vem piorando de seis meses para cá. Você diagnostica como quadro de esquizofrenia frente aos sintomas e inicia Haldol 5mg/dia, orientando iniciar a versão em gotas escondidas no suco, visto que o paciente se nega ao início do tratamento por não se entender doente. Após duas semanas em tratamento, a família percebe melhora, com o paciente já saindo do quarto para comer, embora permaneça algo suspicaz. Reclamam, porém, que o mesmo está caminhando de forma mais lenta e rígida, com tremores nas mãos e posição algo fletida nos braços. Este relato trata-se de:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: C
5: C