Questões de Concurso Público Prefeitura de Inhumas - GO 2024 para Médico Ginecologista - Obstetra
Foram encontradas 10 questões
Mulher de 35 anos de idade, que na citologia oncoparasitária apresenta células escamosas atípicas de significado indeterminado, não se podendo afastar lesão de alto grau (ASCH).
A partir do caso apresentado, a paciente deve ser submetida à
Mulher de 38 anos de idade apresenta sangramento uterino anormal, caracterizado por aumento da quantidade e duração da menstruação, associado à dismenorreia secundária há cerca de cinco anos, após parto cesariana e laqueadura tubária. Nega dispareunia e dor pélvica crônica e tem antecedentes de três partos cesarianas. Ao exame físico, apresenta-se hipocorada (+/4+), colo com aspecto normal e útero em AVF com volume = 130 cm³, miométrio heterogêneo sem delimitar nódulos, endométrio = 4 mm, pólipo endocervical com 4 mm e ovários normais.
Diante deste caso, a causa do sangramento menstrual anormal mais provável é
Adolescente de 18 anos de idade vai iniciar atividade sexual e procura atendimento solicitando um método contraceptivo. Tem antecedentes de hipotiroidismo, migrânea com aura durante a menstruação, acne e hirsutismo e ciclos menstruais regulares.
A partir do caso apresentado, a melhor indicação contraceptiva é
No rastreio de sífilis em uma adolescente com história de exposição sexual sem proteção, foi realizado primeiro um teste treponêmico e em seguida, um não treponêmico complementar. O primeiro teste resultou em positivo e o segundo em negativo.
De acordo com o Ministério da Saúde no programa de atenção às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis, a conduta a seguir é
Observe a imagem a seguir.
Disponível em: <https://estrategia-prodquestoes.s3.amazonaws.com/images/6427C022-9ABE-146E-3D49-
868C3CB378DA/6427C022-9ABE-146E-3D49-868C3CB378DA-1600.png/>
Acesso em 29 jan de 2024
A imagem apresenta um partograma com a evolução do
trabalho de parto normal de uma mulher com 32 anos de
idade, primigesta e gestação a termo. De acordo com este
partograma, a hipótese diagnóstica é de
Gestante de 31 semanas de gestação, com polidrâmnio idiopático e feto com vitalidade preservada, em trabalho de parto.
Nesse caso, a paciente deve ser submetida à uteroinibição, preferencialmente, com
Gestante de 24 semanas relata corrimento vaginal branco, com odor fétido, principalmente após atividade sexual. Ao exame, verifica-se vagina com paredes normais, com corrimento esbranquiçado, homogêneo, bolhoso e fétido, além de colo uterino friável e com secreção purulenta.
Diante deste quadro, o tratamento deve ser realizado com
Mulher de 28 anos de idade procura atendimento com queixa de dores hipogástricas e sangramento transvaginal em borra de café há cerca de uma semana, com intensificação nos últimos três dias. Tem antecedentes de duas gestações e dois partos normais, sendo o último há três anos. Relata ciclos menstruais irregulares e uso de preservativo como método contraceptivo. Ao exame físico, apresenta sangramento uterino discreto ao exame especular e dor em útero e anexos ao toque combinado. A dosagem de B-hCG foi de 4.500 mIU/ml e a ultrassonografia endovaginal não mostrou sinais de gestação intra e/ou extrauterina, com endométrio ecogênico, com 10 mm de espessura.
Neste caso, a provável hipótese diagnóstica é de