Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarapuava - PR 2019 para Assistente Social
Foram encontradas 13 questões
Com base na Lei que regulamenta a profissão de Assistente Social nº 8.662, de junho de 1993, relacione os itens I e II com as afirmativas correspondentes às competências profissionais e atribuições privativas do Assistente Social a assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I. Competência Profissional
II. Atribuição Privativa
( ) Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.
( ) Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de serviço social.
( ) Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de serviço social.
( ) Planejar, organizar e administrar programas e
projetos em unidade de serviço social.
As “repercussões da proposta _________ no campo das políticas sociais são nítidas, tornando-se cada vez mais _________, mais descentralizadas, mais _________”. Presencia-se a desorganização e _________ dos serviços sociais públicos, em consequência do “enxugamento do Estado” em suas responsabilidades sociais. (IAMAMOTO, 2013, p. 36).
Referência: IAMAMOTO, Marilda V. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. – 24. ed. – São Paulo, Cortez, 2013.
( ) O local de atendimento destinado ao assistente social deve ter recursos que garantam a privacidade do usuário naquilo que for revelado durante o processo de intervenção profissional.
( ) O material técnico utilizado e produzido no atendimento do assistente social é de caráter reservado, sendo seu uso restrito à equipe interdisciplinar.
( ) O atendimento efetuado pelo assistente social deve ser feito com portas fechadas, para garantir o sigilo profissional.
( ) Caso identifique alguma inadequação quanto às condições éticas, físicas e técnicas do exercício profissional na instituição que atua, o assistente social deve informar primeiramente o conselho regional de serviço social através de formulário próprio.
I. Reflexão II. Decisão III. Ação IV. Retomada de Reflexão
( ) Relaciona-se à execução das decisões. É o foco central do planejamento. Orienta-se por momentos que a antecedem e é subsidiada pelas escolhas efetivadas na operação anterior, quanto aos necessários processos de organização.
( ) Se refere à escolha de alternativas, à determinação de meios, à definição de prazos, etc.
( ) Operação de crítica dos processos e dos efeitos da ação planejada, com vistas ao embasamento do planejamento de ações posteriores.
( ) Diz respeito ao conhecimento de dados, à análise e estudo de alternativas, à superação e reconstrução de conceitos e técnicas de diversas disciplinas relacionadas com a explicação e quantificação dos fatos sociais, e outros.
(Referência: FALEIROS, Vicente de Paula. O serviço social no cotidiano: fios e desafios. Serv. Soc. Soc. SP. n. 120. p. 706-722, out./dez. 2014.)
Acerca do Código de Ética profissional e sua base histórica, assinale a alternativa INCORRETA:
(Referência: ANTUNES, Ricardo. A sociedade dos adoecimentos no trabalho. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 123, p. 407-427, jul./set. 2015.)
Partindo da reflexão de Ricardo Antunes, sobre as novas formas de relação de trabalho, é CORRETO afirmar:
(Referência: GUERRA, Yolanda. Instrumentalidade do processo de trabalho e Serviço Social. In: Serviço Social e Sociedade. Cortez editora. Ano XXI, n. 62, mar. 2000.)
Sobre as três dimensões: Teórico-Metodológica, Ético-Política e Técnico-Operativa do Serviço Social, julgue as afirmativas como V para VERDADEIRA ou F para FALSA e assinale a alternativa com a sequência CORRETA, da primeira à última:
( ) A dimensão teórico-metodológica é a capacidade de apreensão do método e das teorias e sua relação com a prática na ação profissional.
( ) A dimensão técnico-operativa é a mais importante, pois é ela que desenvolve a prática do assistente social, o seu fazer profissional, sem a necessidade de mediação com as dimensões teórico-metodológica e ético-política.
( ) As dimensões teórico-metodológica e técnicooperativa não se complementam, pois na prática a teoria não se aplica.
( ) A dimensão ético-política direciona o posicionamento político do assistente social em defesa dos direitos dos usuários.
( ) A competência teórico-metodológica, técnicooperativa e ético-política são requisitos fundamentais que permite ao profissional colocar-se diante das situações com as quais se defronta, vislumbrando com clareza os projetos societários, seus vínculos de classe, e seu próprio processo de trabalho.