Questões de Concurso Público Prefeitura de Timóteo - MG 2022 para Nutricionista
Foram encontradas 10 questões
Associe corretamente a operação a seu significado de acordo com a Resolução Diretiva Colegiada (RDC) nº 216, de 2004, sobre as técnicas que devem ser aplicadas no preparo da alimentação escolar visando garantir a qualidade higiênico-sanitária.
OPERAÇÕES
1 - Higienização
2 - desinfecção
3 - Anti ssepsia
4 - limpeza
SIGNIFICADOS
( ) Visa a redução de microrganismos presentes na pele em níveis seguros, durante a lavagem das mãos com sabonete ou outro agente, após a lavagem e secagem das mãos.
( ) Reduz, por método físico e ou agente químico, o número de microrganismos em nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.
( ) Compreende duas etapas, a limpeza e a desinfecção.
( ) Remove substâncias minerais e/ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades.
A sequência correta dessa associação é
Ao elaborar fluxogramas de preparo da alimentação escolar, o nutricionista deve adotar as normas descritas na Resolução Diretiva Colegiada – RDC número 216, de 2004. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre essas respectivas normas.
( ) O tratamento térmico deve garantir que todas as partes do alimento atinjam a temperatura de, no mínimo, 50 °C.
( ) Os óleos e gorduras utilizados devem ser aquecidos a temperaturas não superiores a 180° C, sendo substituídos imediatamente após a identificação de alterações físico-químicas ou sensoriais.
( ) O descongelamento deve ser efetuado em condições de refrigeração à temperatura inferior a 15 °C .
( ) Após serem submetidos à cocção, os alimentos preparados para conservação a quente devem ser submetidos à temperatura superior a 60 °C, por, no máximo, 10 horas.
( ) Durante a preparação dos alimentos, devem ser adotadas medidas a fim evitar o contato direto ou indireto entre alimentos crus, semipreparados e prontos para o consumo.
( ) Deve-se proceder à adequada limpeza das embalagens primárias das matérias-primas e dos ingredientes, antes do preparo, minimizando o risco de contaminação.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
As leguminosas, das quais os feijões são os principais representantes, são consumidas largamente na alimentação escolar. As técnicas de pré-preparo e preparo das leguminosas, descritas em seguida, devem ser observadas. A esse respeito, avalie o que se afirma.
I - Após a cocção perdem peso devido à baixa umidade.
II - Antes da cocção necessitam ficar de molho para reduzir o tempo de cocção.
III - O tempo de cocção varia com a temperatura, a forma de cocção e o tipo de grão usado.
Está correto apenas o que se afirma
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) aprovada no ano de 1999 e atualizada pela Portaria nº 2.715, de 2011, tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira
PORQUE
II - busca promover as práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e à nutrição.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
Umas das diretrizes do Programa de Alimentação Escolar é a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem.
Avalie o que se afirma objetivar um conjunto de
ações formativas.
I - Estimular a adoção voluntária de práticas e de escolhas alimentares saudáveis.
II - Implantar a manutenção de hortas escolares pedagógicas.
III - Inserir o tema alimentação saudável no currículo escolar.
IV - Ofertar uma refeição diária suprindo 15% das necessidades nutricionais dos alunos.
Está correto apenas o que se afirma em
A obesidade é uma doença universal com crescente prevalência, que tem assumido proporções alarmantes e epidêmicas, sendo um dos maiores problemas de saúde pública da sociedade moderna. Em obesos mórbidos (IMC maior que 40 Kg/m2 ) com falência do tratamento clínico, mesmo quando associado à dietoterapia, aumento da atividade física e mudança nos hábitos, a cirurgia bariátrica tem sido cada vez mais indicada.
Nesse contexto, o nutricionista tem papel fundamental no acompanhamento do paciente, sendo a orientação para a dieta líquida restrita no pós-operatório imediato, recomendada pelo seguinte período de tempo específico, em dias, até
Assim, é correto afirmar que, na fase inicial da realimentação, as prescrições de nutrientes devem ser
A assistência nutricional ao paciente oncológico objetiva a prevenção ou a reversão do declínio do estado nutricional, bem como busca evitar a progressão para quadro de caquexia, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para o paciente. A meta nutricional deve ser estabelecida de acordo com os resultados obtidos na avaliação do estado nutricional.
Avalie o que se afirma em relação às recomendações nutricionais para doentes com câncer.
I - Para pacientes em situações de hipermetabolismo, estresse ou má absorção, a recomendação calórica é maior que 35 kcal/kg peso/dia.
II - Para ganho de peso, a recomendação calórica é de 25 kcal/kg peso/dia.
III - Para pacientes em situações de hipermetabolismo, estresse ou má absorção, a recomendação proteica é de 1,5 a 2,5 g/kg peso/dia.
IV - Para ganho de peso, a recomendação proteica é de 1 a 1,2 g/kg peso/dia.
Está correto apenas o que se afirma em
As doenças cardiovasculares representam, hoje, as principais causas de mortalidade em todo o mundo, constituindo um grande desafio para a saúde pública. No Brasil, estima-se que um terço de todas as mortes são decorrentes das doenças cardíacas, o que consome cerca de 16,2% dos recursos utilizados pelo Sistema Único de Saúde. Padrões dietéticos modulam diferentes aspectos do processo aterosclerótico e fatores de risco cardiovasculares, como níveis lipídicos no plasma, resistência à insulina e metabolismo glicídico, pressão arterial, fenômenos oxidativos, função endotelial e inflamação vascular.
A esse respeito, é correto afirmar que a recomendação adequada de gorduras para a prevenção de doenças cardiovasculares é de
A oferta de energia para uma criança saudável deve ser suficiente para assegurar-lhe crescimento e poupar a proteína para não ser utilizada como energia, mas sem permitir ganho de massa corporal excessivo.
Nesse sentido, é correto afirmar que a distribuição adequada de carboidratos, lipídeos e proteínas para crianças com idade entre 1 e 3 anos é de, respectivamente,