Questões de Concurso Público Prefeitura de São Paulo - SP 2016 para Professor - Artes

Foram encontradas 18 questões

Q1163564 Educação Artística

Leia o fragmento a seguir.


“O modernismo no Ensino da Arte se desenvolveu sob a influência de John Dewey. Suas ideias muitas vezes erroneamente interpretadas ao longo do tempo nos chegaram filosoficamente bem informadas através do educador brasileiro Anísio Teixeira, principal personagem do Movimento Escola Nova na década de 30.

De Dewey a Escola Nova tomou principalmente a ideia de arte como experiência consumatória. Identificou este conceito com a ideia de experiência final, erro cometido não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, nas Progressive Schools. A experiência consumatória para Dewey permeia, ilumina toda a experiência, não é apenas seu estágio final.”

(BARBOSA, Ana Mae. “Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pósmodernismo”. In: Revista Digital Art& - Número 0 - Outubro de 2003.)


Com base no fragmento, analise os trechos a seguir.

I. “Uma experiência estética só pode compactar-se em um momento se chegar em um movimento excepcional que abarque em si todas as outras coisas (...). É a conversão da resistência e das tensões, de excitações que em si são tentações para a digressão, em direção a um desfecho inclusivo e gratificante”.

II. “A arte pode desenvolver o eu como importante ingrediente da experiência. Como quase todos os distúrbios emocionais ou mentais estão vinculados à falta de autoconfiança, a estimulação da capacidade criadora da criança pode fornecer salvaguarda para tais distúrbios”.

III. “Realizar e consumar são funções contínuas, e não meros fins localizados apenas em um lugar. O gravador, o pintor ou o escultor encontram-se no processo de completar algo a cada etapa de seu trabalho”.


Assinale a opção que identifica corretamente os trechos que expressam a concepção deweyana de experiência em arte.

Alternativas
Q1163565 Educação Artística
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma etapa na história do ensino da arte no Brasil.
Alternativas
Q1163566 Educação Artística
A partir da década de 1940, desenvolveu-se no Rio de Janeiro e, em seguida, em outras cidades brasileiras, uma orientação em arte educação, cujo trabalho se concretizou na EAB – Escolinha de Arte do Brasil. A EAB foi
Alternativas
Q1163567 Educação Artística

A imagem reproduz um quadro de Tarsila do Amaral, ao lado de um trabalho de um aluno, resultado da atividade proposta pelo docente de artes, tendo como base a obra da pintora paulista.


Imagem associada para resolução da questão

(Apud http://www.scielo.br/pdf/ea/v3n7/v3n7a10.pdf)


O objetivo desta atividade era

Alternativas
Q1163568 Educação Artística

A Proposta Triangular foi intensamente pesquisada entre 1987 e 1993 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, quando Ana Mae Barbosa esteve à frente de um programa de arte educação naquela instituição.


Essa abordagem

Alternativas
Q1163570 Educação Artística
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente os pressupostos das pesquisas contemporâneas em cultura visual.
Alternativas
Q1163571 Educação Artística

Perspectivas contemporâneas em educação da cultura visual incluem a moralidade cultural como um assunto importante para a teoria e a prática da arte educação, especialmente as questões ligadas às representações de gênero e sexualidades normativas e não normativas, pois tais perspectivas permitem compreender e reconhecer a construção, manutenção, circulação e inclusão de gêneros e sexualidades.


Imagem associada para resolução da questão

Cartaz da rede de supermercados argentina Disco, com a frase: “Há sempre um Disco perto de você”, 2013.


À luz dessas perspectivas, o docente apresenta aos alunos a imagem publicitária acima, informando-lhes que o anúncio causou polêmica e foi alvo de crítica por seu caráter machista.

Em relação aos elementos visuais que podem ser destacados pela análise da imagem para compreender a crítica por ela suscitada, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.

( ) O uso do photoshop para alongar exageradamente as pernas da Imagem associada para resolução da questão consumidora Imagem associada para resolução da questão é uma modificação do corpo feminino que provoca desconforto, por sugerir um modelo de corpo esguio e magro univocamente repetido na mídia.

( ) O fato de se tratar de uma mulher que vai ao supermercado foi recebido com muitas críticas, uma vez que essa é uma atividade realizada pelas pessoas em geral, e sua exclusividade reservada à população feminina é uma discriminação de gênero.

( ) A ideia transmitida pela propaganda é a de que as lojas da rede do supermercado Imagem associada para resolução da questão são próximas o suficiente para serem alcançadas em poucos passos, de modo que qualquer um pode fazê-lo.


As afirmativas são, respectivamente

Alternativas
Q1163572 Educação Artística

Percepção e análise de produções visuais são atividades intrínsecas à arte educação, incluindo a capacidade de reconhecimento de linguagens da arte contemporânea, como o hibridismo, marcado pela fusão de estilos, elementos e materiais.


Imagem associada para resolução da questão Imagem associada para resolução da questão

I. Natureza morta de Pablo Picasso. II. Ilustração de Marco Mazzoni.


Imagem associada para resolução da questão Imagem associada para resolução da questão

III.escultura de Patrícia Piccionini IV. Miniatura de mantícora,

criatura mitológica do bestiário

medieval.


Analise as imagens acima e assinale a opção que indica corretamente exemplos de hibridismo na arte contemporânea.

Alternativas
Q1163573 Educação Artística

Em uma atividade voltada para a apreciação e leitura de imagens, o docente opta pelo caminho da intertextualidade para aguçar a percepção dos alunos e sensibilizá-los.

Ele apresenta as imagens da maternidade a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


As opções a seguir apresentam características do processo de análise intertextual das imagens, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Q1163575 Educação Artística

Exposição na Alemanha inova ao tratar tatuagem como arte

Uma exposição em cartaz no Museu de Artes e Indústrias de Hamburgo, na Alemanha, inova ao abordar tatuagens como obras de arte. ‘Nossa pele é uma dádiva, é um tipo especial de tela’, afirma Susanna Kumschick, antropóloga suíça que fez a curadoria da mostra. Ela conta que foi motivada a realizar a exibição pela necessidade de olhar para corpos pintados de um novo ângulo”.


Imagem associada para resolução da questão Imagem associada para resolução da questão

Thea Duskin. “Sem título”. 2015. Jovem tatuada por Saira Hunjan em 2010.

(Texto e imagens em http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015 /03/150324_vert_cul_exposicao_tatuagens_ml)


Com base nas imagens e no texto, as afirmações a seguir caracterizam um aspecto das tatuagens como obra de arte, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Q1163576 Educação Artística

A partir dos anos 1990, o espaço museológico, à luz da renovação teórico metodológica ocorrida na arte educação, passou a exercer uma nova função educativa.

Assinale a opção que identifica corretamente essa função

Alternativas
Q1163577 Educação Artística

Imagem associada para resolução da questão

(Lygia Pape. Tecelar, 1955.)

Imagem associada para resolução da questão

(Franz Weissmann. Três cubos virtuais, 1957)

Imagem associada para resolução da questão

(Lygia Clark. Casulos, 1959.)


As obras reproduzidas acima são representativas de um importante movimento que mobilizou as artes plásticas no Rio de Janeiro, em meados do século XX.

Esse movimento é identificado como

Alternativas
Q1163578 Educação Artística

Um professor organiza um concurso fotográfico para incentivar os alunos a reconhecerem as manifestações artísticas presentes na cidade em que moram.

A imagem a seguir é uma das fotos trazidas pelos alunos.


Imagem associada para resolução da questão

Instalação com colagem de gigantografia em escadaria de acesso na favela do Morro da Providência (Rio de Janeiro, 2008).


As alternativas a seguir descrevem corretamente o debate suscitado pela imagem a respeito das manifestações da arte contemporânea e os espaços onde ela se realiza, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Q1163580 Educação Artística

Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados.


Esta atividade tinha como objetivo principal

Alternativas
Q1163587 Educação Artística
No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como
Alternativas
Q1163588 Educação Artística

"A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em sua concha. O ser humano vive no mundo com seu corpo".

Langeveld, apud MARQUES, Isabel, "Notas sobre o corpo e o ensino da dança". Caderno Pedagógico, Lajeado, 2011, p. 31.


Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos.

A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças.

( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade.

( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q1163589 Educação Artística

Imagem associada para resolução da questão

(Anita Malfati, O homem amarelo, 1915)


Imagem associada para resolução da questão

(Lasar Segall, Duas amigas, 1913.)


Em um exercício de percepção e análise de obras de arte, o docente apresenta as imagens acima e orienta sua apreciação e contextualização histórica.


Assinale a opção que identifica corretamente a linguagem da arte brasileira que essas obras exemplificam.

Alternativas
Q1163590 Educação Artística

Arquitetos modernos, como Alvar Aalto, Le Corbusier, Frank O. Gehry e Mies Van Der Rohe, também se dedicaram ao design de cadeiras, influenciados pelas diretrizes da Escola Bauhaus.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que identifica corretamente o princípio que norteia sua concepção formal.

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: B
5: B
6: D
7: D
8: B
9: A
10: B
11: E
12: A
13: D
14: A
15: B
16: D
17: A
18: C