Questões de Concurso Público Prefeitura de São Paulo - SP 2016 para Professor - Artes
Foram encontradas 18 questões
Leia o fragmento a seguir.
“O modernismo no Ensino da Arte se desenvolveu sob a influência de John Dewey. Suas ideias muitas vezes erroneamente interpretadas ao longo do tempo nos chegaram filosoficamente bem informadas através do educador brasileiro Anísio Teixeira, principal personagem do Movimento Escola Nova na década de 30.
De Dewey a Escola Nova tomou principalmente a ideia de arte como experiência consumatória. Identificou este conceito com a ideia de experiência final, erro cometido não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, nas Progressive Schools. A experiência consumatória para Dewey permeia, ilumina toda a experiência, não é apenas seu estágio final.”
(BARBOSA, Ana Mae. “Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pósmodernismo”. In: Revista Digital Art& - Número 0 - Outubro de 2003.)
Com base no fragmento, analise os trechos a seguir.
I. “Uma experiência estética só pode compactar-se em um momento se chegar em um movimento excepcional que abarque em si todas as outras coisas (...). É a conversão da resistência e das tensões, de excitações que em si são tentações para a digressão, em direção a um desfecho inclusivo e gratificante”.
II. “A arte pode desenvolver o eu como importante ingrediente da experiência. Como quase todos os distúrbios emocionais ou mentais estão vinculados à falta de autoconfiança, a estimulação da capacidade criadora da criança pode fornecer salvaguarda para tais distúrbios”.
III. “Realizar e consumar são funções contínuas, e não meros fins localizados apenas em um lugar. O gravador, o pintor ou o escultor encontram-se no processo de completar algo a cada etapa de seu trabalho”.
Assinale a opção que identifica corretamente os trechos que expressam a concepção deweyana de experiência em arte.
A imagem reproduz um quadro de Tarsila do Amaral, ao lado de um trabalho de um aluno, resultado da atividade proposta pelo docente de artes, tendo como base a obra da pintora paulista.
(Apud http://www.scielo.br/pdf/ea/v3n7/v3n7a10.pdf)
O objetivo desta atividade era
A Proposta Triangular foi intensamente pesquisada entre 1987 e 1993 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, quando Ana Mae Barbosa esteve à frente de um programa de arte educação naquela instituição.
Essa abordagem
Perspectivas contemporâneas em educação da cultura visual incluem a moralidade cultural como um assunto importante para a teoria e a prática da arte educação, especialmente as questões ligadas às representações de gênero e sexualidades normativas e não normativas, pois tais perspectivas permitem compreender e reconhecer a construção, manutenção, circulação e inclusão de gêneros e sexualidades.
Cartaz da rede de supermercados argentina Disco, com a frase: “Há sempre um Disco perto de você”, 2013.
À luz dessas perspectivas, o docente apresenta aos alunos a imagem publicitária acima, informando-lhes que o anúncio causou polêmica e foi alvo de crítica por seu caráter machista.
Em relação aos elementos visuais que podem ser destacados pela análise da imagem para compreender a crítica por ela suscitada, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.
( ) O uso do photoshop para alongar exageradamente as pernas da consumidora é uma modificação do corpo feminino que provoca desconforto, por sugerir um modelo de corpo esguio e magro univocamente repetido na mídia.
( ) O fato de se tratar de uma mulher que vai ao supermercado foi recebido com muitas críticas, uma vez que essa é uma atividade realizada pelas pessoas em geral, e sua exclusividade reservada à população feminina é uma discriminação de gênero.
( ) A ideia transmitida pela propaganda é a de que as lojas da rede do supermercado são próximas o suficiente para serem alcançadas em poucos passos, de modo que qualquer um pode fazê-lo.
As afirmativas são, respectivamente
Percepção e análise de produções visuais são atividades intrínsecas à arte educação, incluindo a capacidade de reconhecimento de linguagens da arte contemporânea, como o hibridismo, marcado pela fusão de estilos, elementos e materiais.
I. Natureza morta de Pablo Picasso. II. Ilustração de Marco Mazzoni.
III.escultura de Patrícia Piccionini IV. Miniatura de mantícora,
criatura mitológica do bestiário
medieval.
Analise as imagens acima e assinale a opção que indica
corretamente exemplos de hibridismo na arte contemporânea.
Em uma atividade voltada para a apreciação e leitura de imagens, o docente opta pelo caminho da intertextualidade para aguçar a percepção dos alunos e sensibilizá-los.
Ele apresenta as imagens da maternidade a seguir.
As opções a seguir apresentam características do processo de
análise intertextual das imagens, à exceção de uma. Assinale-a.
Exposição na Alemanha inova ao tratar tatuagem como arte
“Uma exposição em cartaz no Museu de Artes e Indústrias de Hamburgo, na Alemanha, inova ao abordar tatuagens como obras de arte. ‘Nossa pele é uma dádiva, é um tipo especial de tela’, afirma Susanna Kumschick, antropóloga suíça que fez a curadoria da mostra. Ela conta que foi motivada a realizar a exibição pela necessidade de olhar para corpos pintados de um novo ângulo”.
Thea Duskin. “Sem título”. 2015. Jovem tatuada por Saira Hunjan em 2010.
(Texto e imagens em http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015 /03/150324_vert_cul_exposicao_tatuagens_ml)
Com base nas imagens e no texto, as afirmações a seguir
caracterizam um aspecto das tatuagens como obra de arte,
à exceção de uma. Assinale-a.
A partir dos anos 1990, o espaço museológico, à luz da renovação teórico metodológica ocorrida na arte educação, passou a exercer uma nova função educativa.
Assinale a opção que identifica corretamente essa função
(Lygia Pape. Tecelar, 1955.)
(Franz Weissmann. Três cubos virtuais, 1957)
(Lygia Clark. Casulos, 1959.)
As obras reproduzidas acima são representativas de um importante movimento que mobilizou as artes plásticas no Rio de Janeiro, em meados do século XX.
Esse movimento é identificado como
Um professor organiza um concurso fotográfico para incentivar os alunos a reconhecerem as manifestações artísticas presentes na cidade em que moram.
A imagem a seguir é uma das fotos trazidas pelos alunos.
Instalação com colagem de gigantografia em escadaria de acesso na favela do Morro da Providência (Rio de Janeiro, 2008).
As alternativas a seguir descrevem corretamente o debate
suscitado pela imagem a respeito das manifestações da arte
contemporânea e os espaços onde ela se realiza, à exceção de
uma. Assinale-a.
Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados.
Esta atividade tinha como objetivo principal
"A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em sua concha. O ser humano vive no mundo com seu corpo".
Langeveld, apud MARQUES, Isabel, "Notas sobre o corpo e o ensino da dança". Caderno Pedagógico, Lajeado, 2011, p. 31.
Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos.
A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças.
( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade.
( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando.
As afirmativas são, respectivamente,
(Anita Malfati, O homem amarelo, 1915)
(Lasar Segall, Duas amigas, 1913.)
Em um exercício de percepção e análise de obras de arte, o docente apresenta as imagens acima e orienta sua apreciação e contextualização histórica.
Assinale a opção que identifica corretamente a linguagem da arte
brasileira que essas obras exemplificam.
Arquitetos modernos, como Alvar Aalto, Le Corbusier, Frank O. Gehry e Mies Van Der Rohe, também se dedicaram ao design de cadeiras, influenciados pelas diretrizes da Escola Bauhaus.
Assinale a opção que identifica corretamente o princípio que
norteia sua concepção formal.