Questões de Concurso Público Câmara dos Deputados 2023 para Analista Legislativo - Farmacêutico - Tarde

Foram encontradas 70 questões

Q2316092 Farmácia
Os adjuvantes e excipientes farmacotécnicos são usados para melhorar a estabilidade física e química das formulações farmacêuticas e, consequentemente, a eficácia, a segurança e a aceitação dos medicamentos.
Relacione os adjuvantes listados a seguir às suas respectivas definições.
(1) Cloreto de benzalcônio
(2) Ácido ascórbico
(3) Bentonita
(4) Cera microcristalina

( ) Aumenta a consistência em preparações semissólidas.
( ) Doa viscosidade e retarda a sedimentação em suspensões.
( ) Previne a oxidação das preparações.
( ) Evita o crescimento de microrganismos.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada
Alternativas
Q2316093 Farmácia
Xarope é a forma farmacêutica aquosa caracterizada pela alta viscosidade, que apresenta não menos que 45% (p/p) de sacarose ou outros açúcares na sua composição. O Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira (2ª Ed., 2012) mostra a preparação do Xarope Simples como veículo para produtos líquidos contendo fármacos hidrossolúveis.
A sua composição é a seguinte: 

Imagem associada para resolução da questão


Considerando que no preparo, a sacarose foi dissolvida em 50mL de água em banho-maria com agitação constante e não necessitou de mais água para completar o volume para 100mL, assinale a afirmativa correta.
Nota: a temperatura do banho-maria não deve ultrapassar 80°C. A densidade final do xarope é 1,31. 
Alternativas
Q2316094 Farmácia
As soluções são preparações líquidas que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente ou mistura de solventes (Formulário Nacional, 2ª Ed.).
As opções a seguir representam soluções de uso externo, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2316095 Farmácia
A liberação modificada de um ativo a partir da sua forma farmacêutica para administração oral, reduz a frequência de administração das doses, prolonga a ação de fármacos e mantém o nível terapêutico com o mínimo de flutuação.
A figura a seguir representa diferentes perfis de concentração plasmática versus tempo para fármacos formulados em diferentes sistemas, na forma de comprimidos ou cápsulas. 

Imagem associada para resolução da questão


Relacione os números dos perfis à sua respectiva descrição.
( ) Pode ser obtido com o revestimento do comprimido/cápsula com substância cuja dissolução é pH dependente.
( ) Pode ser obtido com comprimido, cujo núcleo contém o fármaco e é circundado por uma membrana semipermeável, perfurada por um pequeno orifício. Após a ingestão, água penetra no orifício e libera o fármaco por pressão osmótica.
( ) Pode ser obtido com auxílio de hidrocoloides, que incham após a ingestão liberando o fármaco por meio de sucessivas camadas formadas por absorção de água. São disponibilizadas duas doses do fármaco, a primeira de liberação imediata e, a segunda, dose de manutenção.
( ) Pode representar os comprimidos mastigáveis, efervescentes, sublinguais e bucais.
( ) Pode ser formulado para ter duas ou mais doses do fármaco, com maior duração da ação e substituindo os comprimidos convencionais.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.

Alternativas
Q2316096 Farmácia
O destaque das cápsulas gelatinosas rígidas (ou duras) entre as formas farmacêuticas sólidas é justificado por suas vantagens, tanto de produção como de uso pelo paciente, salientando-se a boa proteção oferecida ao fármaco e, em alguns casos, a liberação prolongada destes.
A composição da cápsula a seguir se refere a uma formulação de liberação prolongada (LP) comercialmente disponível, indicada no tratamento da cardiopatia isquêmica.
Cada cápsula contém: dicloridrato de trimetazidina (CTR) 80 mg (equivalente a 62,81 mg de trimetazidina).
Excipientes: esferas (sacarose e amido de milho), hidroxipropilmeticelulose (HPMC), etilcelulose (EC), talco, estearato de magnésio (EST).
Obs: acetilcitrato de tributila (ACB) é usado como plastificante nesta formulação.
Considerando as informações, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2316097 Farmácia
Os estudos de pré-formulação são cruciais no desenvolvimento das formas farmacêuticas, para garantir a eficácia, segurança e qualidade do medicamento, bem como otimizar seu desempenho e aceitação pelos pacientes.
Assinale a opção que não corresponde a uma característica do fármaco a ser considerada antes do desenvolvimento da formulação farmacêutica.
Alternativas
Q2316098 Farmácia
Emulsões farmacêuticas são sistemas dispersos de duas fases imiscíveis (água e óleo) obtidos pela ação de emulsificantes. São termodinamicamente instáveis, pois tendem a se separar sob o efeito de forças externas e/ou perturbações.
Considere as alterações que podem ocorrer nas emulsões, na figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Em relação a tais alterações, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Q2316099 Farmácia
Géis são formas farmacêuticas semissólidas formados pela dispersão de pequenas partículas inorgânicas ou por macromoléculas que se estruturam formando uma matriz que aprisiona a fase dispersante. Existem várias vias de administração para géis, incluindo transdérmica, ocular, nasal, vaginal e tópico. Com relação aos diferentes tipos de géis, analise as afirmativas a seguir.
I. Os géis orgânicos são dispersões finas de polímeros (macromoléculas) em uma fase dispersante (água). Exemplos são os géis de quitosana e a carboximetilcelulose.
II. Os polioxietilenos (Pluronic®) são copolímeros do polioxietileno e polioxipropileno, utilizados em concentração acima de 20% na produção de géis termo reversíveis, os quais se mantêm líquidos em baixas temperaturas (abaixo de 5°C), porém adotam uma consistência gelificada à temperatura ambiente e corporal.
III. Os géis de Pluronic® são usados como géis transdérmicos, pois sua dispersão em água origina microemulsões, devido às características hidrofílicas e lipofílicas deste polímero.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2316100 Farmácia
Suspensões são preparações farmacêuticas líquidas constituídas por partículas sólidas dispersas em uma fase líquida na qual são insolúveis. Uma das principais vantagens das suspensões é a de aumentar a estabilidade de fármacos instáveis na forma de solução.
Em relação às suspensões, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2316101 Farmácia
Os supositórios são preparações com forma, volume e consistência adequada para administração retal, vaginal e uretral, podendo exercer efeitos locais ou sistêmicos.
Em relação aos supositórios, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q2316102 Farmácia
Um farmacêutico precisa preparar 320mL de uma solução isotônica de um fármaco cujo equivalente em cloreto de sódio (NaCl) é igual a 0,22.
Assinale a opção que indica a quantidade do fármaco que ele deverá pesar para obter uma solução isotônica.
Alternativas
Q2316103 Farmácia
Leia o fragmento a seguir, relacionado aos diferentes tipos de comprimidos.
Os comprimidos revestidos com _____ protegem o fármaco do meio e mascaram sabor e odor desagradável.
Os comprimidos _____ se dissolvem rapidamente e são destinados à absorção pela mucosa oral, sendo úteis para fármacos mal absorvidos pelo trato gastrointestinal.
Os comprimidos _____ são formulados de modo a sofrerem erosão lenta.
Os comprimidos _____ se desintegram rapidamente na boca sendo úteis na administração de comprimidos grandes.
Os comprimidos _____ mascaram sabor ruim e auxiliam na dissolução do fármaco após adição de água.
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Alternativas
Q2316104 Farmácia
A esterilização de injetáveis é essencial para a obtenção de um medicamento seguro. Associe os métodos de esterilização listados na primeira coluna, às formas farmacêuticas dos injetáveis descritas na segunda coluna.

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2316105 Farmácia
Lipossomos são vesículas fosfolipídicas formadas em veículo aquoso e utilizados na liberação de fármacos. De acordo com a composição e a aplicação, podem ser classificados em diferentes tipos.
Em relação aos principais tipos de lipossomos, correlacione os lipossomos 1, 2 e 3 representados a seguir às suas respectivas definições.

Imagem associada para resolução da questão


( ) São lipossomos modificados de modo a aumentar o tempo de meia- vida (tempo necessário para que a sua concentração seja reduzida à metade) no sangue, após injeção.
( ) A grande desvantagem destes lipossomas tem sido sua rápida remoção do sangue, devido à adsorção às proteínas do plasma (opsoninas) pelos fosfolipídeos da membrana, desencadeando o reconhecimento e a captura dos lipossomas pelo sistema fagocitário mononuclear (SFM). Entretanto, são úteis em doenças onde o SFM é o alvo a atingir, já que são capturados pelos macrófagos infectados.
( ) Este tipo de lipossomo tem interação aumentada com as células ou tecido tumoral, através da ligação destes com estruturas especificas localizadas na membrana da célula ou do tecido.
Assinale a opção que indica sequência correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2316106 Farmácia
Considere as informações a seguir para um fármaco candidato a ser formulado em uma solução oftálmica:
(i) Uma base fraca que sofre hidrólise em pH próximo ao fisiológico; pKa= 6,78; log P= 1,1; PM= 208,26 g/mol).
(ii) A solução deste fármaco contém menos partículas e exercem pressão osmótica menor que uma solução de NaCl 0,9%.
(iii) O produto comercial deste fármaco está disponível na forma de frasco multidoses para aplicação em olhos intactos (sem traumas).
Considerando as informações acima, sobre os adjuvantes essenciais para uma solução estável e eficaz, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2316107 Farmácia
Em relação às soluções otológicas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2316108 Farmácia
A via intranasal é explorada para a liberação de fármacos na corrente sanguínea, oferecendo vantagens sobre a via oral como por exemplo, ação rápida e evitar o metabolismo hepático e gastrointestinal pré-sistêmico, especialmente para fármacos proteicos, peptídicos e polipeptídicos.
Dentre as variadas estratégias farmacotécnicas para melhorar a biodisponibilidade intranasal de fármacos proteicos e peptídicos, analise as afirmativas a seguir.
I. O pH da formulação deve favorecer a estabilidade ideal do fármaco e maximizar a quantidade do fármaco sob a forma não ionizada.
II. A baixa permeabilidade dos fármacos peptídicos e proteicos hidrofílicos pode ser contornada pelo uso de pro-fármacos e/ou promotores de absorção, como tensoativos e/ ou fosfolipídeos.
III. Polímeros mucoadesivos prejudicam a biodisponibilidade intranasal devido à alta viscosidade e aumento da retenção no local e consequentemente a absorção sistêmica fica reduzida, principalmente para fármacos hidrofílicos.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2316109 Farmácia
Em relação às características das Pastas, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q2316110 Farmácia
Em relação ao preparo de uma pomada que tem como base a vaselina branca, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2316111 Farmácia
As bases para o preparo de pomadas semissólidas de uso externo devem ser escolhidas de acordo com o efeito desejado, a natureza do fármaco incorporado e a área de aplicação.
Analise as bases de pomadas a seguir:
(B1) Base removível por água.
(B2) Mistura de polietilenoglicois (PEGs).
(B3) Petrolato branco.
(B4) Petrolato hidrofílico.
A esse respeito, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: A
5: B
6: D
7: B
8: C
9: A
10: D
11: E
12: E
13: D
14: C
15: D
16: A
17: C
18: B
19: B
20: D