Questões de Concurso Público Consórcio do Trairí - RN 2018 para Assistente Social

Foram encontradas 15 questões

Q1248334 Serviço Social
O Código de Ética Profissional de 1993 e a Lei (8.662/93) norteiam o exercício profissional do/a assistente social, com base nesses instrumentos normativos, responda as questão. 
Com base no supracitado Código de Ética Profissional do/a assistente social, analise as afirmativas a seguir: 
I - Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as.  II - Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os/as usuários/as, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.  III - Contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária. IV - Empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos/as usuários/as, através dos programas e políticas sociais. 

Constituem deveres do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários/as, as afirmativas contidas na opção:
Alternativas
Q1248335 Serviço Social
Conforme Artigo 22, do Código de Ética Profissional do/a assistente social, constitui uma das infrações disciplinares:
Alternativas
Q1248336 Serviço Social
O Capítulo V do supracitado Código de Ética Profissional trata do "Sigilo Profissional". Com base no Artigo 18 do referido Código de Ética, a quebra de sigilo só é admissível:
Alternativas
Q1248340 Serviço Social
O SUAS organiza-se por meio de duas modalidades de proteção, a proteção social básica e a proteção social especial. Ao ter por direção o desenvolvimento humano e social e os direitos de cidadania, a proteção social de assistência social, tem por garantia:
Alternativas
Q1248341 Serviço Social
Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) são responsáveis por organizarem e coordenarem os programas, projetos e serviços da Rede de Proteção Básica que podem ser oferecidos pelos CRAS, por meio de estrutura governamental e não-governamental. Dentre os programas, projetos e serviços ofertados pelos CRAS, temos:
Alternativas
Q1248342 Serviço Social
O SUAS sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, é destinado à gestão da Assistência Social, através da integração das ações nas três esferas de governos (União, Estados, Municípios e DF) e das entidades privadas de Assistência Social. A opção que apresenta responsabilidades comuns à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, é:
Alternativas
Q1248343 Serviço Social
A Lei 8.662/93 que dispõe sobre a profissão de Assistente Social assegura ao/à assistente social atribuições privativas ao seu exercício profissional. Entre essas atribuições, destaca-se:
Alternativas
Q1248344 Serviço Social
As atribuições privativas do/a Assistente Social estão previstas no Artigo:
Alternativas
Q1248345 Serviço Social
O cenário contemporâneo de transformações societárias estabeleceu profundas modificações nas formas de produção e de gestão do trabalho face às novas exigências do mercado capitalista, e de modo particular alterações na relação, Estado e sociedade. Sobre esta relação, verifica-se:
Alternativas
Q1248346 Serviço Social
Para Iamamoto (2001, p.17), a questão social diz respeito ao conjunto das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado. Em relação à questão social é correto afirmar que:
Alternativas
Q1248347 Serviço Social
Conforme o documento do CFESS, intitulado “Parâmetros para Atuação de Assistente Social na Política de Assistência Social”, o trabalho de assistentes sociais, psicólogos/as e pedagogos/as constituem as principais profissões atuantes no SUAS e que ao integrar a equipe dos/as trabalhadores/as no âmbito da política de Assistência Social, esses profissionais podem contribuir para criar ações coletivas de enfrentamento de todas as formas de violência e de exploração de classe, gênero, etnia e orientação sexual, com vistas a:
Alternativas
Q1248349 Serviço Social
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) comporta quatro tipos de gestão: da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios. Conforme o estabelecido pela NOB/SUAS constituem responsabilidades comuns à União, Estados, Distrito Federal e Municípios:
Alternativas
Q1248350 Serviço Social
De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), a assistência social é direito do cidadão e dever do Estado, uma Política de Seguridade Social não contributiva que prevê a participação e controle social, a qual estabelece, dentre outros objetivos:
Alternativas
Q1248351 Serviço Social
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) previsto e regulamentado na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. De acordo com a LOAS, as ações ofertadas no âmbito do SUAS têm por objetivo:
Alternativas
Q1248352 Serviço Social
O amparo, a assistência e a proteção ao indivíduo em seu processo de envelhecimento e quando já atingi essa fase da vida constituem o tema central que permeia todos os artigos da Lei Nº 10.741/2003 que dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Assim, de acordo com o seu Artigo 9º, o referido Estatuto, prevê é obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: B
5: A
6: D
7: C
8: A
9: B
10: D
11: A
12: D
13: B
14: C
15: A