Questões de Concurso Público Prefeitura de Capivari do Sul - RS 2024 para Psicólogo Escolar
Foram encontradas 10 questões
( ) Maria Helena Souza Patto impacta a trajetória da psicologia escolar e educacional no Brasil com a tese de doutorado intitulada "Psicologia e ideologia: reflexões sobre a psicologia escolar". Em sua pesquisa, a autora dá materialidade às forças políticas em jogo no debate científico, com destaque para questões como a presença marcante de uma perspectiva liberal, meritocrática e racista, no bojo da suposta neutralidade da psicologia.
( ) No início do século XX, o Movimento da Escola Nova promoveu ideias de aprendizado centradas no aluno, com métodos ativos e práticos. A concepção de fracasso escolar começou a ser entendida não apenas como responsabilidade do aluno, mas também como resultado de métodos de ensino ineficientes.
( ) As abordagens psicométricas introduziram os testes padronizados e avaliações psicométricas, possibilitando uma concepção quantitativa do desempenho dos alunos. O fracasso escolar passou a ser medido pelas pontuações de testes, muitas vezes ignorando fatores socioeconômicos e culturais.
( ) O fracasso escolar possui múltiplas determinações. Assim, releva-se a importância de se considerar as dimensões histórica, política, econômica e social nas dificuldades vividas no processo de escolarização, as quais, em comum, antecedem e ultrapassam o caso específico analisado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A inserção da(o) psicóloga(o) na escola deve ser vista como potencializadora de práticas includentes e de garantia dos direitos dos atores envolvidos.
( ) A aprovação da Lei nº 13.935/2019 possibilita a atuação da(o) psicóloga(o) no contexto da educação básica, com enfoque nos atendimentos psicológicos individuais e clínicos.
( ) A atuação da(o) psicóloga(o) perpassa também os processos de formação de professores, momento em que podem ser abordados o desenvolvimento da subjetividade humana, as influências das relações sociais estabelecidas e suas inter-relações com o processo educacional.
( ) O profissional da psicologia pode contribuir na mediação das relações sociais e institucionais – possibilitando, assim, a criação de espaços de promoção de diálogo e debate com a comunidade escolar. ( ) Cabe ao profissional da psicologia promover um espaço de respeito às diferenças para o fortalecimento de uma escola democrática que permita a todos o acesso ao ensino de qualidade, como forma de garantir os seus direitos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1. Muitas(os) psicólogas(os) escolares e educacionais, por não terem clareza e lucidez suficientes sobre os determinantes filosófico-ideológicos de determinadas teorias psicológicas, adotam práticas de intervenção educativas paradoxalmente contraditórias.
2. A ressignificação da atuação profissional passa pela apropriação de referenciais teóricos que levem em consideração os processos interativos, conscientes e inconscientes, constitutivos dos sujeitos em processo de ensino, de desenvolvimento e de aprendizagem, em uma perspectiva psicodinâmica esócio-histórica, cujo foco não é o indivíduo, mas os sujeitos em relação.
3. Existem fragilidades na identidade profissional da(o) psicóloga(o), na medida em que determinadas práticas profissionais procuram responder, sem análise crítica da demanda, às representações e expectativas (geralmente distorcidas e equivocadas) do papel do profissional na instituição escolar.
4. A atuação profissional na escola, mesmo que privilegie o enfoque de um ação preventiva, não pode, a priori e preconceituosamente, rejeitar os ensinamentos e a experiência acumulada do modelo clínico, pois cabe à psicologia, entre outras funções, ocupar-se do sujeito individual, ainda que esta ajuda se dê, no âmbito da escola, apenas em caráter emergencial e não psicoterápico.
5. A identidade profissional da(o) psicóloga(o) escolar e educacional, desde a regulamentação da profissão, é exitosa e não exige mudanças nas práticas profissionais, pois atende aos direcionamentos teóricos e éticos deste momento histórico.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
( ) A concepção de deficiência como uma variação do normal da espécie humana foi uma criação discursiva do século XVII, e, desde então, ser deficiente é experimentar um corpo fora da norma.
( ) O corpo com deficiência somente se delineia quando contrastado com uma representação do que seria o corpo sem deficiência.
( ) A eugenia influenciou fortemente a concepção de que o corpo com deficiência é anormal.
( ) Deficiência é um conceito complexo que reconhece o corpo com lesão, mas que também denuncia a estrutura social que oprime a pessoa deficiente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O profissional pode promover o mapeamento institucional, ou seja, mapear o plano político pedagógico, os regimentos escolares, as relações de trabalho entre os profissionais e possíveis conflitos.
II. É possível realizar análises sobre o clima organizacional, cultura da escola e outros fatores que impactam o ambiente de trabalho.
III. O profissional pode fazer uma escuta psicossocial.
IV. Cabe ao psicólogo acompanhar os processos de ensino e aprendizagem.
V. O psicólogo realiza atendimento clínico e individual, visando à psicoterapia.