Questões de Concurso Público Prefeitura de Ouro Preto do Oeste - RO 2024 para Médico Psiquiatra

Foram encontradas 14 questões

Q2541362 Psiquiatria
Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.
1.(__) Philippe Pinel foi um médico francês considerado um dos fundadores da psiquiatria moderna. Ele é famoso por libertar os pacientes das correntes no asilo de Bicêtre em Paris e por promover o tratamento moral, que incluía um ambiente mais humano e o uso de terapias ocupacionais. 2.(__) Emil Kraepelin foi um psiquiatra alemão que desenvolveu um sistema de classificação das doenças mentais baseado em padrões observáveis de sintomas. Ele diferenciou entre psicose maníaco-depressiva (agora conhecida como transtorno bipolar) e demência precoce (mais tarde chamada de esquizofrenia). 3.(__) Sigmund Freud foi um neurologista austríaco que fundou a psicanálise, uma abordagem terapêutica baseada na exploração do inconsciente. Embora suas teorias sejam controversas, Freud teve um impacto duradouro na psicoterapia e na compreensão da mente humana.
A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Q2541363 Psiquiatria
Uma paciente de 32 anos procura atendimento psiquiátrico queixando-se de palpitações, sudorese, tremores e sensação de desmaio frequentes há seis meses. Relata que os sintomas surgem de forma abrupta, sem motivo aparente, e geralmente atingem o pico em minutos. Ela evita sair de casa sozinha por medo de que os sintomas ocorram em público.
Com base no caso descrito, qual é o diagnóstico mais provável? 
Alternativas
Q2541364 Psiquiatria
Um adolescente de 15 anos é avaliado por uma equipe multidisciplinar de saúde devido a dificuldades de aprendizado na escola. Após uma avaliação abrangente, é determinado que ele tem um QI na faixa de 60-65 e demonstra habilidades adaptativas suficientes para realizar atividades da vida diária com apoio mínimo.
Com base nesse caso e nas informações apresentadas, qual é o diagnóstico mais provável para esse adolescente?
Alternativas
Q2541365 Psiquiatria
Um paciente de 45 anos é diagnosticado com Transtorno Depressivo Maior e seu médico prescreve um antidepressivo inibidor seletivo de recaptação de serotonina (ISRS) como parte do tratamento.
Qual é o mecanismo de ação principal desse tipo de antidepressivo?
Alternativas
Q2541366 Psiquiatria
Um paciente de 40 anos relata ao seu psiquiatra que tem a forte convicção de que sua esposa foi substituída por um impostor, apesar dela se parecer fisicamente e agir da mesma maneira que antes. Ele acredita que sua esposa verdadeira foi sequestrada e substituída por uma sósia que está tentando enganá-lo.
Com base nesses sintomas, qual é o diagnóstico mais provável para esse paciente? 
Alternativas
Q2541367 Psiquiatria

Acerca do Alzheimer, julgue as frases abaixo.


I. O Alzheimer Familiar de início precoce é uma forma rara de Alzheimer que é hereditária e causada por uma mutação genética dominante.

II. Não há uma causa clara para o Alzheimer de início tardio, embora fatores genéticos e ambientais possam desempenhar um papel.

III. O Alzheimer de início precoce é associado a mutações genéticas hereditárias, como as mutações nos genes CFTR, HTT e PSEN2.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).

Alternativas
Q2541368 Psiquiatria
Um jovem de 20 anos é levado às pressas ao pronto-socorro por seus pais, que estão preocupados com seu comportamento recente. Eles relatam que ele começou a agir de maneira estranha nos últimos dias, falando rapidamente e de forma incoerente, além de demonstrar paranoia e agitação extrema. No pronto-socorro, ele é avaliado por um psiquiatra de plantão, que observa que o paciente tem um humor elevado, pensamento acelerado e grande energia, e parece desconectado da realidade.
Com base nesse caso, qual é a emergência psiquiátrica mais provável que esse paciente está enfrentando? 
Alternativas
Q2541369 Psiquiatria
Um homem de 35 anos é acusado de homicídio após matar um colega de trabalho. Durante a avaliação psiquiátrica, ele alega que estava seguindo ordens de vozes que acreditava serem de anjos, instruindo-o a eliminar uma ameaça para salvar a humanidade. O exame revela que ele tem um histórico de esquizofrenia não tratada.
Com base no teste de M'Naghten, como a defesa poderia argumentar a sua inimputabilidade?
Alternativas
Q2541370 Psiquiatria
Um paciente de 45 anos, diagnosticado com transtorno depressivo maior resistente ao tratamento, apresenta resposta parcial a diversos antidepressivos de diferentes classes (SSRIs, SNRIs e tricíclicos) após tentativas de tratamento ao longo de dois anos. Sua história médica inclui hipertensão controlada e diabetes mellitus tipo 2. O paciente relata melhora leve com a combinação atual de venlafaxina e mirtazapina, mas ainda apresenta sintomas significativos de anedonia, fadiga extrema e dificuldades cognitivas.
Considerando essa situação clínica, qual seria a próxima abordagem farmacológica mais adequada para otimizar o tratamento desse paciente?
Alternativas
Q2541371 Psiquiatria
Com base nas últimas pesquisas em epidemiologia psiquiátrica, qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre a prevalência de transtornos de humor?
Alternativas
Q2541372 Psiquiatria
Com base nas últimas pesquisas sobre a relação entre o uso de agrotóxicos e o aumento das taxas de suicídio em comunidades rurais, qual das seguintes hipóteses apresenta um possível mecanismo de ligação entre esses dois fenômenos?
Alternativas
Q2541373 Psiquiatria
Em relação aos transtornos esquizotípicos, qual das seguintes afirmações descreve corretamente as características relacionadas ao pensamento e percepção distorcidos observados nesses transtornos?
Alternativas
Q2541374 Psiquiatria
Um paciente apresenta sinais de irritabilidade, agitação, insônia e paranoia, juntamente com a perda significativa de peso e a deterioração da saúde física e mental. Após uma avaliação médica detalhada, é determinado que o paciente está fazendo uso crônico de metanfetamina.
Qual é o medicamento frequentemente prescrito para auxiliar no tratamento da dependência de metanfetamina e na redução dos sintomas de abstinência?
Alternativas
Q2541375 Psiquiatria
Um menino de 10 anos é levado pela mãe ao consultório psiquiátrico devido a preocupações persistentes sobre doenças graves, como câncer ou ataques cardíacos, apesar de não apresentar sintomas físicos. Ele relata sentir-se constantemente ansioso e preocupado com sua saúde e a de seus familiares, o que interfere em suas atividades diárias e no desempenho escolar. Durante a entrevista, a mãe menciona que o menino também tem dificuldade em se separar dela, evitando situações em que estejam separados por períodos prolongados. Com esses sintomas, o psiquiatra identificou que a criança sofre de Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS).
Qual dos seguintes fatores NÃO tem sido associado ao desenvolvimento do TAS em crianças?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: C
5: E
6: B
7: E
8: A
9: E
10: E
11: C
12: C
13: D
14: C