Questões de Concurso Público Prefeitura de Triunfo - PE 2023 para Agente Administrativo II
Foram encontradas 14 questões
De acordo com Max Weber, a burocracia é um sistema que busca organizar, de forma estável e duradoura, a cooperação de um grande número de indivíduos, cada qual detendo uma função especializada. Separa-se a esfera pessoal, privada e familiar da esfera do trabalho, visto como esfera pública de atuação do indivíduo.
O processo de transformar os desejos, interesses e necessidades do cliente em especificações técnicas dos produtos e serviços chama-se QFD – Quality Function Deployment.
Para a proposição das metas é fundamental que sejam apurados os valores iniciais de cada indicador, denominados de missão organizacional.
Os 5S são um programa de gestão da qualidade desenvolvido nos Estados Unidos, na década de 1950, que visa a aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. No Brasil, chamamos estes “S” de sensos (de arrumação, ordem, limpeza, padrão e disciplina).
Em um processo de tomada de decisão, as decisões recorrentes e rotineiras (não programadas) são mais bem processadas pelos níveis inferiores da administração. Inversamente, as decisões não muito frequentes ou únicas (programadas) são mais bem tomadas pela alta administração.
De acordo com Henry Mintzberg, os gerentes desempenham dez papéis, divididos em três categorias, sendo elas: papéis interpessoais, papéis de processamento de informação, papéis de decisão.
O gerenciamento da qualidade em uma entidade pública exige que sejam definidos os objetivos e as metas a serem alcançados na entidade. Ou seja, para controlar e garantir a qualidade, deve-se, preliminarmente, planejar a qualidade e como ela será gerenciada. Para prover esse plano, o servidor público pode valer-se das teorias dos principais gurus da qualidade, como Demming, Krosby e Maslow, os quais lançaram as bases do que hoje é conhecido como o gerenciamento profissional da qualidade nas organizações.
O gerenciamento da qualidade compreende um conjunto de processos, ferramentas, objetivos e metas de uma organização para melhorar a conformidade dos seus processos, produtos e serviços. Assim, quando se busca melhorar a qualidade de um processo, pode-se utilizar, por exemplo, um gráfico de controle para representar as variações que afetam a percepção de qualidade por parte dos usuários dos serviços.
O processo de melhoria contínua de uma organização remete ao modelo administrativo denominado Kaizen. A palavra Kaizen significa “mudar sempre para melhor”, “melhoria contínua” ou “melhoria progressiva”. Nesse modelo, todos os colaboradores e membros da organização participam da melhoria contínua, pois busca-se identificar oportunidades de tornar a entidade mais eficiente e eficaz.
O nome 5S vem de cinco palavras japonesas que começam com S: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. O shitsuke foi traduzido como senso de padronização, higiene, asseio e saúde. Ele visa a padronizar comportamentos trazendo conforto para a saúde física e mental dos colaboradores.
O planejamento constitui um processo sistemático e constante de tomada de decisões. É um processo de ações inter-relacionadas e interdependentes que visam à obstrução de objetivos estabelecidos.
Uma das tarefas mais desafiadoras de quem vai tomar uma decisão é a análise das alternativas, que pode ser realizada segundo um dentre três conjuntos de condições. O primeiro a certeza, o segundo o risco e o terceiro a incerteza. Na certeza, o tomador de decisão conhece de antemão o resultado da decisão. No risco, há uma condição na qual o tomador de decisão pode calcular a probabilidade de alternativas ou resultados. Na incerteza, os tomadores de decisões não dispõem de informações suficientes para ter clareza sobre as alternativas ou calcular o seu risco.
Uma das funções administrativas é o planejamento, quanto à classificação dos planos pela amplitude, podem ser planos estratégicos ou operacionais. Os planos estratégicos se aplicam à organização como um todo, estabelecendo seus objetivos globais e posicionando-a em termos do ambiente. Já os planos operacionais especificam os detalhes de como devem ser alcançados os objetivos organizacionais globais.
O nome 5S vem de cinco palavras japonesas que começam com S: seiri, seiton, seiso, seiketso e shitsuke. O Seiton foi traduzido como senso de limpeza. Não se trata apenas de limpar, mas sim de manter um ambiente sempre limpo.