Questões de Concurso Público FERSB 2018 para Supervisor de Ações na Saúde da Família
Foram encontradas 34 questões
Em relação às atribuições dos profissionais da atenção básica, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) São atribuições comuns a todos os membros das equipes que atuam na Atenção Básica: participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades.
( ) São atribuições comuns do agente comunitário de saúde e do agente de combate a endemias: realizar diagnóstico demográfico, social, cultural, ambiental, epidemiológico e sanitário do território em que atuam, contribuindo para o processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe.
( ) São atribuições específicas do enfermeiro que atua na Atenção Básica: realizar consulta de enfermagem, procedimentos, solicitar exames complementares, prescrever medicações conforme protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão.
( ) São atribuições específicas do enfermeiro que atua na Atenção Básica: indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento da pessoa.
( ) São atribuições específicas do médico
que atua na Atenção Básica: realizar
diagnóstico com a finalidade de
obter o perfil epidemiológico para o
planejamento e a programação em saúde
bucal no território.
Em relação às quatro fases que se complementam e que conformam o ciclo contínuo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção (PMAQ), relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Adesão e contratualização.
2. Desenvolvimento.
3. Avaliação Externa.
4. Recontratualização.
( ) Realizada por Instituições de Ensino e Pesquisa parceiras do Ministério da Saúde, levando em conta as condições de qualidade, o acesso à saúde por parte das equipes, a infraestrutura e insumos ligados ao trabalho desenvolvido pelas equipes.
( ) É permanente, não havendo limite para as Equipes da Atenção Básica e para os gestores municipais, exceto nos sete meses que antecedem as eleições municipais.
( ) Tem por objetivo institucionalizar o processo cíclico de melhorias e desenvolvimento da qualidade e acesso, através de inclusões de novos padrões e indicadores de qualidade, ocorre após a certificação.
( ) Tem por base quatro pilares que são a autoavaliação; o monitoramento; a educação permanente; e o apoio institucional.