Questões de Concurso Público Prefeitura de São Bento do Sapucaí - SP 2021 para Professor de Educação Básica
Foram encontradas 25 questões
TEXTO PARA A QUESTÃO.
COMO A LEGO FOI DA QUASE FALÊNCIA AO TOPO DA INDÚSTRIA DE BRINQUEDOS
À beira da falência em 2003, a fabricante de brinquedos dinamarquesa finalmente aprendeu a valorizar seus fãs adultos.
P O R D A R Y L A U S T I N P U B L I C A D O 5 DE A G O . D E 2 0 2 1
Quando os executivos da fabricante de brinquedos Lego souberam pela primeira vez que adultos compravam grandes quantidades de seus blocos de montar de plástico e se reuniam para criar seus próprios projetos de Lego, “consideraram o hábito muito fora do comum”, disse Paal Smith-Meyer. “
Antes do fim da década de 1990, a empresa não acreditava no valor de fãs adultos”, conta Smith-Meyer, que ocupou vários altos cargos na Lego entre 2000 e 2014. “Os líderes da empresa até mesmo pensavam que os adultos depreciavam a marca.”
Devido a alguns funcionários que buscaram mudar atitudes dentro da empresa, a Lego não tem mais vergonha de seus fãs adultos. Já se foi o tempo em que etiquetas nas caixas de Lego declaravam que o conteúdo era apropriado apenas para crianças entre 7 e 12 anos. Os antigos slogans “Just Imagine...” (“é só imaginar”, em tradução livre) e “Play On” (“aproveite”, em tradução livre) foram ofuscados pelo mais novo lema publicitário da Lego: “Adults Welcome” (“adultos são bem-vindos”, em tradução livre).
Até mesmo artistas e atletas superastros como Ed Sheeran, Dwight Howarde e David Beckham se gabam abertamente de sua afinidade com os blocos de construção da Lego.
Hoje, a Lego é a maior e mais lucrativa fabricante de brinquedos do mundo. Em 1999, os blocos da Lego receberam a premiação “Brinquedo do Século” e, em 2014, a revista Time os colocou em primeiro lugar na lista de “brinquedos mais influentes de todos os tempos”, à frente da boneca Barbie, do boneco do G.I. Joe e do Easy Bake Oven, um forno de brinquedo capaz de assar algumas receitas.
O entusiasmo e o poder de compra dos adultos fãs de Lego — ou Afols, na sigla em inglês, como são conhecidos no setor — desempenharam um papel importante na ascensão da empresa ao topo. Mas especialistas afirmam que a transição da indicação de “exclusivamente infantil” para “adultos são bem-vindos” foi um processo difícil e demorado. [...]
Fonte: (AUSTIN, Daryl. Como a Lego foi da quase falência ao topo da indústria de brinquedos. National Geographic Brasil.
TEXTO PARA A QUESTÃO.
COMO A LEGO FOI DA QUASE FALÊNCIA AO TOPO DA INDÚSTRIA DE BRINQUEDOS
À beira da falência em 2003, a fabricante de brinquedos dinamarquesa finalmente aprendeu a valorizar seus fãs adultos.
P O R D A R Y L A U S T I N P U B L I C A D O 5 DE A G O . D E 2 0 2 1
Quando os executivos da fabricante de brinquedos Lego souberam pela primeira vez que adultos compravam grandes quantidades de seus blocos de montar de plástico e se reuniam para criar seus próprios projetos de Lego, “consideraram o hábito muito fora do comum”, disse Paal Smith-Meyer. “
Antes do fim da década de 1990, a empresa não acreditava no valor de fãs adultos”, conta Smith-Meyer, que ocupou vários altos cargos na Lego entre 2000 e 2014. “Os líderes da empresa até mesmo pensavam que os adultos depreciavam a marca.”
Devido a alguns funcionários que buscaram mudar atitudes dentro da empresa, a Lego não tem mais vergonha de seus fãs adultos. Já se foi o tempo em que etiquetas nas caixas de Lego declaravam que o conteúdo era apropriado apenas para crianças entre 7 e 12 anos. Os antigos slogans “Just Imagine...” (“é só imaginar”, em tradução livre) e “Play On” (“aproveite”, em tradução livre) foram ofuscados pelo mais novo lema publicitário da Lego: “Adults Welcome” (“adultos são bem-vindos”, em tradução livre).
Até mesmo artistas e atletas superastros como Ed Sheeran, Dwight Howarde e David Beckham se gabam abertamente de sua afinidade com os blocos de construção da Lego.
Hoje, a Lego é a maior e mais lucrativa fabricante de brinquedos do mundo. Em 1999, os blocos da Lego receberam a premiação “Brinquedo do Século” e, em 2014, a revista Time os colocou em primeiro lugar na lista de “brinquedos mais influentes de todos os tempos”, à frente da boneca Barbie, do boneco do G.I. Joe e do Easy Bake Oven, um forno de brinquedo capaz de assar algumas receitas.
O entusiasmo e o poder de compra dos adultos fãs de Lego — ou Afols, na sigla em inglês, como são conhecidos no setor — desempenharam um papel importante na ascensão da empresa ao topo. Mas especialistas afirmam que a transição da indicação de “exclusivamente infantil” para “adultos são bem-vindos” foi um processo difícil e demorado. [...]
Fonte: (AUSTIN, Daryl. Como a Lego foi da quase falência ao topo da indústria de brinquedos. National Geographic Brasil.
Não fui, na infância, como os outros e nunca vi como outros viam. Minhas paixões eu não podia tirar de fonte igual à deles; e era outra a origem da tristeza, e era outro o canto, que acordava o coração para a alegria. Tudo o que amei, amei sozinho. Assim, na minha infância, na alba da tormentosa vida, ergueu-se, no bem, no mal, de cada abismo, a encadear-me, o meu mistério. Veio dos rios, veio da fonte, da rubra escarpa da montanha, do sol, que todo me envolvia em outonais clarões dourados; e dos relâmpagos vermelhos que o céu inteiro incendiavam; e do trovão, da tempestade, daquela nuvem que se alterava, só, no amplo azul do céu puríssimo, como um demônio, ante meus olhos. (Edgar Allan Poe. Só.)
Por motivos diversos, elementos sintáticos, como o sujeito ou os objetos de um verbo, podem ser ocultados na oração (a chamada elipse). No caso do poema apresentado, devido às características específicas da composição poética, o sujeito do verbo “vir” (linha 13) ficou elíptico, mas ele já havia sido citado no texto. O sujeito dessa forma verbal é
“Os professores me chamavam de estrábico. Mas os meus colegas da escola me chamavam — pelas costas, é claro —de caolho, zarolho, mirolho.
Certa ocasião eu fui falar com uma garota e ela olhou para mim e caiu na gargalhada. Sofri muito com aquilo. E passei a andar à sorrelfa, para que não percebessem o meu defeito. Nunca mais olhei o meu rosto num espelho. Fazia a barba no chuveiro, o que aliás era uma boa ideia, água quente — eu tomo banho com a água fervendo — amacia os pelos do rosto e a raspagem é fácil e perfeita.”
(FONSECA, Rubem. Devaneio. In:______. Histórias curtas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.)
A classificação desses pronomes, na ordem em que aparecem, é:
I - O médico cardiologista daquele hospital é de uma reputação imensurável. II - Meu cardiologista não poderá me atender no dia em que eu estarei disponível.
Pode-se afirmar que as classes gramaticais da palavra em destaque são, respectivamente:
( ) O trabalho com adição depende um pré-requisito básico de troca e agrupamento. Sugere-se um trabalho com material concreto e práticas dinâmicas como jogos e brincadeiras.
( ) A escrita aditiva deve ser feita com várias práticas, com objetivo de dar significado à representação formal. Esse trabalho deve ser iniciado sem material concreto.
( ) O Algoritmo da Adição deve ser trabalho depois que os alunos já tiverem domínio na ideia de trocas e agrupamentos e a sua representação simbólica no sistema de numeração decimal.
( ) O ábaco pode ser um dos recursos didáticos usados na apresentação e construção do algoritmo da adição.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I – Somente a partir da segunda metade da década de 1980 o termo letramento passou a ser utilizado por especialistas da área da Educação e das Ciências Humanas.
II – A introdução do letramento é justificada pelo surgimento da necessidade de identificar um fenômeno, até então, pouco discutido: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.
III – Letrado é o indivíduo que sabe ler e escrever e usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita nas situações que demandarem por essa tecnologia.
IV – Uma pessoa que sabe ler e escrever e faz uso da leitura e da escrita é alfabetizada, mas não é letrada, não vive no estado ou condição de quem sabe ler e escrever e pratica a leitura e a escrita, pois o pressuposto é que uma pessoa que sabe ler e escrever e passa a usar a leitura e envolve-se com as práticas de leitura e escrita torna-se uma pessoa diferente, adquire um outro estado.
Estão CORRETAS as afirmativas: