Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ 2019 para Enfermeiro

Foram encontradas 50 questões

Q984808 Enfermagem
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (2012), é atribuição específica do enfermeiro dentro da equipe de saúde da família:
Alternativas
Q984809 Enfermagem
De acordo com a Lei nº 2.436/2017, compete às Secretarias Municipais de Saúde a coordenação do componente municipal da Atenção Básica, sendo responsabilidade dos Municípios e do Distrito Federal:
Alternativas
Q984810 Enfermagem
São definidas como portas de entrada os serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse âmbito, são portas de entrada às ações e serviços de saúde os serviços de:
Alternativas
Q984811 Enfermagem
Comissões Intergestores são instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos, e podem ser Tripartite (CIT), Bipartite (CIB) e Regional (CER). É competência exclusiva da CIT a pactuação:
Alternativas
Q984812 Enfermagem
A identificação das necessidades de saúde locais e regionais, a oferta de ações e serviços de vigilância em saúde, a definição de critérios de avaliação dos resultados e forma de monitoramento permanente são disposições que caracterizam:
Alternativas
Q984813 Enfermagem
A Constituição Federal de 1988 e a Lei nº 8.080/90 definem as formas de participação dos serviços privados de saúde no SUS. Nesse âmbito, é correto afirmar que:
Alternativas
Q984814 Enfermagem
Ampliar a abrangência das ações da Atenção Básica, contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, ampliar a capacidade de intervenção coletiva são ações:
Alternativas
Q984815 Enfermagem
O SUS conta, em cada esfera de governo, com a seguinte instância colegiada:
Alternativas
Q984816 Enfermagem
De acordo com o artigo 35 da Lei nº 8.080/90, para o estabelecimento dos valores a serem transferidos a Estados, Municípios e Distrito Federal, será utilizado, entre outros, o seguinte critério:
Alternativas
Q984817 Enfermagem
A expressão “a saúde é direito de todos e dever do Estado”, constante no artigo 196 da Constituição Federal de 1988, descreve o princípio da:
Alternativas
Q984818 Enfermagem
A enfermagem é uma ciência e uma arte, tendo o objetivo de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente dessa assistência, quando possível, pelo ensino do auto cuidado; de recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outros profissionais. Essa Teoria de Enfermagem foi apresentada por
Alternativas
Q984819 Enfermagem
A inspeção é um processo de observação, no qual olhos e nariz são utilizados na obtenção de dados do paciente. Durante a semiotécnica, a inspeção pode ser:
Alternativas
Q984820 Enfermagem
A inspeção é um processo contínuo. Durante a palpação, a percussão e a ausculta, deve-se continuar inspecionando o paciente. Existem duas maneiras para se fazer a inspeção:
Alternativas
Q984821 Enfermagem
O enfermeiro, ao realizar o exame físico, avalia lesões primárias na pele do paciente, onde se observa área superficial ligeiramente irregular e relativamente transitória de edema cutâneo localizado. Essa lesão é do tipo:
Alternativas
Q984822 Enfermagem
Entre os principais distúrbios das funções cerebrais superiores, encontram-se os da linguagem. A afasia, incapacidade de expressão da linguagem, possui diversas formas clínicas. A conhecida como afasia de Wernicke, que é caracterizada por dificuldade leve ou extrema de compreensão, consiste em:
Alternativas
Q984823 Enfermagem
O tremor é um movimento involuntário e oscilatório em torno de um eixo fixo, decorrente de alterações do sistema nervoso, quando apresenta movimentos rápidos, de amplitude variável, que ocorrem nos segmentos distais e são semelhantes ao bater de asas de uma ave. Para pesquisá-lo, deve-se pedir ao paciente que segure um objeto. Esse tremor é denominado:
Alternativas
Q984824 Enfermagem
Os desequilíbrios hidroeletrolíticos afetam potencialmente qualquer cliente. O resultado da perda severa de ácidos pelo corpo ou de um aumento nos níveis de bicarbonato é definida como:
Alternativas
Q984825 Enfermagem
A avaliação da capacidade funcional dos cardiopatas toma como referência a dispneia. Os pacientes são classificados em quatro classes. Pacientes com doença cardíaca que apresentam acentuada limitação nas atividades físicas e que se sentem bem em repouso, pois pequenos esforços provocam dispneia, fadiga, palpitação ou angina do peito. Esses indivíduos apresentam cardiopatia de:
Alternativas
Q984826 Enfermagem
O enfermeiro, no exame físico, solicita ao paciente que caminhe normalmente, depois, pé ante pé. A princípio, em marcha normal; depois nas pontas dos pés e enfim nos calcanhares, andar rapidamente, voltar rapidamente, ir para frente e para trás. Essa última manobra deve ser usada em caso de suspeita de lesão vestibular, para verificação da formação da estrela de:
Alternativas
Q984827 Enfermagem
Durante o exame físico, o enfermeiro observa na palpação dos pulsos do paciente uma pulsação normal seguida de uma contração prematura. A amplitude da pulsação da contração prematura é menor do que a da pulsação normal, nesse caso considerada um distúrbio do ritmo chamado de pulso:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: B
5: A
6: C
7: B
8: D
9: C
10: A
11: C
12: A
13: C
14: B
15: D
16: B
17: A
18: C
19: D
20: A