Questões de Concurso Público UFCG 2025 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 30 questões

Q3190721 Pedagogia
O direito à educação pode ser traduzido basicamente em dois aspectos: a oportunidade de acesso; e a possibilidade de permanência na escola, mediante educação com nível de qualidade semelhante para todos. Com base nisso, o direito à educação pressupõe o papel ativo e responsável do Estado tanto na formulação de políticas públicas para a sua efetivação, quanto na obrigatoriedade de oferecer ensino com iguais possibilidades para todos. A aposta na educação pública como espaço de formação intelectual e cidadã começa, de fato, no processo de redemocratização do Brasil, com a Constituição de 1988. O artigo 208 da Carta Magna trata sobre o:
Alternativas
Q3190722 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) visa à formação de cidadãos ativos e atuantes na sociedade por meio de uma educação transformadora e emancipadora. No que se refere aos objetivos da LDB, analise as afirmativas a seguir.

I - Garantir que toda população tenha acesso à educação de qualidade.
II - Valorizar os profissionais da educação e estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública.
III - Contribuir para a disparidade quanto ao acesso e à permanência escolar.

A partir das proposições acima, é CORRETO concluir o que se afirma em: 
Alternativas
Q3190723 Pedagogia
A legislação educacional é o conjunto de normativas instituídas de maneira regular e histórica para a educação. Assim, todas as leis, decretos e regulamentos relativos a esse setor são de interesse da legislação educacional. A Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional para um período de dez anos. A implementação do PNE é monitorada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). Considerando as diretrizes do PNE, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3190724 Pedagogia
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) contribuem para que o professor possa ministrar uma aula de forma muito mais dinâmica, interativa e colaborativa do que no passado. Para tanto, exige-se repensar as práticas pedagógicas existentes, o que se mostra um desafio aos docentes na contemporaneidade: agregar às práticas de ensino e aprendizagem recursos disponíveis em TDIC. Sendo assim, ao perceber as transformações que as novas tecnologias trazem à educação, não há como deixar de questionar o papel do professor nesse universo digital.
Considerando o texto acima, É CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3190725 Pedagogia
Trata-se de um importante caminho para a construção da identidade da instituição. É um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade. Enquanto processo, implica a expressão das opções da instituição, do conhecimento e julgamento da realidade, bem como das propostas de ação para concretizar o que se propõe a partir do que vem sendo; e vai além: supõe a colocação em prática daquilo que foi projetado, acompanhado da análise dos resultados (Vasconcellos, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico. São Paulo Cortez, 2019, p. 25). No texto, o autor está se referindo à(ao): 
Alternativas
Q3190726 Pedagogia
São consideradas finalidades do Projeto Político-Pedagógico:

I - Resgatar a intencionalidade da ação (marca essencialmente humana), possibilitando a (re)significação do trabalho.
II - Ajudar a construir a unidade (e não a uniformidade); superar o caráter fragmentário das práticas em educação, a mera justaposição. Possibilitar a continuidade da linha de trabalho na instituição.
III - Fortalecer o grupo de maneira a aumentar os conflitos e as pressões.

É CORRETO concluir o que se afirma em: 
Alternativas
Q3190727 Pedagogia
Sobre o ato pedagógico de planejar o ensino escolar e universitário, avalie as seguintes proposições:

I - O ato pedagógico de planejar o ensino escolar e universitário é o meio pelo qual estabelecemos os objetivos da ação que desejamos realizar.
II - O ato pedagógico de planejar o ensino escolar e universitário estabelece os rumos conscientes e precisos relativos à ação que desejamos realizar junto aos estudantes das instituições educativas, sendo esse ato desvinculado das dimensões filosóficas, sociais e políticas.
III - Por meio do ato pedagógico de planejar o ensino escolar e universitário, traçamos teórica e operacionalmente os rumos da disciplina escolar ou universitária.

É CORRETO concluir o que se afirma em: 
Alternativas
Q3190728 Pedagogia
A partir do método dialético de construção do conhecimento, Gasparin (2005) apresenta os três momentos da atividade de ensino, a saber: 1) a prática social inicial do conteúdo; 2) a teoria (que inclui a problematização, a instrumentalização e a catarse); e 3) a parte social final do conteúdo (Gasparin, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia histórico-crítica. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2005).
Resumidamente, podemos caracterizar a:
Alternativas
Q3190729 Pedagogia
Essa liberdade que tive na infância de viver uma conexão com tudo aquilo que percebemos como natureza me deu o entendimento de que eu também sou parte dela. Então, o primeiro presente que ganhei com essa liberdade foi o de me confundir com a natureza num sentido amplo, de me entender como uma extensão de tudo, e ter essa experiência do sujeito coletivo. Trata-se de sentir a vida nos outros seres, numa árvore, numa montanha, num peixe, num pássaro, e se implicar. A presença dos outros seres não apenas se soma à paisagem do lugar que habito, como modifica o mundo. Essa potência de se perceber pertencendo a um todo e podendo modificar o mundo poderia ser uma boa ideia de educação (Krenak, Ailton. Futuro Ancestral. Pesquisa e Organização: Rita Carelli. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 52).
Considerando as informações apresentadas no texto a partir de uma epistemologia indígena, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - Uma boa ideia de educação envolve a defesa do antropocentrismo, considerando a centralidade do humano.

PORQUE

II - A escola é responsável por formar para aquilo que o sujeito deve, individualmente, ser no futuro, de maneira que ele possa alcançar um patamar de excelência e promover as intervenções no mundo.
Alternativas
Q3190730 Pedagogia
As Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar. O espaço digital faz parte da convivência dos sujeitos de diferentes formas. Por essa razão, se faz necessário compreender o papel dos professores e da escola na ampliação e no aprimoramento das práticas pedagógicas a partir da utilização das TDIC, e seu aproveitamento no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Sendo assim, as Tecnologias Digitais da Informação e de Comunicação (TDIC) colaboraram para: 
Alternativas
Q3190731 Pedagogia
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela ONU em 13 de dezembro de 2006, em reunião da Assembleia Geral para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, é um marco para muitos militantes da justiça e equidade sociais e para seu público destinatário. Em 1981, o Ano Internacional da Pessoa Deficiente também representou um divisor de águas, fazendo o Brasil avançar muito no atendimento às pessoas com deficiência, no modelo de integração, vigente naquele período. Com o tema elevado à categoria de tratado do direito internacional, a Convenção surgiu para promover, defender e garantir condições de vida com dignidade e a emancipação dos cidadãos e cidadãs do mundo que apresentam alguma deficiência. Por essa razão, os Estados-partes reconhecem o direito das pessoas com deficiência à educação. Para efetivar esse direito sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, os Estados-partes assegurarão sistema educacional inclusivo em todos os níveis, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida, de modo que:

I - As pessoas com deficiência possam desenvolver o potencial humano e o senso de dignidade e autoestima, além do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos, pelas liberdades fundamentais e pela diversidade humana apenas em instituições de recursos multifuncionais.
II - As pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência e que as crianças com deficiência não sejam excluídas do ensino primário gratuito e compulsório ou do ensino secundário, sob alegação de deficiência.
III - As pessoas com deficiência recebam o apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação.

A partir das proposições acima, é CORRETO concluir o que se afirma em: 
Alternativas
Q3190732 Pedagogia
O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades em termos de organização e coordenação com base em objetivos previamente propostos e a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. O planejamento não é somente um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de análise, de reflexão e de avaliação. Desse modo, há três modalidades de planejamento articulados entre si, que são, respectivamente: 
Alternativas
Q3190733 Pedagogia
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente articulado com a problemática do contexto social. Nessa perspectiva, a escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais, de modo que tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade. Por essa razão, o planejamento é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações, a fim de que não seja estabelecido pelos interesses dominantes da sociedade.
Considerando o texto e as funções do planejamento, avalie as afirmativas a seguir.

I - A função do planejamento é explicar os princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.
II - Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por meio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.
III - Impossibilitar a preparação das aulas, criando obstáculos quanto ao trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3190734 Pedagogia
A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/1996), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino. Conforme estabelece a LDB, a educação básica está organizada em três etapas. São elas, respectivamente: 
Alternativas
Q3190735 Pedagogia
O Estatuto da Pessoa com Deficiência, também conhecido como Lei Brasileira de Inclusão (LBI), é a Lei nº 13.146/2015. O objetivo dessa lei é garantir que as pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos e liberdades que as demais pessoas, e que possam exercer plenamente a sua cidadania. O Estatuto da Pessoa com Deficiência estabelece que é dever do Estado, da sociedade e da família assegurar os direitos da pessoa com deficiência, que são: 
Alternativas
Q3190736 Pedagogia
A partir da discussão sobre a contribuição de Paulo Freire para o pensamento pedagógico mundial, Gadotti (2001) afirma que as pedagogias clássicas eram antropocêntricas. A ecopedagogia parte de uma consciência planetária (gêneros, espécies, reinos, educação formal, informal e não-formal). Ampliamos o nosso ponto de vista. Do homem para o planeta, acima de gêneros, espécies e reinos. De uma visão antropocêntrica para uma consciência planetária e para uma nova referência ética. A Escola Cidadã, orientando-se por uma Ecopedagogia ou Pedagogia da Terra, deve, por isso, ser entendida também como uma alternativa para a construção de uma sociedade sustentável (Gadotti, Moacir. Contribuição de Paulo Freire ao pensamento pedagógico mundial. Centro de Referência Paulo Freire, 2001, p. 8, grifo do autor).
Com base na discussão proposta pelo texto sobre a Escola Cidadã, fundamentada em uma Ecopedagogia ou Pedagogia da Terra, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - Precisamos reorientar a educação a partir do princípio da sustentabilidade, isto é, retomar nossa educação em sua totalidade. Isso implica uma revisão de currículos e programas, sistemas educacionais, do papel da escola e dos professores e da organização do trabalho escolar.

PORQUE

II - Currículo e projeto eco-político-pedagógico da escola são realidades separáveis, sendo um responsável pelos conteúdos disciplinares ou atitudinais e outro pela formação ética orientada para construir uma nova consciência que sabe o que é sustentável, apropriado, e faz sentido para a nossa existência.
Alternativas
Q3190737 Pedagogia
Considere a seguinte situação:
Devido a problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de estudantes ingressantes identificados em anos anteriores em uma determinada Instituição de Ensino Superior, o Coordenador de Curso, em conjunto com o Colegiado, decide aplicar uma avaliação na primeira semana de aula a todos os estudantes matriculados no primeiro período do curso, tendo em vista a proposição de um curso extracurricular de nivelamento. A intenção não é classificar os estudantes, mas planejar esse curso de nivelamento e orientar os professores do período a respeito de possíveis defasagens e potencialidades da turma. A que tipo de avaliação a situação se refere? 
Alternativas
Q3190738 Pedagogia
Conforme a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, um dos princípios do ensino é a gestão democrática do ensino público (Art. 3º, VIII). Para isso, é necessário, por um lado, criar estruturas e processos democráticos, por meio dos quais a vida escolar se realize, e, por outro, construir um currículo crítico e criativo, cuja organização estrutural seja de tal modo flexível e aberta que ofereça experiências democráticas ao estudante, tudo isso alicerçado em determinados procedimentos dos sistemas educacionais que possibilitem à escola o exercício da autonomia, a descentralização das decisões e a adoção da gestão colegiada (Hora, Dinair Leal. Democracia, educação e gestão educacional na sociedade brasileira contemporânea. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 65-87, jan./jun. 2006. p.80).
De acordo com essa compreensão, a efetivação de uma gestão democrática na educação depende de:
Alternativas
Q3190739 Pedagogia
É necessário investir desigualmente entre desiguais, ampliando as possibilidades dos mais vulneráveis superarem os condicionantes históricos que os fizeram vulneráveis (Santos, Émina. A educação como direito social e a escola como espaço protetivo de direitos: uma análise à luz da legislação educacional brasileira. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, p. 4, 2019).
De acordo com Santos (2019) e a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos, podemos afirmar que: 
Alternativas
Q3190740 Pedagogia
O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens (Saviani, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1992, p. 21).
Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia histórico-crítica, avalie as proposições a seguir:

I - A escola é responsável pela transmissão tanto do conhecimento elaborado/sistematizado como do conhecimento espontâneo.
II - O objeto da educação envolve a identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos sujeitos para que eles se tornem humanos, e a descoberta das formas adequadas de desenvolvimento do trabalho pedagógico.
III - O compromisso da educação deve ser com a transformação da sociedade, e não com a reprodução das relações sociais vigentes.

É CORRETO concluir o que se afirma em: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: E
6: C
7: B
8: C
9: B
10: A
11: A
12: E
13: A
14: C
15: D
16: E
17: D
18: D
19: E
20: A