Questões de Concurso Público UFMG 2016 para Farmacêutico
Foram encontradas 27 questões
Associe o excipiente descrito na coluna I com a sua definição apresentada na coluna II.
COLUNA I
1. Diluente 2. Lubrificante 3. Aglutinante 4. Desintegrante
COLUNA II
A – Substância utilizada para diminuir o atrito durante a fluidez do material, facilitando o escoamento dos pós. B – Substância ou mistura de substâncias adicionadas a um comprimido, cuja função é facilitar a sua fragmentação após a administração. C – Tem a função de aumentar a massa do comprimido, tornando-o apropriado para o processo de compressão. D – Agente utilizado para proporcionar propriedades coesivas aos pós, assegurando que os comprimidos permaneçam intactos após a compressão.
Dado que os volumes aparentes da sinvastatina e do diluente empregado são 1,4 ml/g e 1,1 ml/g, respectivamente, marque a opção que apresenta CORRETAMENTE as massas de sinvastatina e do diluente, em mg, utilizadas para o preparo de uma cápsula.
Sobre essa forma farmacêutica, todas as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:
Acerca dessa norma, assinale a opção CORRETA.
Todas as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:
Considere as seguintes afirmativas sobre os corticosteroides, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso e, a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os corticosteroides exercem efeitos profundos sobre o metabolismo dos carboidratos e das proteínas. ( ) Os corticosteroides alteram profundamente as respostas imunes dos linfócitos, mas não o número dessas células. ( ) A insuficiência suprarrenal aguda pode ser uma consequência da interrupção abrupta do uso de um fármaco corticosteroide.
Assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso para as afirmativas abaixo e, a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A via intravenosa é geralmente necessária para a administração de fármacos com proteínas de alto peso molecular e peptídeos. Não é uma via apropriada para a administração de soluções oleosas ou substâncias insolúveis. ( ) A via subcutânea apresenta absorção lenta com soluções aquosas. Existe a possibilidade de ocorrência de dor ou necrose causada por substâncias irritantes. ( ) Na ingestão oral, a absorção depende do estado físico do fármaco. Como a absorção geralmente acontece através de processos passivos, a absorção é favorecida quando o fármaco está na sua forma ionizada, mais hidrofílica.
Marque a alternativa CORRETA sobre a utilização dos agentes antirretrovirais.
Dentro desse conceito, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso para as afirmativas abaixo e, a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A vigilância passiva compreende a coleta e a análise de dados provenientes das notificações de suspeitas de eventos adversos a medicamentos (EAM). ( ) Segundo recomendação da OMS, o formulário utilizado para notificação espontânea de um evento médico adverso causado por um medicamento deve conter, no mínimo, os dados do paciente, o evento adverso e as informações sobre o medicamento suspeito. ( ) A vigilância ativa envolve o monitoramento de eventos relacionados à utilização de medicamentos e é realizada a partir da identificação dos pacientes por meio de dados provenientes de prescrição eletrônica ou banco de dados de sistemas de saúde. ( ) Atualmente, a notificação espontânea é a principal fonte de informações em sistemas de farmacovigilância. Nesse tipo de notificação, outros problemas relacionados a medicamentos devem ser notificados apenas quando se tenha certeza da relação entre o uso do produto farmacêutico e o seu efeito.
COLUNA I
1. Evento adverso a medicamento 2. Efeito adverso 3. Idiossincrasia 4. Efeito colateral 5. Efeito secundário
COLUNA II
A – Reação nociva, às vezes fatal, que acomete minoria de indivíduos. Em geral, considera-se que as respostas se devem ao polimorfismo genético. B – Inerente à própria ação farmacológica do medicamento, porém o aparecimento é indesejável em determinada situação. C – Qualquer dano ocorrido durante a farmacoterapia do paciente resultante de um cuidado adequado, inadequado ou parcialmente adequado ao paciente. D – “Uma reação notavelmente prejudicial ou desagradável, resultante de uma intervenção relacionada ao uso de um medicamento, que prediz perigo de uma futura administração e justifica prevenção ou tratamento específico ou alteração da dose ou retirada do produto”, segundo a OMS. E – Resultado das consequências do efeito desejado, mas não da ação farmacológica principal do medicamento.
Em relação a essa área do conhecimento, assinale a afirmativa INCORRETA.
Assinale a afirmativa CORRETA para a definição do respectivo estabelecimento.
Com relação ao PFPB, assinale a afirmativa CORRETA.
Dentre as opções abaixo, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso para alguns dos componentes a se considerar no estabelecimento da PNM e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Recursos humanos qualificados ( ) Marco regulatório para o mercado farmacêutico ( ) Centralização nas ações médicas ( ) Terapêuticas cobertas e respectivos medicamentos selecionados ( ) Produção de medicamentos com baixo custo, realizada exclusivamente pelos laboratórios públicos
Com relação a esses ensaios clínicos, assinale a afirmativa INCORRETA.