Questões de Concurso Público UFPEL 2021 para Professor Magistério Superior - Teorias e Práticas Pedagógicas
Foram encontradas 30 questões
De acordo com o artigo 23 da Lei nº 12.772 de 28 de dezembro de 2012 a avaliação especial de desempenho do servidor em estágio probatório, ocupante de cargo pertencente ao Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, será realizada por Comissão de Avaliação de Desempenho designada no âmbito de cada Instituição Federal de Ensino. A Comissão de Avaliação de Desempenho deverá ser composta de:
Acerca do Processo Disciplinar, com previsão na Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, considere as afirmativas:
I) O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições ou, que tenha relação com as atribuições do cargo que esteja investido.
II) A coleta de provas é tomada na fase do inquérito.
III) Ainda que a infração cometida pelo servidor esteja capitulada como crime, a autoridade julgadora não é obrigada a remeter o processo disciplinar ao Ministério Público, em decorrência da independência das instâncias.
IV) É vedada a exoneração a pedido do servidor que estiver em cumprimento de penalidade aplicada.
Estão corretas:
O parágrafo 1º do artigo 183 da Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 prevê que o servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional, terá direito ao seguinte benefício do Plano de Seguridade Social:
Segundo o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 que aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é vedado ao servidor público:
A Resolução nº 29 de 13 de setembro de 2018, que dispõe sobre o regulamento do ensino da UFPEL, prevê que
A Resolução nº 41 de 26 de outubro de 2017, estabelece o limite mínimo e máximo de carga horária de aulas dentre as atividades docentes. Sobre o tema, é correto afirmar que
Na obra “Educação Escolar: políticas, estrutura e organização”, o autor Libâneo questiona se o Brasil possui um sistema nacional de educação ou de ensino, apresentando hipóteses que explicariam, segundo ele, a ausência de um sistema nacional de educação no país.
I) A estrutura da sociedade de classes dificulta uma práxis intencional coletiva.
II) A existência de diferentes grupos em conflito, os quais obstaculizam a definição de objetivos, tais como o dos partidários da escola pública e o dos privatistas.
III) O transplante cultural de outros países, sem levar em conta a realidade da sociedade brasileira.
IV) O vasto número de produção teórica dos educadores.
Estão corretas,
As fotografias do século XIX se tornaram importantes testemunhos do enquadramento de uma imagem de criança que a sociedade adulta da época julgava apropriada para se ver perpetuada. Conforme a ideia de Del Priore na obra “História das crianças no Brasil” é correto afirmar que
No livro “Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós-modernas” a pesquisadora Dahlberg com relação à instituição dedicada à Primeira Infância e as imagens de criança a autora afirma que é
Na obra “Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado: construindo o futuro”, os autores revisitam um conjuntos de pedagogos para estabelecer um diálogo que nos permita o duplo movimento da pedagogia de: desconstrução e reconstrução. Com relação ao educador Célestin Freinet, considere (V) para verdadeiro e (F) para Falso.
( ) Os centros de interesse são organizados em função dos interesses dos alunos, desprezando sua importância social.
( ) Além de oficinas na sala de aula, prevê um espaço para a exposição das produções infantis e para a reunião das crianças em momentos coletivos.
( ) Por associar o trabalho frequentemente a uma atividade séria, separa o trabalho manual e intelectual em dois momentos específicos.
( ) Propõe classes cooperativas e multisseriadas, uma vez que essa organização dá a possibilidade de a criança acompanhar agrupamentos compatíveis.
A sequência correta, de cima para baixo, de preenchimento das lacunas, é:
A professora do Jardim de Infância (chamada de jardineira) conforme a Pedagogia de Friedrich Froebel deveria ter uma prática pedagógica voltada a
No estudo histórico intitulado: Brincando na História, a autora Raquel Altman in Del Priore (2000) identificou que
No livro “Infâncias cidades e escolas amigas” a autora Maria Martins Redin afirma que planejar não é determinar caminhos, mas direções. Isso significa que se deve:
I) Compreender que os conceitos: de criança, de sociedade, de educação e de cultura, que são constructos sociais e históricos e, portanto, necessitam ser explicitados.
II) Estar aberto a permitir-se andar por caminhos inexplorados, desconstruindo estereótipos, práticas arraigadas e dadas como corretas e imutáveis. As escolas infantis estão saturadas dessas atividades.
III) Pensar o ato de planejar não como uma prática de trocas entre diferentes instâncias, mas em uma organização curricular com ênfase nos eventos culturais da comunidade.
IV) Considera que planejar é registrar a abordagem de um tema e utilização da escolha de um meio de expressão. Essa prática contempla propostas que auxiliam na mensuração dos estágios do desenvolvimento infantil.
Estão corretas:
Considere as afirmativas:
I) Planejamos, porque não podemos assentar nossa proposta utópica, num espontaneísmo ingênuo, que supõe que a criança aprende sozinha e naturalmente.
II) O papel do planejamento só é importante enquanto apoio, tanto de revisão, como de exercício de imaginação de levantamento de possibilidades de uma ação educativa num tempo /lugar chamado escola.
III) Um planejamento, insisto, é muito mais que uma curva, não é um ziguezaguear de ficar dando voltas, mas de uma forma linear ter uma prescrição das unidades que se deseja atingir.
IV) Planejamento serve para recolocar o papel do professor como mediadores do processo de aprendizagem. É também, buscar formas de registrar ideias e de criar novas fontes do fazer, do pensar e do prazer.
Sobre planejamento segundo as ideias de Marita Martins Redin na obra “Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças”,
estão corretas,
Em “Por uma cultura da Infância: metodologias de pesquisa com crianças” o capítulo 4 de autoria de Marcia Gobbi aponta os instrumentos para pesquisa com crianças pequenas. Em relação ao desenho infantil, é correto afirmar que
Libâneo no livro “Educação escolar: políticas, estrutura e organização” traz aspectos legais e organizacionais da educação. Em se tratando da primeira etapa da educação básica, assegura como uma de suas características:
Para Zabalza na obra “Qualidade em Educação Infantil”, o autor destaca que gosta de estabelecer a seguinte progressão formativa as diversas etapas da Educação Infantil: enriquecimento da _____________ e reconstrução dos _____________ da vida (em outras palavras, trata-se de ampliar o espectro de _____________ com que as crianças têm acesso à escola e a buscar uma _____________ , uma reconstrução em outros _____________ , do que constitui a sua experiência quotidiana).
O preenchimento correto das lacunas é respectivamente,
Em “Qualidade em Educação Infantil”, Miguel Zabalza destaca que o conceito de criança sobre o qual são assentados os parâmetros curriculares da Reforma educativa espanhola, constitui um interessante eixo de projeção de novas expectativas sobre o que significa trabalhar com crianças pequenas na escola. Em relação a este ponto poderiam ser citadas duas ideias básicas, mas que não representam nenhuma novidade: a criança como sujeito de ______________ e a criança ______________ .
O preenchimento correto das lacunas é respectivamente,
O autor Zabalza no “Qualidade em Educação Infantil”, no que se refere ao conceito de criança, afirma que, atualmente, mesmo que se trabalhe com um conceito ainda difuso e paternalista de “______________”, o importante é que começa a ser configurado um mapa de ______________ da infância cada vez mais preciso e comprometedor.
O preenchimento correto das lacunas é respectivamente,
Na obra “Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado: construindo o futuro” no capítulo 4 - de autoria de Maristela Angotti - apresenta um resgate da história de vida, das ideias e das propostas de Maria Montessori. Considere as afirmativas.
I) Revela-se na vida de Maria Montessori o interesse, a preocupação e o crédito de necessário investimento na formação de professores, a quem sempre dedicou atenção especial na definição do papel que deveriam assumir frente às crianças, fossem elas (crianças) normais ou não.
II) As classes montadas com base na proposta pedagógica de Montessori são identificadas pela convivência entre crianças da mesma idade e pela possibilidade do trabalho coletivo garantido.
III) A perspectiva educacional construída por Montessori sustenta-se na pedagogia científica, fundamentada na educação sensorial e implementada sob os princípios do método experimental.
IV) O pressuposto básico da pedagogia de Montessori assenta-se na tese de que entre crianças deficientes e as normais existiria uma correspondência de comportamentos, respostas que ocorreriam apenas em momentos e ritmos diferentes, ou seja, nos deficientes o ritmo e os tempos seriam mais lentos do que nas crianças normais.
Estão corretas,