Questões de Concurso Público UFSM 2017 para Arquivista
Foram encontradas 50 questões
A frase A Floresta Amazônica está mais ligada a nós do que a geografia pode sugerir (ℓ.1-2) é desenvolvida ao longo do texto com base em informações sobre a madeira da região amazônica.
Uma dessas informações é a de que
Com a frase final do primeiro parágrafo (ℓ. 8-11), introduz-se um novo argumento.
Tendo isso em mente, leia as reescritas a seguir.
I →Claro, ainda há matas plantadas, especialmente de eucalipto e pínus; grande parte delas, contudo, abastece siderúrgicas e empresas de celulose e papel .
II → Além disso, ainda há matas plantadas, especialmente de eucalipto e pínus, que abastecem em grande parte siderúrgicas e empresas de celulose e papel.
III → É fato que ainda há matas plantadas, especialmente de eucalipto e pínus; por outro lado, grande parte delas abastece siderúrgicas e empresas de celulose e papel.
A coesão textual e a relação lógica entre o esgotamento das reservas nativas, a existência de matas plantadas e o abastecimento de setores empresariais expressadas no texto são mantidas na(s) frase(s) reescrita(s) apresentada(s)
O segmento que comprova essa afirmativa é
No terceiro parágrafo (ℓ.29-43), identificam-se crimes praticados nos caminhos da ilegalidade. O primeiro é referido como a derrubada de árvores em áreas não autorizadas (ℓ.30-31) e os outros são nomeados, na sequência. À semelhança de derrubada, todos os delitos podem ser referidos por meio de substantivos.
Assinale a alternativa que apresenta a correta expressão do crime como substantivo, observada a regência requerida.
No desenvolvimento do tema, articularam-se diferentes pontos de vista sobre iniciativas para coibir as fraudes, de que é exemplo o fragmento "O controle é bastante sofisticado, mas os fraudadores sempre descobrem meios de 'lavar' a madeira", alerta Maurício de Moura Costa, diretor da Bolsa de Valores Ambiental (BVRio), plataforma para compra de madeira legal rastreada (ℓ.66-70).
Tendo isso em mente, considere a seguinte reescrita para o alerta feito por Moura Costa:
O controle é bastante sofisticado; os fraudadores, ....................., sempre descobrem meios de 'lavar' a madeira, diz Maurício de Moura Costa.
Assinale a alternativa que preenche adequadamente
o espaço pontilhado de modo a se manter a mesma
escolha linguística por uma oração coordenada sindética
adversativa e sua eficácia argumentativa.
Ao longo de um texto, uma mesma palavra pode ser usada para expressar diferentes noções semânticas e/ou para integrar locuções com valor retórico, sendo, pois, funcionalmente polivalente.
Nas alternativas, estão sublinhadas palavras que servem como evidência da exploração no texto dessa polivalência, EXCETO
Na função de sujeito gramatical, é colocado um segmento referindo ou retomando um ente inanimado representado como um agente realizador de ações pertinentes à esfera das atividades humanas.
Tenha em mente essa estratégia ao ler os fragmentos a seguir.
I → "Ela não paga impostos, não oferece direitos a trabalhadores, gera impactos socioambientais, etc" [...] (ℓ. 50-51).
II → A produção brasileira de madeira é monitorada pelo Documento de Origem Florestal (o sistema DOF) e pelo novo Sinaflor (Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais), os quais em breve serão combinados com outros bancos de dados [...] (ℓ.58-63).
III → Mas isso mata a economia da floresta, a qual precisa se fortalecer para combater o desmatamento, arrecadar impostos e gerar empregos [...] (ℓ .76-79).
A estratégia descrita está evidenciada apenas no(s)
A seguir, apresentam-se diferentes reescritas para a última oração do fragmento [...] e, mesmo com o avanço das tecnologias de controle, ainda há muito a ser feito para reduzir a ilegalidade e seus danos. (ℓ .87-89).
I → [...] para que seja reduzida a ilegalidade e seus danos.
II → [...] para que sejam reduzidos a ilegalidade e seus danos.
III → [...] para que a ilegalidade e seus danos sejam reduzidos.
Qual(is) reescrita(s) está(ão) de acordo com a norma-padrão da escrita?
Considere a figura apresentada e as afirmativas formuladas a partir dela.
Em se tratando da compra responsável da madeira, as obras da construção civil, empregando apenas 14% da produção, são um segmento com grande potencial de expansão. Em polos opostos, estão o setor moveleiro, com somente 6% do destino da madeira certificada, e a indústria do papel e celulose, com 80% do consumo. Para a mudança desse quadro, um dos desafios é alterar a tendência de os empresários substituírem a madeira por receio de estarem consumindo um produto ilegal.
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.
( ) Se o segmento Em se tratando da for reescrito como Em referência a , criam-se condições para a ocorrência da crase.
( ) Sem prejuízo do sentido e da coerência, o segmento Em polos opostos pode ser reescrito como Contraditoriamente.
( ) Sem alteração da adequação à norma-padrão da escrita, o verbo auxiliar da locução estarem consumindo pode ser reescrito na forma singular.
A sequência correta é
O Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Maria disciplina a organização e o funcionamento dos órgãos da universidade, nos planos didático-científicos, administrativo, disciplinar e de gestão financeira e patrimonial.
A partir do que se encontra disposto no Regimento, associe os órgãos da UFSM apresentados na coluna à esquerda às descrições destacadas na coluna à direita.
(1) Conselho Universitário
(2) Secretaria dos Conselhos Superiores
(3) Secretaria de Apoio Internacional
(4) Departamento de Contabilidade e Finanças
( ) Tem por competência, dentre outras atribuições, fornecer aos órgãos de controle interno e externo do Governo peças e elementos exigidos por lei ou por solicitação dos órgãos competentes.
( ) Compete divulgar a importância dos vínculos que a UFSM possui com o exterior por meio do intercâmbio acadêmico, da mobilidade de conhecimentos e dos contatos profissionais e interinstitucionais, dentre outras atribuições.
( ) É o órgão máximo, normativo, deliberativo e de planejamento nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar.
A sequência correta é
Com base nas previsões existentes na Lei nº 8.112/ 1990, analise as assertivas a seguir que dispõem sobre os deveres e as proibições do servidor público e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.
( ) É dever do servidor levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração.
( ) Assiduidade, pontualidade ao serviço e conduta compatível com a moralidade administrativa são deveres do servidor público.
( ) Ao servidor é proibido cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado.
( ) O servidor público não pode participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada e nem mesmo exercer o comércio, ainda que na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.
A sequência correta é
No que se refere ao processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, regulado pela Lei nº 9.784/1999, serão observados, entre outros, os seguintes critérios:
I→ objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.
II→ divulgação oficial de todos os atos administrativos.
III→ adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados.
IV→ interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.
Está(ão) correta(s)
A Lei nº 12.527/2011 dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações conforme previsto na Constituição Federal de 1988.
A partir dos preceitos da referida legislação, assinale a alternativa INCORRETA.
O elemento sublinhado expressa, semanticamente, uma relação de posse e é empregado como elemento coesivo ao estabelecer uma relação entre um referente apresentado anteriormente no texto (o possuidor) e outro introduzido posteriormente (a coisa possuída).
Essa dinâmica explica o funcionamento dos pronomes possessivos apresentados em todas as alternativas, EXCETO em