Questões de Concurso Público Câmara de São José do Rio Preto - SP 2015 para Jornalista
Foram encontradas 14 questões
Chantler & Stewart (Fundamentos do Radiojornalismo) asseguram que “a grande força do rádio é [...]. Estamos escrevendo notícias e não história. Portanto, o uso do tempo presente, que dá a impressão de que o fato está acontecendo agora, geralmente é apropriado, em especial nas primeiras linhas do relato.”
Os autores referem-se à característica da linguagem radiofônica que valoriza
Em “Jornal Nacional – Modo de Fazer”, William Bonner diz que “a primeira decisão na elaboração ____________ é sobre qual dos assuntos abrirá a edição.”
A frase do apresentador é completada, corretamente, por:
De acordo com o site do Governo Federal, “com a Lei de Acesso, a publicidade passou a ser ________________, e o sigilo, __________________. Dessa forma, as pessoas podem ter acesso a qualquer informação pública produzida ou custodiada pelos órgãos e entidades da Administração Pública.”
Os termos que completam, correta e respectivamente, a frase são:
A 1ª Emenda da Constituição Americana determina que “o Congresso não fará qualquer lei (...) que proíba o exercício destas ou que restrinja a liberdade de expressão ou de imprensa; ou o direito de as pessoas se reunirem pacificamente ou de requererem ao governo o direito de reparação por injustiça praticada”.
(Tese de doutorado de Fernando Oliveira Paulino. Adaptado)
Este é o princípio que define, no Jornalismo, a Teoria