A violência sexual consiste em um problema que, em muitos ca...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - regressão a comportamentos infantis e comportamento agressivo.
O tema central da questão é o reconhecimento de indicadores de violência sexual em crianças e adolescentes. Esse tipo de violência pode apresentar sinais comportamentais específicos que, quando identificados precocemente, permitem a intervenção e proteção adequadas para a vítima.
Segundo o autor Ferrari (2002), vítimas de violência sexual frequentemente exibem alterações comportamentais como regressão a comportamentos infantis e comportamento agressivo. A regressão pode se manifestar através de atos como voltar a fazer xixi na cama, usar linguagem infantil ou dependência excessiva. O comportamento agressivo pode ser observado em explosões de raiva ou agressividade não característica, geralmente como uma forma de expressar a dor e o desamparo vivido.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
B - abuso de álcool e outras drogas: Embora o abuso de substâncias possa ser um indicador de sofrimento psicológico em adolescentes, não é um indicador direto e específico da violência sexual, especialmente na faixa etária de crianças, que é o foco da questão.
C - defesa da disciplina corporal severa e timidez: Estes comportamentos podem estar mais relacionados a outros tipos de abuso, como o abuso físico ou negligência, e não estão diretamente ligados à violência sexual.
D - exigência de perfeição e desempenho superior às possibilidades da criança/adolescente: Esta alternativa está mais associada a pressões parentais excessivas e não especificamente à violência sexual.
E - postura insinuante, extremamente zelosa e protetora: Essa descrição não caracteriza diretamente vítimas de violência sexual. Pode se referir a situações onde a criança ou adolescente está tentando buscar aceitação ou proteção, mas não é um indicador claro de abuso sexual.
Entender esses indicadores é crucial para profissionais da psicologia, educação e saúde, que possam agir de forma preventiva e protetiva.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Com base em Guerra e Azevedo (2001) podemos constatar que existem indicadores na criança e/ou adolescente que nos apontam quando há a presença da violência intrafamiliar. Dentre eles, podemos citar a desconfiança dos contatos com adultos, o fato de estar sempre atento na espera que algo ruim aconteça, ter mudanças repentinas e frequentes de humor, apresentar receio dos pais, demonstrar apreensão ao ver outra criança chorar, expressar comportamentos agressivos e autodestrutivos, bem como, excesso de timidez e submissão, dificuldades de aprendizagem não atribuíveis a problemas orgânicos, e nas vezes em que a criança ou adolescente enunciam diretamente que sofrem de algum tipo de violência intrafamiliar.
letra A
Segundo Ferrari (2002), a violência sexual pode se manifestar em indicadores comportamentais nas crianças e adolescentes, e a regressão a comportamentos infantis e o comportamento agressivo são alguns desses sinais. A regressão pode ser uma tentativa de recuperar uma sensação de segurança, enquanto o comportamento agressivo pode ser uma forma de lidar com o sofrimento e a dor associados à violência. Ambos os indicadores podem ser usados pelos profissionais para identificar possíveis casos de abuso sexual.
A alternativa correta é:
A. regressão a comportamentos infantis e comportamento agressivo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo