Extinta a ação rescisória, por indeferimento da petição ini...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133498 Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Extinta a ação rescisória, por indeferimento da petição inicial, sem resolução do mérito, em decisão monocrática, o relator
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

STJ. 2ª Seção. AgInt na AR 7.237/DF - Extinta a ação rescisória, por indeferimento da petição inicial, sem apreciação do mérito, por meio de deliberação monocrática, o relator poderá facultar, ao autor, o levantamento do depósito judicial previsto no art. 968, II, do CPC/2015.

Fundamentos:

  • O art. 968,II do CPC fala em julgamento "por unanimidade", se não houve julgamento colegiado não há que se falar na conversão em multa.
  • Além disto, permitir o autor levantar a multa após o indeferimento da inicial da rescisória monocraticamente desestimula ele a recorrer e prosseguir na rescisória desprovida de fundamentos.

CPC. Art. 968. A petição inicial será elaborada com observância dos requisitos essenciais do , devendo o autor:

I - cumular ao pedido de rescisão, se for o caso, o de novo julgamento do processo;

II - depositar a importância de 5% sobre o valor da causa, que se converterá em multa caso a ação seja, por unanimidade de votos, declarada inadmissível ou improcedente.

Essa sempre me atrapalha. Revisar :)

Extinta a ação rescisória, por indeferimento da petição inicial, sem apreciação do mérito, por meio de deliberação monocrática, o relator poderá facultar, ao autor, o levantamento do depósito judicial previsto no art. 968, II, do CPC/2015.

Processo sob segredo judicial, Rel. Min. Marco Buzzi, Segunda Seção, por unanimidade, julgado em 10/08/2022.

(Info 744)

Extinta a ação rescisória, por indeferimento da petição inicial, sem apreciação do mérito por meio de deliberação monocrática, o relator poderá facultar, ao autor, o levantamento do depósito judicial previsto no art. 968, II do CPC/2015.

STJ. 2ª Seção. AgInt na AR 7.237/DF, Rel. Min. Marco Buzzi, julgado em 10/8/2022 (Info 744).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo