A despeito de ser a ação civil pública, em razão de suas fin...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q642060 Legislação Federal
A despeito de ser a ação civil pública, em razão de suas finalidades sociais, preponderantemente condenatória, implicando na obrigação de fazer ou não fazer, ela pode ser proposta em defesa do erário.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Este entendimento foi fixado pelo STJ, nos exatos termos trazidos na afirmativa, no julgamento do REsp nº 78.916/SP.

Afirmativa correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo

 

STJ - AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO AgRg no Ag 517098 SP 2003/0061653-8 (STJ)

Data de publicação: 08/08/2005

Ementa: AGRAVO REGIMENTAL - AGRAVO DE INSTRUMENTO - PROCESSO CIVIL - AÇÃO CIVIL PÚBLICA - LEGITIMIDADE ATIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO - ACUSAÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E ENRIQUECIMENTO ILÍCITO CONTRA EX-PREFEITO - TRIBUNAL DE ORIGEM DECIDIU A LIDE NO MESMO SENTIDO DA JURISPRUDÊNCIA DESTE SODALÍCIO. Conforme restou consignado na decisão agravada, não há, no acórdão recorrido, qualquer omissão, contradição ou obscuridade, pois o egrégio Tribunal de origem apreciou toda a matéria recursal devolvida. Dessa forma, não foi malferido o artigo 535, inciso II, do Estatuto Processual Civil. No que concerne especificamente ao mérito do presente recurso, oportuna a adoção do entendimento exarado no seguinte julgado: "a despeito de ser a ação civil pública, em razão de suas finalidades sociais, preponderantemente condenatória, implicando na obrigação de fazer ou não fazer, esta Corte tem-na admitido para defesa do erário. Precedentes" (REsp 78.916/SP, Rel. Min. Castro Meira, DJ 6.9.2004). Agravo regimental improvido.

Encontrado em: : 007347 ANO:1985 ART : 00005 LEI DE AÇÃO CIVIL PÚBLICA CF-1988 LEG:FED CFD:****** ANO:1988 ART... : 00005 LEI DE AÇÃO CIVIL PÚBLICA MINISTÉRIO PÚBLICO - LEGITIMIDADE ATIVA STJ - RESP 78916 -SP..., AJUIZAMENTO, AÇÃO CIVIL PÚBLICA, DEFESA, PATRIMÔNIO PÚBLICO, OBJETIVO, REPARAÇÃO DE DANOS, ERÁRIO / HIPÓTESE...

Os direitos difusos são sempre compatíveis com as funções constitucionais do Ministério Público, que está sempre legitimado a defendê-los. A única ressalva refere-se ao erário: a despeito de o Parquet possuir expressa determinação constitucional para tutelar o patrimônio público via ação civil pública, há entendimento minoritário de que lhe faltaria legitimidade para a defesa do erário, sob o argumento de que este não seria objeto de interesse difuso, mas apenas de interesse público secundário, com titular determinado – a respectiva Fazenda Pública –, e o MP, ao defendê-lo numa ACP, estaria representando judicialmente interesses da Fazenda Pública, o que lhe é vedado pela CF (parte final do inc. IX do art. 129). A maior parte da doutrina e da jurisprudência, porém, reconhece a legitimidade do MP, pois:

a) a CF legitima essa instituição à propositura de ação civil pública em defesa do patrimônio público (art. 129, III, da CF); e

b) ainda que o erário seja objeto do interesse público secundário da pessoa jurídica cujo patrimônio público ele integra (tal interesse não é difuso, pois tem titular determinado), a manutenção de sua integridade é objeto de interesse público primário, da coletividade, possuindo, portanto, natureza difusa. 

 

fonte: interesses difusos e coletivos. Cleber Masson

Simples: art. 3º da LACP

Art. 3º A ação civil poderá ter por objeto a condenação em dinheiro ou o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer.

No caso do Ministério Público, a própria CRFB/88 é expressa ao afirmar isso:

Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;

 

Sobre o tema, também já existia a súmula 329 do STJ: O Ministério Público tem legitimidade para propor ação civil pública em defesa do patrimônio público.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo