Analise as assertivas: I - O juiz, considerando a repercuss...
I - O juiz, considerando a repercussão social da controvérsia, pode, por decisão irrecorrível, de ofício, solicitar a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de quinze dias de sua intimação.
II - O incidente de desconsideração da personalidade jurídica pode ser instaurado de ofício, a pedido da parte ou do Ministério Público, na fase de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.
III - É nulo o processo quando o membro do Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir, mas a nulidade só pode ser decretada após a sua intimação, quando se manifestará sobre a existência ou a inexistência de prejuízo.
Assinale a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar o tema central da questão, que é a nulidade dos atos processuais no contexto do Código de Processo Civil de 2015 (CPC/2015).
A questão traz três assertivas que abordam diferentes aspectos do CPC/2015:
I - Esta assertiva se refere à possibilidade do juiz solicitar a participação de terceiros no processo em razão da repercussão social. No entanto, ao afirmar que essa decisão é "irrecuorrível", a assertiva está incorreta. O CPC/2015 não prevê que tal decisão seja irrecorrível.
II - Esta assertiva fala sobre o incidente de desconsideração da personalidade jurídica. Segundo o CPC/2015, especificamente no artigo 133, o incidente pode ser instaurado a pedido da parte ou do Ministério Público, mas não de ofício pelo juiz. Portanto, a assertiva está incorreta.
III - Esta assertiva trata da nulidade processual relacionada à falta de intimação do Ministério Público em processos que ele deve intervir. O artigo 279 do CPC/2015 estabelece que o processo é nulo se o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito e que a nulidade só pode ser decretada após a intimação do MP para se manifestar sobre a existência de prejuízo. Assim, a assertiva está correta.
Agora, vamos analisar as alternativas:
A - Esta alternativa está incorreta porque, como discutido, a assertiva I está incorreta.
B - Esta alternativa está incorreta porque a assertiva II está incorreta.
C - Esta é a alternativa correta, pois apenas as assertivas I e III estão corretas conforme a análise.
D - Esta alternativa está incorreta porque nem todas as assertivas estão corretas.
E - Esta alternativa está incorreta, pois se há uma resposta correta identificada.
Como estratégia para resolver questões desse tipo, sugiro que você sempre busque entender o que cada artigo do CPC/2015 estabelece, especialmente os que tratam de nulidades e incidentes processuais. Ler atentamente as assertivas e compará-las com a legislação pode ajudar a evitar "pegadinhas".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O incidente de desconsideração da personalidade jurídica pode ser instaurado de ofício, a pedido da parte ou do Ministério Público, na fase de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial. ERRADO
O erro está em afirmar que o magistrado poderá instaurar o processo ex offício, conforme determinar o art. 133:
O incidente de desconsideração da personalidade jurídica será instaurado a pedido da parte ou do Ministério Público, quando lhe couber intervir no processo.
Sobre a I: está incompleta mas...
Art. 138. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.
GABARITO: C
I) CORRETA - CPC, Art. 138. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.
Concordo com a colega Carla Sabrina, a I está "incompleta", pois o art. fala juiz ou relator. Dependendo da banca poderia ser considerada como errada.
II) INCORRETA - O incidente de desconsideração da personalidade jurídica pode ser instaurado de ofício, a pedido da parte ou do Ministério Público, na fase de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.
CPC, Art. 133. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica será instaurado a pedido da parte ou do Ministério Público, quando lhe couber intervir no processo.
Não cabe instauração do IDPJ de ofício.
III) CORRETA - CPC, Art. 279. É nulo o processo quando o membro do Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir.
§ 1º Se o processo tiver tramitado sem conhecimento do membro do Ministério Público, o juiz invalidará os atos praticados a partir do momento em que ele deveria ter sido intimado.
§ 2º A nulidade só pode ser decretada após a intimação do Ministério Público, que se manifestará sobre a existência ou a inexistência de prejuízo.
ADENDO
Amicus Curiae
1- Conceito: intervenção de um terceiro desinteressado em processo em trâmite com o objetivo de contribuir com o juízo na formação de seu convencimento e na prestação da tutela jurisdicional.
- Mas há um interesse institucional envolvido - melhor solução possível do processo por meio do maior conhecimento da matéria e dos reflexos no plano prático da decisão. # intervenção por interesse próprio, de natureza jurídica ou econômica, que é inerente às demais intervenções.
2- Requisitos (alternativos):
i- relevância da matéria;
ii- especificidade do tema da demanda;
iii- repercussão social da controvérsia.
3- Admissibilidade
⇒ O juiz ou o relator, considerando (2), poderá, por decisão irrecorrível, solicitar ou admitir a participação de PN ou PJ, órgão ou entidade especializada, com *representatividade adequada, no prazo de 15 dias de sua intimação.
- Pode ser de ofício** / requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se.
- ** ⇒ única modalidade de intervenção de 3º que admite.
- Na decisão que admitir a intervenção, definirá os poderes do amicus curiae .
*obs: representativa adequada tem a ver com a pertinência temática entre os fins sociais da entidade e o objeto da controvérsia.
IDPJ não pode ser instaurado de ofício, somente a requerimento das partes ou do MP (art. 133, CPC)
Amicus Curiae é a única forma de intervenção de terceiros que admite instauração de ofício (art. 138, CPC)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo