Questões de Concurso
Comentadas para aroeira
Foram encontradas 1.131 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
São considerados arquivos municipais:
I. Construir a melhor equipe e a melhor empresa: não basta cuidar somente das pessoas. Ao cuidar dos talentos, a GP precisa cuidar também do contexto em que eles trabalham. Isso envolve a organização do trabalho, a cultura corporativa e o estilo de gestão. Ao lidar com essas variáveis, a GP conduz não somente à criação de uma força de trabalho engajada como também a uma nova e diferente organização.
II. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável: toda atividade de GP deve ser aberta, transparente, justa, confiável e ética. As pessoas não devem ser discriminadas e os seus direitos básicos devem ser garantidos. Tanto as pessoas quanto as organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social. Essa não é uma exigência feita somente às organizações, mas também aos administradores e às pessoas que nelas trabalham.
III. Proporcionar à organização pessoas realizadas: construir o mais valioso patrimônio da empresa – as pessoas – significa preparar e capacitar continuamente as pessoas. É o primeiro passo. O segundo é dar reconhecimento às pessoas, não apenas ao dinheiro. Para melhorar e incrementar seu desempenho, as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem. Isso significa recompensar bons resultados e não recompensar pessoas que não têm bom desempenho. Tornar os objetivos claros e explicitar como eles são medidos e quais são as decorrências do seu alcance. As recompensas devem ser proporcionadas às pessoas certas na fase certa do desempenho de um trabalho e no tempo certo para a organização.
IV. Aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho: antes, a ênfase era colocada nas necessidades da organização. Hoje, sabe-se que as pessoas precisam estar satisfeitas e felizes. Para que sejam produtivas, devem sentir que o trabalho é adequado às suas competências e que estão sendo tratadas com carinho. Para elas, o trabalho é a maior fonte de identidade pessoal. As pessoas despendem a maior parte de suas vidas no trabalho e isso requer uma estreita identidade com aquilo que fazem. Pessoas satisfeitas não são necessariamente as mais produtivas. Mas pessoas insatisfeitas tendem a se desligar da empresa, a se ausentar frequentemente e a produzir pior qualidade do que pessoas satisfeitas. A felicidade na organização e a satisfação no trabalho são determinantes do sucesso organizacional.
Assinale a alternativa correta:
I. Pessoas como seres humanos são como elementos vivos e portadores de competências essenciais ao sucesso organizacional. Qualquer organização pode comprar máquinas ou equipamentos, comprar tecnologias para se equiparar aos concorrentes. Isso é relativamente fácil, mas construir competências é extremamente difícil, leva tempo, aprendizado e maturação.
II. Pessoas como ativadoras de recursos organizacionais são como impulsionadores da organização e capazes de dotá-la do talento indispensável à sua constante renovação e competitividade em um mundo cheio de mudanças e desafios. As pessoas como fonte de impulso próprio que dinamiza a organização, não como agentes passivos, inertes e estáticos.
III. Pessoas como talentos fornecedores de competências são dotadas de personalidade própria e profundamente diferentes entre si, com uma história pessoal particular e diferenciada, possuidores de conhecimentos, habilidades e competências indispensáveis à adequada gestão dos demais recursos organizacionais. Pessoas como pessoas, não como meros recursos da organização.
IV. Pessoas como capital humano são como o principal ativo organizacional que agrega inteligência ao negócio da organização, como se verá adiante.
Assinale a alternativa correta:
I. O fundamento do auditor bem como seu relatório serão apoiados com base nas evidências de auditoria, sejam elas internas ou externas.
II. As evidencias de auditoria incluem registros contábeis, observações realizadas na instituição, entrevista com servidores e documentos.
III. A recusa da administração em fornecer uma confirmação de saldo bancário solicitada pelo auditor é considerada uma evidência que o auditor deve considerar ao formar sua opinião.
IV. A natureza das evidências de auditoria é cumulativa. Isso significa que as evidências são coletadas ao longo do processo de auditoria, a partir de diversos procedimentos e fontes, para formar uma base sólida que sustente a opinião do auditor.
A partir dos itens anteriores, a alternativa que apresenta os itens corretos é:
TEXTO II
RAPIDINHO
Todos nos beneficiamos e nos orgulhamos das conquistas da vida moderna, especialmente da crescente velocidade com que fazemos as coisas acontecerem. Mudanças que antigamente levavam séculos para se efetivarem, agora podem ser realizadas em poucas semanas, ou até em poucos dias.
Nas sociedades tradicionais, as normas de conduta, as leis tinham uma extraordinária capacidade de perdurar. Tudo se modificava, mas sempre muito devagar. Também na utilização dos meios de transporte, o tempo transcorria com lentidão. A partir da metade do século XIX, foram sendo adotados meios de locomoção mais velozes. Na utilização dos meios de comunicação, o que existia foi substituído pelas maravilhas da eletrônica contemporânea. Não somos bobos, tratamos de aproveitar as possibilidades criadas por todos os novos recursos tecnológicos. Para que perder tempo, se podemos fazer depressa o que nossos antepassados só conseguiam fazer devagar, por que não haveríamos de acelerar nossas ações?
Um dos expoentes do espírito pragmático da modernidade, o americano Benjamin Franklin, já ensinava no século XIII: “Tempo é dinheiro”. E explicava: se você desperdiça a possibilidade de ganhar uma moeda, não está perdendo apenas a moeda que deixou de ganhar, mas de fato está se privando das muitas pilhas de moedas que poderia adquirir por meio de bons e oportunos investimentos. Foi para assimilar a lição de Franklin que passamos a necessitar de relógios cada vez mais precisos e aperfeiçoados. Devemos medir rigorosamente o tempo para poder aproveitá-lo com rigor.
Dedicamo-nos, então, a uma frenética corrida contra os ponteiros do relógio. Para sermos eficientes, competitivos, apressamos cada vez mais nossos movimentos. Saímos de casa correndo para o trabalho, somos cobrados para dar conta correndo de nossas tarefas e — habituados à corrida — alimentamo-nos às pressas, para depois voltarmos, correndo para casa. Sabemos que, na nossa sociedade, os mais rápidos são os vitoriosos.
Impõem-se, contudo, algumas perguntas: nas condições em que somos obrigados a viver, não estaremos pagando um preço altíssimo, mesmo se formos bons corredores e nos mostrarmos aptos para vencer? Uma reflexão condenada a desenvolver-se num exíguo prazo predeterminado não será, inevitavelmente, superficial? O pensamento que se formula rapidinho não tende a ser sempre meio oco?
(KONDER,Leandro,in O Globo,29 set.1996. Apud:A palavra:
expressão e criatividade. Gil Carlos Pereira. São Paulo: Moderna.
1997. P. 47. Texto adaptado.).
É sabido que alimentos como queijos devem ser evitados por pacientes que fazem uso de inibidores de monoaminooxidases (IMAO). O motivo para tal recomendação se deve ao fato de que este tipo de alimento apresenta:
Na validação de métodos analíticos, deve-se comprovar o atendimento de requisitos para uma determinada aplicação ou uso específico. Para tanto, devem ser avaliados parâmetros como, por exemplo, exatidão, precisão, seletividade, linearidade, faixa de trabalho, limites de detecção e quantificação. Sobre a relação entre o parâmetro e sua finalidade, assinale a única alternativa correta.
Pode-se utilizar diferentes vias para preparar comprimidos de liberação imediata, como a granulação úmida, granulação seca e a compressão direta. Assinale a única alternativa que apresenta uma característica da compressão pela via direta.
Um paciente idoso hipertenso chegou à farmácia com queixa de tosse seca, que teve início após a utilização de um medicamento presente numa receita que ele mostrou ao balconista. Na receita constava o enalapril 20mg.
O balconista sugeriu a troca do medicamento por captopril a fim de eliminar a tosse do paciente causada pelo uso do enalapril. Com relação aos anti-hipertensivos e à conduta adotada pelo balconista, assinale a única alternativa correta.
O conceito de Farmácia Hospitalar tem evoluído nas últimas décadas e, segundo a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar – SBRAFH, ela é considerada como:
É permitida a ultrapassagem de veículos em movimento pela esquerda, desde que não se esqueça de: