Questões de Concurso
Foram encontradas 20 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Fonte disponível em: < https://blog.solides.com.br/guia-completo-de-gestao-de-pessoas/>
Sobre os cinco pilares da gestão de pessoas, analise os itens a seguir:
I- Nepotismo.
II- Treinamento e desenvolvimento.
III- Conhecimento e competência.
IV- Trabalho em equipe.
V- Comunicação.
É correto o que se afirma em:
(__)Alfabetização e letramento são sinônimos e podem ser usados de forma intercambiável.
(__)A alfabetização se refere à aquisição da escrita por um indivíduo, enquanto o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade.
(__)Para Soares, o indivíduo com alto nível de letramento não tem seu lugar social modificado.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
(__) O raciocínio espaço-temporal baseia-se na ideia de que o ser humano é um espectador passivo do espaço em que vive, sem influenciar ou ser influenciado por ele.
(__) A análise geográfica, ao considerar os espaços percebidos, concebidos e vividos, permite uma leitura não linear dos fatos, levando em consideração aspectos históricos, sociológicos e espaciais.
(__) A área de ciências humanas, ao valorizar a crítica sistemática à ação humana e às relações sociais, de poder e de produção de conhecimentos, desempenha um papel fundamental na formação ética das novas gerações, incentivando valores, como respeito ao ambiente, solidariedade, participação e preocupação com as desigualdades sociais.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
I.A formação do professor de educação infantil ganhou destaque a partir da década de 90, principalmente após a LDB n.º 9394/96.
II.Os documentos, especialmente os "Referenciais para a formação de professores (1998)", a "Proposta de diretrizes para formação inicial de professores de educação básica em curso de nível superior (Maio/2000)" e o "Parecer CNE/CP n.º 009/2001", detalham as orientações para a reforma da formação do professor de educação infantil.
III.Os documentos não diferenciam as funções do profissional que atua nas creches das funções do profissional que atua nas pré-escolas.
É correto o que se afirma em:
Coluna 1:
1.Letramento científico.
2.Desenvolvimento científico e tecnológico.
3.Processo investigativo.
Coluna 2:
A.Desequilíbrios na natureza e na sociedade podem ser uma consequência deste, que está fortemente integrado aos modos de vida das sociedades humanas.
B.Este termo refere-se ao desenvolvimento da capacidade de compreender, interpretar e transformar o mundo natural, social e tecnológico.
C.Este é um elemento central na formação dos estudantes, envolvendo o delineamento de problemas, proposição de hipóteses, coleta e análise de dados, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Coluna 1:
1.Promoção da Saúde.
2.Ambientes Saudáveis.
3.Cuidados Preventivos.
Coluna 2:
A.Orientações básicas para evitar acidentes, bem como ações básicas de proteção.
B.Entendimento da saúde como resultado de múltiplos fatores e a identificação de ações necessárias para sua manutenção.
C.Importância de estruturar espaços adequados para favorecer o crescimento e desenvolvimento das crianças.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Coluna 1:
1.Infância.
2.Brincadeira.
3.Ludicidade.
Coluna 2:
A.Atividade lúdica realizada por crianças que proporciona prazer, diversão. É fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
B.Período da vida humana que vai do nascimento à adolescência, caracterizado por intensos processos de crescimento e aprendizagem.
C.Princípio que está relacionado ao brincar e ao divertir-se e é uma das maneiras mais importantes pelas quais as crianças aprendem sobre o mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
I.O processo de desenvolvimento proposto por Wallon apresenta uma sequência linear, sem possibilidade de regressões.
II.A teoria da afetividade de Wallon preconiza a integração de dimensões psíquicas, como a motora, a afetiva e a cognitiva.
III.Para Wallon, a aprendizagem é uma experiência individual, dissociada de contextos sociais e afetivos.
É correto o que se afirma em:
I.Durante a Idade Média, a criança era considerada um "miniadulto", sem direitos e atenção especializados.
II.No século XVII, surgem três abordagens para entender a mente e o aprendizado das crianças, propostas por Watson, Piaget e Freud.
III.Com o surgimento das "famílias modernas" no século XVI, a criança começou a ser vista como membro integral do núcleo familiar, o que marcou o início da valorização das crianças.
É correto o que se afirma em:
(__) O cuidar e o educar na educação infantil são funções separadas e independentes, conforme apresentado por Vygotsky.
(__) As necessidades de cuidado e educação são idênticas para todas as faixas etárias de 0 a 6 anos.
(__) As Diretrizes Curriculares para Educação Infantil (2009) destacam que a educação infantil deve oferecer oportunidades para as crianças apenas explorarem o ambiente.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Coluna 1:
I. Planos Regionais.
II. Planos Municipais.
III. Planos Nacionais.
IV. Planos de Ensino.
Coluna 2:
(__) Estabelecem os objetivos educacionais com base em diretrizes curriculares e nas competências e habilidades que se espera que os estudantes desenvolvam.
(__) Levam em conta as demandas e prioridades educacionais específicas e também podem tratar de questões relacionadas à gestão educacional, ao financiamento da educação local e à distribuição de recursos para as escolas.
(__) Definem metas específicas para diversos indicadores educacionais, como a universalização do acesso à educação básica, a erradicação do analfabetismo, a melhoria da qualidade do ensino, entre outros.
(__) Compõem-se das diretrizes para a educação, selecionadas a partir das diretrizes governamentais, do diagnóstico da realidade educacional na região, das propostas em execução no ano em curso e sua respectiva avaliação visando à continuidade ou não das propostas para solucionar os problemas encontrados.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Asas de borboleta inspiram músculos artificiais e produzem eletricidade
A quitina é um polímero orgânico que é o principal componente das carapaças dos artrópodes, como crustáceos, alguns insetos e até das asas das borboletas. E o caso das borboletas é interessante como fonte de inspiração porque elas apresentam mudanças estruturais que podem ser copiadas para aplicações práticas. O professor Fernandez descobriu, também, que podem ser usadas para produzir eletricidade.
Assim que uma borboleta emerge do seu casulo, no estágio final da metamorfose, ela abre lentamente as asas, para que elas possam secar. O material quitinoso fica desidratado, enquanto o sangue bombeado pelas veias do inseto produz forças que reorganizam as moléculas da quitina, para que ela adquira a resistência e a rigidez únicas necessárias para o voo. E foi essa combinação natural de forças, movimento da água e organização molecular que mostrou agora a possibilidade de criação de atuadores mecânicos e para gerar energia.
"Nós demonstramos que, mesmo após serem extraídos de fontes naturais, os polímeros quitinosos mantêm sua capacidade natural de vincular diferentes forças, organização molecular e conteúdo de água para gerar movimento mecânico e produzir eletricidade, sem a necessidade de uma fonte de energia externa ou sistema de controle," disse Fernandez.
Músculos artificiais de quitina
A demonstração foi feita a partir de quitina extraída de cascas de camarão descartadas, que foi transformada em filmes com cerca de 130 micrômetros de espessura.
Ao estudar os efeitos de forças externas nesses filmes quitinosos, com foco nas mudanças na organização molecular, teor de água e propriedades mecânicas, os pesquisadores observaram que, semelhante ao desdobramento das asas das borboletas, esticar os filmes força uma reorganização em sua estrutura cristalina - as moléculas ficaram mais compactadas e o teor de água diminuiu.
Para demonstrar a aplicabilidade dos filmes, a equipe usou-os para criar músculos artificiais, que foram então montados em uma mão robótica. Controlando a concentração de água intermolecular dos filmes, por meio de mudanças ambientais e processos bioquímicos, o material gerou força suficiente para que a mão apresentasse um movimento de preensão impressionante, com uma força equivalente a 18 quilogramas - mais da metade da força de preensão média de um adulto.
Diferente da natureza inerte dos polímeros sintéticos, os filmes de quitina reorganizados podem se distender e contrair autonomamente em resposta a mudanças de umidade no ambiente, imitando a forma como alguns insetos adaptam sua casca a diferentes situações. Essa capacidade nativa permitiu que os filmes quitinosos levantassem verticalmente objetos pesando mais de 4,5 quilos.
A capacidade de produzir essa força por meios bioquímicos indica o potencial de uso dos filmes quitinosos para integração em sistemas biológicos, com aplicações biomédicas, como próteses e implantes médicos.
Filmes de quitina produzem eletricidade
Em outra demonstração, a equipe mostrou que a resposta do material às mudanças de umidade pode ser usada para extrair energia das oscilações ambientais e convertê-la em eletricidade, criando mais uma opção para a colheita de energia, um conceito para alimentação de pequenos aparelhos e sensores que hoje vem sendo dominado pelos nanogeradores triboelétricos.
Ao anexar os filmes a um material piezoelétrico, o movimento mecânico dos filmes em resposta às mudanças de umidade no ambiente foi convertido em correntes elétricas suficientes para alimentar pequenos eletrônicos, como os usados na internet das coisas.
A quitina é o segundo polímero orgânico mais abundante na natureza - depois da celulose - e faz parte de todos os ecossistemas, podendo ser obtido de forma rápida e sustentável de vários organismos ou mesmo de resíduos urbanos.
"A quitina é usada para muitas funções complexas na natureza, desde a composição das asas dos insetos até a formação das conchas protetoras duras dos moluscos, e tem aplicação direta na engenharia. Nossa capacidade de entender e usar a quitina em sua forma nativa é fundamental para permitir novas aplicações de engenharia e desenvolvê-las dentro de um paradigma de integração ecológica e baixo consumo de energia," concluiu Fernandez.
Retirado e adaptado de: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Asas de borboleta inspiram músculos artificiais e produzem eletricidade. Inovação tecnológica. Disponível em: inaaviraamusscuooariicaa-produz -eeerciddadee&&d==0100116023080444 o=quitina-vira-musculo-artificial-produz-eletricidade&id=010160230804 Acesso em: 08 ago., 2023.