Questões de Concurso
Foram encontradas 421 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
“Art. 3º A criança e o adolescente gozam de ___________ direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade”.
Como se sabe, todas as ações e relações que compõem o processo educativo escolar correspondem a objetivos gerais e específicos. São eles que guiam o planejamento dessas ações e relações. Eles dependem delas para serem alcançados, parcial ou totalmente. Isso ocorre em diversos níveis. No caso do nível de planejamento, que corresponde ao trabalho de cada professor com seus alunos, no cotidiano da sala de aula e da escola, pela natureza dialogal da relação entre o ensino e a aprendizagem, entre sujeitos que constroem conhecimento, pode-se afirmar, de acordo com Weisz, que é impossível ensinar algo a alguém sem saber o que essa pessoa já sabe sobre determinado objeto de estudo. Em outras palavras, é impossível ensinar sem:
Na escola, de acordo com o pensamento de Délia Lerner, a leitura é, antes de tudo, um objeto de ensino. Na opinião da autora, para que a leitura se transforme também em um objeto de aprendizagem, é necessário que:
O artigo 11 da Lei n. 9.394/1996 trata das incumbências do Município. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas incumbências:
De acordo com o artigo 61 da Lei n. 9.394/1996, consideram-se profissionais da educação escolar básica, EXCETO:
No que se refere ao pensamento de Délia Lerner (Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Em uma sociedade letrada, as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita desde muito cedo, a partir do que podem observar e das reflexões que fazem a esse respeito.
II – Ponto de vista “adulto cêntrico” é a forma pela qual se costuma conceber a aprendizagem das crianças a partir da própria perspectiva do adulto que já domina o conteúdo que quer ensinar.
III – Do ponto de vista adulto egocêntrico, o professor, do lugar de quem já sabe, define o que é mais fácil e o que é mais difícil para os alunos e quais os caminhos que eles devem percorrer para realizar as aprendizagens desejadas.
Délia Lerner afirma que mudanças profundas são necessárias para transformar o ensino, entre elas, introduzir modificações no currículo. Para que isso ocorra, é necessário considerar as seguintes questões, EXCETO:
No que se refere ao direito à educação previsto na Lei n. 13.146/2015, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes de Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.
II – sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como a aprendizado ao longo de toda a sua vida.
III – pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.
“No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho”. Segundo Telma Weisz, é preciso:
Com base na obra de Telma Weisz, pode-se afirmar que, ao montar uma situação de avaliação, o professor precisa ter clareza sobre:
Uma educação apropriada para que uma criança ou jovem entra no universo moral deve estimulá-los a participarem de atividades em que possam decidir, entre elas, as regras de seu convívio. A este tipo de atividade, La Taille (Limites: três dimensões educacionais), citando Piaget, denomina:
“Aprende-se a ler, lendo, e aprende-se a escrever, escrevendo”. Segundo Délia Lerner, estes são lemas educativos que expressam o propósito de instalar práticas de leitura como:
O artigo 3° da Lei n. 9.394/1996 apresenta uma série de princípios que devem nortear o ensino no Brasil. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses princípios:
O artigo 24 da Lei n. 9.394/1996 trata da organização da Educação Básica, prevendo uma série de regras. Sobre o tema, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a última do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola.
II - A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola.
III - A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a segunda do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola.
IV - A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.
De acordo com Yves La Taille (Limites: três dimensões educacionais), respeitar os conhecimentos espontâneos de uma criança ou jovem significa
De acordo com Délia Lerner, para concretizar o propósito de formar todos os alunos como praticantes da cultura escrita, é necessário que a escola:
O artigo 5° da Lei 3.238/2007 trata das unidades e órgãos vinculados à Secretaria Municipal da Educação. Assinale a alternativa que não corresponde a um de tais órgãos:
Weisz, em “O Diálogo entre Ensono e Aprendizagem”, afirma que o conhecimento avança quando o aprendiz enfrenta questões sobre as quais ainda não havia parado para pensar. A consequência didática dessa afirmativa é que o professor deve:
Como se chama o documento de referência para os profissionais de Educação Física, que trata dos princípios e diretrizes para o exercício da profissão, dos direitos e deveres dos beneficiários das ações e dos destinatários das intervenções?
O vocábulo “repatriar” foi formado pelo processo de: